Confira dicas de livros essenciais para leitura de quem é candidato nas eleições de 2024
De insights sobre marketing político digital a esclarecimentos ideológicos, descubra leituras essenciais para se preparar para o pleito deste ano
As eleições municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro, mas quem pretende se candidatar a cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito já deve começar a se preparar.
A cada novo período de eleições, a internet e as redes sociais crescem como canal principal de comunicação entre candidatos e eleitores.
Por isso, disseminar de forma clara a própria mensagem e propostas para o público é a base de qualquer boa campanha, principalmente se fortalecida pela união de métodos tradicionais com uma forte presença virtual.
Abaixo, listamos indicações de livros que esclarecem questões fundamentais sobre legislação eleitoral, marketing político e até mesmo explicam os posicionamentos de cada ideologia para garantir que, mesmo com poucos recursos e equipe limitada, seja possível vencer uma eleição. Boa leitura!
1. Seja Vereador
Boa parte das respostas está na comunicação eficiente. Neste livro você, candidato e candidata, vai ver que é possível alcançar resultados expressivos mesmo sem uma equipe e com poucos recursos.
Nesse livro estão reunidas as dicas de três autores que conhecem a fundo as estratégias e que já ajudaram a eleger diversos candidatos, dos mais diferentes partidos e em cidades de todos os tamanhos. Uma obra que será seu melhor cabo eleitoral.
Autoria: Marcelo Vitorino, Natália Mendonça e Fabiana Vitorino | Onde encontrar: Amazon
2. Para Sonhar com Política
Não para obter ganhos pessoais, mas para se engajar em uma vida que vá além do individualismo superficial. Não de forma ingênua ou irrealista, mas procurando aceitar a complexidade do mundo. Não portando verdades absolutas, mas dentro do espírito de que na escuta do outro reside o nosso crescimento e também o da sociedade.
Autoria: Rogério Godinho | Onde encontrar: Amazon
3. Ideologia: Uma Para Viver
Afinal, o que é fascismo? Neoliberalismo é aquilo mesmo que dizem? E o que falar do socialismo?
Um time peso pesado de especialistas da Ciência Política vai ajudar você a compreender melhor o cenário das ideologias no mundo atual, se aprimorar para os debates e definir exatamente o que vai contra e o que vai de acordo com os valores que você deseja comunicar para o mundo.
Organização: Juliana Fratini | Onde encontrar: Amazon
4. Pós-Verdade e Fake News
Através de uma análise minuciosa, a obra demonstra como a busca pelo controle da narrativa sempre desempenhou um papel crucial na formação das nações e na opinião pública.
Christino revela como a informação é habilmente moldada para articular o comportamento da sociedade e conduzir a narrativa dos fatos. Em tempos de guerra de opiniões, é importante entender como as fake news são criadas e disseminadas.
Autoria: Marcio Sergio Christino | Onde encontrar: Amazon
5. Coisas que todo profissional que quer trabalhar com Marketing Político Digital deveria saber
Para aproveitar ao máximo o que a internet permite, é importante estar a par da legislação eleitoral referente ao uso da comunicação, além de dominar os três principais pilares do marketing político digital: tecnologia, comunicação e política.
Essa obra assemelha-se ao que os filósofos chamam de cartografia: possibilidades de caminhos que se abrem de acordo com a busca profissional de cada um.
Autoria: Marcelo Vitorino | Onde encontrar: Amazon
6. Campanhas Políticas nas Redes Sociais
As campanhas na TV perderam relevância diante da possibilidade de levar uma mensagem específica para cada eleitor e da rápida e incontrolável disseminação de mensagens por meios de comunicação instantânea.
Essa coletânea retrata as surpresas e aprendizados dessa transição, sob a ótica de quem acompanhou de perto e até mesmo protagonizou a transformação digital na política brasileira.
Ao compartilhar suas experiências e visões, esses profissionais estabelecem um rico mosaico de referências e parâmetros de como devem ser as campanhas digitais vencedoras.
Organização: Juliana Fratini | Onde encontrar: Amazon
7. Mais Marketing, Menos Gurus
Nesse livro, o autor mostra como saber se comunicar com o público da forma correta, trazendo não apenas influência, mas também autenticidade, uma habilidade que se constrói além dos modelos prontos vendidos por muitos influenciadores.
Nesse sentido, o livro oferece uma saída para aqueles que desejam administrar a própria marca de maneira inteligente, fugindo das armadilhas que a conveniência dos gurus pode representar.
O lançamento é equilibrado entre a teoria e a prática, apresentando conceitos com fundamentos acadêmicos somados a exemplos práticos que podem ajudar os candidatos e sua equipe a navegar por um mercado repleto de falácias e superficialidades.
Autoria: Nino Carvalho | Onde encontrar: Amazon
8. Planeta Hostil
Portanto, os candidatos às eleições municipais precisam entender que propostas ambientais são imprescindíveis, principalmente após as catástrofes que atingiram o Brasil recentemente.
Nesse livro, o geólogo Marco Moraes explica a degradação do planeta, evidenciando como os municípios precisam de políticas públicas para enfrentar chuvas intensas, calor extremo, grandes períodos de seca e outras alterações do tempo, cada vez mais severas e bruscas.
Autoria: Marco Moraes | Onde encontrar: Amazon