Vila de Utopia
    Facebook Twitter Instagram
    Vila de Utopia
    • Últimas Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Drummond
    • Meio Ambiente
    • Cidade
    • Contato
    • Mais Notícias
      • Cultura
      • Charge
      • Editorial
      • Esportes
      • Expediente
      • Fatos diversos
      • Gilete-press
      • Informe
      • Memória
      • Mundo
      • Saúde
    Vila de Utopia

    Com a filiação de Alkimin, PSB deve fechar aliança com o PT nos próximos dias

    viladeutopiaBy viladeutopia18 de março de 20221 comentário
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn
    Foto: Reprodução

    Rafael Jasovich

    O ex-governador Geraldo Alckmin deve assinar a sua ficha de filiação ao PSB na próxima quarta-feira, 23, em Brasília, em evento que está sendo formatado para apresentá-lo como um político progressista. Lideranças históricas de outros partidos também vão ingressar na legenda.

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem o ex-tucano deve ser candidato a vice, ainda não confirmou presença no ato de filiação, mas dirigentes do PSB dizem que o presidenciável sinalizou que vai participar. Entretanto, segundo petistas, uma opção ventilada é que o ex-presidente mande uma mensagem gravada no evento de filiação de Alckmin.

    Palanque

    Entre as lideranças que vão dividir palanque com Alckmin, e que também assinarão a filiação ao PSB, estão o presidente da Aliança Nacional LGBTQIA+, Toni Reis; o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, que deixou o PSDB; o advogado e influencer Augusto de Arruda Botelho; e o senador Dario Berger (SC), que deixou o MDB; além do núcleo de aliados mais próximos do ex-governador paulista.

    A lista de tucanos do entorno de Alckmin que vai se filiar ao PSB tem o ex-deputado estadual e ex-presidente do PSDB Pedro Tobias, os ex-deputados federais Silvio Torres e Floriano Pesaro e o ex-prefeito de Sorocaba Antonio Carlos Pannunzio.

    Outro ex-tucano que está no núcleo duro do ex-governador é o sociólogo Fernando Guimarães, que liderou a corrente Esquerda para Valer no PSDB. Guimarães, que entrou na executiva estadual do PSB paulista recentemente, é também coordenador do movimento Direitos Já e tem feito a interlocução entre o ex-governador e líderes de movimentos da sociedade civil.

    Em outra frente, Alckmin tem mantido diálogo com tucanos históricos, mas que, pelo menos por ora, não mudarão de partido. O ex-governador esteve com os ex-senadores paulistas Aloysio Nunes Ferreira e José Aníbal – que integra o grupo de dissidentes do governador e presidenciável tucano, João Doria.

    Resistência

    Apesar da estratégia de Alckmin de se aproximar de movimentos sociais progressistas, o ex-governador enfrenta resistências no PT e é alvo de críticas no campo da esquerda.

    No PT, a ala que é contrária à escolha de Alckmin como vice de Lula é integrada pelo ex-presidente do partido Rui Falcão, pelo ex-deputado José Genoino e por correntes mais à esquerda da legenda.

    Com essa filiação sendo concretizada se fecha a aliança do PSB com o PT.

    Receba as notícias da Vila de Utopia, a sua revista eletrônica de Itabira, no Whatsapp!
    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn

    Notícias relacionadas

    Luzes de Natal já estão acesas na praça Acrísio de Alvarenga, um convite à confraternizacao durante o mês de dezembro

    7 de dezembro de 2023

    Câmara Municipal não deve votar reforma administrativa da Prefeitura de Itabira neste ano, contrariando o que pede Marco Antônio Lage

    7 de dezembro de 2023

    Entenda o Plano de Transformação Ecológica lançado na COP28

    7 de dezembro de 2023

    1 comentário

    1. Mauro Andrade Moura on 19 de março de 2022 15:44

      Quem diria, um era contra o outro e agora um aperta a mão do outro…

      Reply

    Deixe um comentário Cancel Reply

    Receba as notícias da Vila de Utopia, a sua revista eletrônica de Itabira, no Whatsapp!
    © 2023 Todos os direitos reservados

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.