Comunidade do bairro Pedreira inaugura Cras Vovó Jejúlia nesta quinta-feira (21)

Foto: Acervo da família

Unidade reforça a rede de proteção social e atenderá o bairro e outras 27 localidades rurais de Itabira.

A Prefeitura de Itabira inaugura nesta quinta-feira (21), às 10h, o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Pedreira. A unidade, batizada de Vovó Jejúlia, amplia a rede de proteção social do município – e será responsável pelo atendimento de 28 comunidades, incluindo o bairro e 27 localidades rurais.

Considerado a porta de entrada da Assistência Social e principal promotor de cidadania, o Cras atua na raiz das vulnerabilidades sociais, fortalecendo vínculos familiares e comunitários antes que situações de risco se transformem em violações de direitos.

O principal serviço social ofertado é o programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que trabalha de forma preventiva e proativa, identificando vulnerabilidades, fortalecendo laços e encaminhando famílias para a rede de políticas públicas.

A nova unidade terá capacidade de atendimento para o bairro Pedreira e localidades como Barbosa, Buieiê, Cachoeira do Piaba, Cambuí, Capitinga, Condomínio Quintas da Rocinha, Coqueiro, Córrego das Madeiras, Derrubado, Duas Pontes.

E mais as fazendas Porto Real Santa Cruz, Velha, Furtado, comunidades do Gaspar, Gatos, Girau, Gomes, Maracujá, Meireles, Padres, Pari, Peão, Pedreira do Instituto, Piripiú, Santa Cristina, Santiago e Sapucaia.

Nome foi escolhido pela comunidade

Divulgação/Ascom/PMI

A denominação da nova unidade como Cras Vovó Jejúlia foi uma escolha da própria comunidade da Pedreira, que reconhece na matriarca um símbolo de acolhimento e resistência.

A vontade popular foi representada pelo vereador Hudson “Yuyu da Pedreira” Junior Diogo Santos (PSB), autor do projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em 30 de setembro de 2025, depois sancionado pelo prefeito Marco Antônio Lage.

Falecida aos 104 anos, Vovó Jejúlia foi responsável pela realização de mais de 450 partos na região. Ficou também conhecida por abrigar mães solos expulsas de casa em tempos de forte preconceito social. “O Cras da Pedreira não poderia receber outro nome. A comunidade se reuniu e escolheu por unanimidade homenageá-la”, afirmou o vereador.

Segundo Yuyu, a homenagem eterniza o legado de uma mulher que foi referência de solidariedade e força em um período em que as mulheres tinham pouca voz.

“Vovó Jejúlia representa a história viva da Pedreira. É justo que o equipamento público que vai cuidar das famílias em situação de vulnerabilidade leve o nome dela”, salientou.

Serviço

Evento: Inauguração Cras Pedreira — unidade Vovó Jejúlia

Data: 21/5/2026 (quinta-feira)

Horário: 10 horas

Local: Rua João de Barro, nº 2. Bairro Pedreira

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *