Descentralizado, como deve ser, carnaval Haja Amor!, de Itabira, promete reviver a animação dos tempos de Zé Bandarra
O carnaval de Itabira deste ano traz de volta a alegria de tempos atrás (no destaque, desfile de bloco caricato em 1932 no centro histórico), com uma festa momesca descentralizada que envolve a cidade e suas comunidades
Foto: acervo Marconi Ferreira (in memoriam)
Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, Itabira celebra a festa mais aguardada do ano, com eventos em 12 pontos diferentes da cidade e a participação das comunidades locais
Uma década após o bloco Madalena Não Gosta de Poema iniciar uma onda de blocos criativos e revolucionários, Itabira já conta com um dos mais animados pré-carnavais da região, certamente entre os melhores de Minas Gerais.
Palmas para Herbert Rosa, criador do bloco Madalena, que arrastou cerca de 10 mil pessoas no sábado (23), e para os criadores do bloco Altamente, o primeiro bloco percussivo de muitos outros ótimos blocos que surgiram depois.
Com o pré-carnaval consolidado na agenda cultural da terra de Drummond, chega a hora de trazer de volta a animação das décadas passadas, que serve de inspiração para que Itabira tenha um carnaval animado e descentralizado, como era no tempo de Zé Bandarra, animado folião da Rua de Baixo, décadas passadas.
Assim como pré-carnaval, o tríduo momesco (que agora dura mais) em Itabira tem evoluído bem e, com certeza, colherá bons resultados com “todo mundo dando volta nos salões” e praças da cidade, de sexta-feira (28) até a terça-feira gorda, encerrando a folia momesca.
O tema do carnaval deste ano, Haja Amor!, é inspirado na famosa canção Luiz Caldas, cantor, compositor e precursor do Axé Music. A música foi lançada no carnaval de 1987 e se tornou um grande sucesso, um clássico do axé que fala sobre amor e alegria, com uma melodia que convida todos a dançar – e pensar no amor que torna a vida mais fluida e feliz, como pode ser ouvida aqui:
Evolução
A descentralização, iniciada no primeiro governo de Marco Antônio Lage, avança neste carnaval, com a festividade momesca acontecendo em 10 pontos carnavalescos na cidade, além do distrito de Ipoema e o povoado de Serra dos Alves, no distrito de Senhora do Carmo.
A realização do carnaval itabirano é da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), por meio do projeto Circuito Carnaval de Rua, desenvolvido conforme as condições e exigências estabelecidas em edital. “A descentralização de eventos culturais é fundamental para democratizar o acesso à cultura e promover a integração das comunidades”, considera Vanessa Farias, superintendente da FCCDA.
Segundo ela, fazer o carnaval chegar onde o povo está valoriza as expressões culturais e estimula a produção local, além de ampliar o acesso à criação cultural. “O carnaval Haja Amor, em parceria com as associações de bairro, é resultado do nosso compromisso com a cultura de Itabira”, ela diz.
“Com a descentralização, garantimos um evento que celebra o amor e a alegria, acolhendo todos os moradores. É assim que fortalecemos a cultura e revitalizamos a nossa cidade”, destaca a superintendente.
Participação comunitária e segurança
Para a realização do carnaval deste ano, a parceria com as associações de bairro é um dos pilares, criando um sentimento de pertencimento e organização participativa nas comunidades, com muita diversidade cultural.
A descentralização garante diversão com segurança para o maior número de pessoas, oferecendo diferentes alternativas carnavalescas pela cidade, distrito e povoado.
Nas praças dos bairros Pará e Campestre, as atrações acontecerão diariamente, proporcionando diversão contínua para os foliões. Nas demais localidades, as festividades de carnaval começam no sábado (1).
Conecte-se com o carnaval Haja Amor!
Fique por dentro de todas as novidades e atualizações do pré-carnaval de Itabira. Siga as redes sociais da Fundação Carlos Drummond de Andrade (@fccda) e da Prefeitura Municipal de Itabira (@prefeitura_itabira).
E acompanhe por aqui a programação completa do carnaval itabirano.
Serviço
Evento: Carnaval Haja Amor
Data: 28 de fevereiro a 04 de março
Local: Itabira
Programação: Gratuita, para todas as faixas etárias, e disponível no site www.fccda.com.br
Redes sociais: @prefeitura_itabira @fccda
Realização: Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade