Com treinamento específico, equipes da SMS só vão aplicar a vacina da Pfizer em crianças na próxima semana
Foto: Divulgação/SESSP
Embora tenha chegado a Itabira no sábado (15), conforme divulgou a assessoria de imprensa da Gerência Regional de Itabira (GRS), somente na terça-feira a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Itabira, recebeu o primeiro lote de imunizantes da Pfizer, para dar início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
Com isso, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura, somente na próxima semana começa a campanha de imunização das crianças nessa faixa de idade.
Antes, nesta semana, as equipes da atenção primária, que irão aplicar o imunizante, estão tendo treinamento específico para atender esse público infantil. Também está sendo levantado a quantidade de crianças que se enquadram nesse gruo. iam neste grupo. “A princípio, a imunização será nos PSFs”, adianta a assessoria de imprensa da Prefeitura.
“A vacinação começa na próxima semana, com os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (comorbidades, indígenas, quilombolas).”
Distribuição
O primeiro lote está sendo encaminhado aos 24 municípios que compõem a regional de Itabira. Do primeiro lote, serão distribuídas 2.280 doses do imunizante entre os municípios que compõem as microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade.
A imunização de crianças, assim como já ocorre com adultos, é considerada primordial para o controle da pandemia – e também para a volta às aulas. Está comprovado que previne casos graves de Covid-19, mesmo com a nova variante Ômicron.
Daí que os pais e ou responsáveis devem levar as crianças sob sua tutela para receber o imunizante, que salva vidas e evita agravos da Covid-19.
Saiba mais
De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde, o universo de crianças de 5 a 11 anos em Minas é da ordem de 1,8 milhão. A expectativa é que todas recebam a primeira dose do imunizante até o final de março.
O país deve receber 4,3 milhões de doses da Pfizer específicas para imunização das crianças, unidades acima da expectativa inicial que era de 3,7 milhões.
O lote é suficiente para administrar a primeira e a segunda dose destinada ao público infantil ainda no primeiro semestre de 2022.