Confira dicas simples para não cair em informações erradas e boatos no período eleitoral pela rede social
Fotomontagem: Jornal da USP/ Reprodução
Em época de eleições é comum que muitas mensagens sobre candidatos e partidos sejam compartilhadas nas redes sociais. Mas, o problema está na proliferação das chamadas Fake News, que se tornam ainda maiores durante o período eleitoral.
Essa disseminação pode criar divisões, espalhar medo e promover desinformação sobre candidatos e suas respectivas propostas, prática que prejudica o debate político e mostra a necessidade da checagem de quaisquer informações.
Para evitar cair em boatos e informações erradas, a professora da ESPM, escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia, Adriane Buarque de Holanda, lista algumas dicas para a população adotar durante o período das eleições.
- Tenha uma visão mais crítica ao avaliar conteúdos compartilhados no Whatsapp e em grupos de amigos e familiares
- Consulte os sites e plataformas oficiais de cada candidato para se informar sobre suas propostas
- Verifique as informações recebidas consultando as agências de checagem confiáveis
A professora e pesquisadora de comunicação política ressalta que o grande desafio é o Whatsapp, onde a disseminação de notícias é muito rápida. “As pessoas constroem conteúdos que realmente são mentirosos e compartilham sem medo para os seus contatos. É preciso tomar muito cuidado com o que recebemos e checar antes de passar para frente”, recomenda.