Campanha de vacinação contra gripe imunizou apenas 25% do público

Foto: Valter Campanato/
Agência Brasil

Por Vitor Abdala*

– Repórter da Agência Brasil

A campanha nacional contra a influenza (gripe) imunizou apenas 25% do público-alvo no país. Segundo o Ministério da Saúde, na primeira metade da ação, iniciada em 10 de abril e que se encerra em 31 de maio, foram aplicadas 17 milhões de doses da vacina.

O público-alvo é formado principalmente por idosos, crianças com menos de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde e da educação.

O percentual nacional é semelhante ao obtido pela cidade do Rio de Janeiro (24%), que realizou uma mobilização, chamada de Dia D, para ampliar o alcance da campanha de vacinação nesse sábado (6). O município também decidiu abrir a vacinação para todas as pessoas e não apenas para o público-alvo.

“É um percentual bastante baixo, por isso a gente precisa se mobilizar para a vacinação da gripe. A gente pode perceber que o clima está ficando mais frio,  estamos encaminhando para o inverno, então é muito importante que as pessoas corram para se vacinar contra a gripe”, recomenda o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.

Assim como Rio de Janeiro, vários municípios brasileiros se mobilizaram em um Dia D contra a gripe nesse sábado. Entre eles, estão outras cidades fluminenses e municípios de estados como Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, entre outros.

Em alguns locais, as secretarias de Saúde também aproveitarão para incentivar a vacinação contra a covid-19, como é o caso dos estados do Rio Grande do Sul e da Bahia.

Na cidade de São Paulo, está prevista uma multivacinação, para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes, com a oferta de doses de vacina contra poliomielite (VIP e VOP), tríplice viral, DTP, febre amarela, hepatites, HPV, entre outras.

*Colaborou Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional

Edição: Maria Claudia

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