Vila de Utopia
    Facebook Twitter Instagram
    Vila de Utopia
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Drummond
    • Meio Ambiente
    • Cidade
    • Contato
    • Mais Notícias
      • Cultura
      • Charge
      • Editorial
      • Esportes
      • Expediente
      • Fatos diversos
      • Gilete-press
      • Informe
      • Memória
      • Mundo
      • Saúde
    Vila de Utopia

    Colômbia tem a primeira mulher negra eleita vice-presidente

    viladeutopiaBy viladeutopia21 de junho de 2022Nenhum comentário
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn

    A vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, com Arielle Franco, irmã de Marielle Franco

    Foto: Divulgação

    Rafael Jasovich*

    Francia Márquez, mãe solteira e ex-dona de casa, será a primeira vice-presidente negra da Colômbia depois que uma votação histórica no domingo elegeu o primeiro presidente de esquerda do país, Gustavo Petro.

    Diante de um fundo estampado com a frase “a mudança é imparável”, Márquez agradeceu aos apoiadores de toda a Colômbia por ajudarem sua chapa em um discurso transmitido de Bogotá.

    “Após 214 anos, conseguimos eleger um governo do povo com as mãos calejadas, um governo popular… o governo dos ninguéns da Colômbia”, disse ela.

    Francia Márquez é uma célebre ativista ambiental cuja oposição à mineração de ouro em seu município natal a fez receber o prestigioso Prêmio Ambiental Goldman em 2018 — bem como ameaças de morte de grupos armados ilegais.

    Além de atuar como vice-presidente de Petro, Márquez deve liderar um novo ministério da igualdade para desenvolver suas ideias centrais de impulsionar os direitos das mulheres e ajudar os pobres a ter acesso à saúde e à educação.

    Sua ascensão política durante a campanha segue amplas demandas por mudanças e crescente preocupação com temas socioambientais.

    A popularidade política de Francia Márquez é parte de uma tendência na Colômbia, onde a população busca uma mudança e as questões socioambientais estão se tornando cada vez mais relevantes.

    A vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, já entrou na mira da turma bolsonarista menos de 24 horas depois de sua chapa, encabeçada pelo esquerdista Gustavo Petro, vencer o pleito presidencial do país.

    Conhecida por ser uma ativista do meio ambiente e dos direitos humanos na Colômbia, Márquez participou de um evento com Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, em março de 2022, no qual reforçou o coro de justiça pela morte da vereadora, ocorrida em 2018.

    Uma foto da vice-presidente ao lado de Anielle, segurando uma faixa onde se lê “Justiça por Marielle”, já foi o suficiente para provocar reações dos apoiadores mais radicais do presidente

    O capitão se manifestou acusando o presidente eleito de ser um ex-guerrilheiro, sentindo-se incomodado pelo que virá em 2 de outubro.

    *Rafael Jasovich é jornalista e advogado, ativista da Anistia Internacional.

     

     

    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn

    Notícias relacionadas

    Conselhos de aliados não atendidos por Bolsonaro gera desânimo na campanha

    30 de junho de 2022

    Melhoria da qualidade da água exige soluções baseadas na Natureza (SbN)

    30 de junho de 2022

    Aliança máxima e caminho aberto ao conflito mundial

    30 de junho de 2022

    Deixe um comentário Cancel Reply

    © 2022 Todos os direitos reservados

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.