Carnaval irreverente: bloco “Nós que aqui estamos por vós esperamos” promete alegria e reflexão com homenagem a Elza Soares

No destaque, desfile do bloco em 2024, homenageando a eterna Rita Lee (1947-2020)

Fotos: Divulgação

O irreverente bloco carnavalesco Nós que aqui estamos por vós esperamos (@blococemitério), já virou tradição no pré-carnaval de Itabira e se torna um evento imperdível.

Neste ano, o bloco realiza cortejo na sexta-feira (21), com concentração a partir das 19h30 e saída às 21h, em frente ao Cemitério do Cruzeiro, na rua Paulo Pereira. O desfile seguirá em direção ao Espaço Haja Amor, na rua Irmãos De Caux, praça do Expedicionário, no centro de Itabira.

E na terça-feira gorda de carnaval (4 de março), o bloco retorna ao ziriguidum com muito batuque e samba nos pés, com concentração a partir das 16h e saída do cortejo às 18h, novamente em frente ao cemitério.

É assim que, em seu oitavo ano de apresentações no pré-carnaval de Itabira, o bloco agora também participa do carnaval oficial de Itabira, um exemplo que precisa ser seguido com apoio, evidentemente, pelos demais blocos da cidade.

Relembre

Cortejo do bloco no pré-carnaval de 2023 em Itabira

O bloco Nós que aqui estamos por vós esperamos foi idealizado por dois professores de História da cidade, que avaliaram a potencialidade de locais inusitados para eventos pré-carnavalescos, como o cemitério e a antiga cadeia municipal de Itabira

Ao longo dos anos, o bloco homenageou artistas internacionais e nacionais como Bob Marley (2018), Wando (2019), Beth Carvalho (2020), Moraes Moreira (2021), Clementina de Jesus (2022), Gal Costa (2023) e Rita Lee (2024).

Para 2025, o bloco escolheu o tema A carne mais barata do mercado é a carne negra,” em homenagem a Elza Soares (1930-2022).

“Esperamos que a população de Itabira acompanhe esse momento de exaltação a um dos ícones da voz feminina no cenário musical nacional e sua importância, por meio da arte de trazer reflexões sobre a luta antirracista e contra a misoginia”, afirma o professor e folião Joaquim Gregório, um dos fundadores do bloco.

Cultura e Tradição

Durante o cortejo, o bloco também destacará outros aspectos da cultura carnavalesca, como marchinhas, frevos e sambas, contribuindo para o resgate de traços marcantes da tradição carnavalesca local.

Nos últimos anos, esses aspectos têm sido fomentados a partir de uma perspectiva de responsabilidade social, cultural e empreendedora por parte do poder público local.

Ensaios

Desde o início de fevereiro, o bloco realiza ensaios abertos nas quartas-feiras, alternando entre a pracinha do Pará e a praça São Tomé, com início às 19h.

“Os ensaios, além de servirem como preparação para o cortejo do bloco, têm também como foco oferecer à comunidade elementos do exercício musicoterápico, ministrado pelo professor Adolpho Marquespor, um dos fundadores do bloco”, explica Joaquim Gregório.

Viva o carnaval Abre Alas de Itabira com alegria e respeito, lembrando que “não é não”, com muita música caranavalesca e samba nos pés. Evoé Momo.

Saiba mais sobre o carnaval de Itabira nos links abaixo:

Assim como em BH, blocos animam o pré-carnaval itabirano que ganha novos atores e cresce em animação

O ziriguidum pré-carnavalesco já começou em Itabira: acompanhe o bloco do Cemitério homenageando Rita Lee

Dinossauros Rock ensaia na pracinha do Pará e convida foliões e roqueiros para participarem do cortejo no pré-carnaval de Itabira 2025

Mais uma vez o paredão da rua Tiradentes teve um pré-carnaval Altamente animado com dobrados e batidas fortes dos tambores

Madalena arrasta multidão na prévia carnavalesca que já é tradição em Itabira

No carnaval de Zé Bandarra, o ziriguidum era no centro histórico de Itabira

Mestre Tobias é o homenageado, neste ano, pelo bloco Madalena não Gosta de Poema

Tobias é samba nos pés na pracinha do Pará com a Amapará Folia

Tobias, o menestrel* do samba de Itabira do Mato Dentro

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *