Coletivo Lamoca inaugura espaço artístico-cultural e etílico no bairro Pará, Itabira, Minas Gerais
Fotos: Divulgação
A abertura oficial do novo espaço de cultura acontece neste sábado (06), com extensa programação gratuita
O coletivo cultural Lamoca abre oficialmente as suas portas neste sábado (06), na rua Ipoema, 97, bairro Pará.
Promete agitar ainda mais a vida cultural e etílica itabirana com o novo espaço artístico e de entretenimento, desenvolvido para acolher o público e artistas, produtores e articuladores culturais do cenário municipal, estadual e nacional.
O espaço é resultado do crescimento e da boa aceitação da Casa Lamoca, uma iniciativa que teve início em 2023, quando o coletivo teve o seu primeiro espaço físico. Começou como um espaço de exposição de arte urbana, com grafites e lambes de artistas ali expostos.
Além disso, foi palco para aulas de música e dança ministradas por diversos professores da cidade, além de ter figurado como residência artística nos Festivais Pulsa e Mapa, que aconteceram no ano passado em Itabira, com grande sucesso.
Com o crescimento do coletivo em 2024, Lamoca se estabelece agora em um espaço maior, configurado especialmente para promover todas as vertentes de arte, lazer, educação e cultura.
Sobre o Lamoca
Lamoca, ou Espaço Livre de Artes e Coletivo de artistas, é uma iniciativa desenvolvida desde 2022, por meio da parcerias com músicos e produtores culturais reunidos para impulsionar o cenário cultural de Itabira.
Ao longo de seus quase dois anos de atividades, Lamoca produziu festas, shows, oficinas, exposições, saraus e performances cênicas, proporcionando entretenimento e lazer para públicos de todas as idades.
Entenda o conceito
O nome Lamoca surge de elementos tradicionais da cultura itabirana. Significa ‘Maloca” em linguagem Camaco (Macaco) – um patrimônio histórico e cultural imaterial de Itabira,
Trata-se de uma linguagem peculiar desenvolvida na cidade com a vinda dos ingleses, na década de 1930, um contraponto ao inglês falado pelos mineradores/colonizadores da Itabira Iron, antecessora da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), hoje a multinacional Vale S.A.
É, portanto, uma linguagem de resistência cultural, assim como é a proposta desse novo espaço cultural itabirano.
Além disso, evoca outros aspectos culturais do Brasil, como a definição de MALOCA no dicionário: substantivo feminino – 1.grande habitação coletiva indígena, que abriga diversas famílias. 2.conjunto de malocas (acp. 1); aldeia indígena.
A designação está presente também nos títulos de grandes clássicos musicais nacionais, como “Saudosa Maloca”, canção de 1951 composta por Adoniran Barbosa, e “Maloca é Maré”, do rapper Sabotage.
Serviço
Inauguração do novo espaço LAMOCA (@lamoca.art)
Data: Sábado, 06 de abril, a partir das 13h
Local: Rua Ipoema, 97, Bairro Pará
Programação
Intervenções Artísticas durante toda a tarde (DJs, blocos de Carnaval, músicos itabiranos e mais)
Ambientação sonora com Casa de Jah
Inauguração oficial da sede
Encontro de Blocos Tributo a Nandy
Apresentação Dan
Show com Nouara e Os Ciganos