Atendimento nos hospitais e pronto-socorro de Itabira só de casos graves. Procedimentos eletivos não prioritários são adiados até que passe a pandemia

Para que não seja prejudicado o atendimento médico-hospitalar aos casos de urgência, em decorrência do novo coronavírus (covid-19), as unidades de saúde de Itabira somente devem ser procuradas em caso de febre igual ou acima de 37.8º – e se estiver associada à tosse ou dificuldade respiratória, ou ainda, dor de garganta.

“Os pacientes com sintomas mais simples, iguais ao resfriado comum, devem permanecer em casa”, orienta a Secretaria Municipal de Saúde à população itabirana – e também da região, que busca atendimento médico no município.

Hospital Nossa Senhora das Dores dispõe de 22 leitos na UTI – 16 são do SUS: número é insuficiente para atender Itabira e região (Fotos: Carlos Cruz)

A medida é importante para evitar aglomeração nos postos de saúde, hospitais e pronto-socorro, o que dificultaria e até impediria o atendimento pelos profissionais de saúde aos pacientes que realmente precisam de assistência médica, como nos casos graves de infecção pelo novo coronavírus.

Para esses e outros casos graves estão mantidos, com horário e fluxo normal de atendimento, os serviços de urgência e emergência no Pronto Socorro Odontológico (PSO), Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Mantêm-se também o funcionamento normal para os atendimentos essenciais nos hospitais Carlos Chagas (HMCC), que é 100% público, e Nossa Senhora das Dores, que atende 70% pacientes (SUS). No HNSD está mantido também o atendimento oncológico e na hemodiálise.

Adiamentos

No Carlos Chagas são apenas 10 leitos na UTI: disponibilidade é exígua para atender mais de 220 mil moradores da microrregião e que sobe para mais 500 mil da região de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS-Itabira)

Já as cirurgias, consultas e os procedimentos eletivos que não são prioritários, realizados pelo SUS, desde quarta-feira (18) estão suspensos por tempo indeterminado.

Todos os pacientes que estavam com procedimentos anteriormente agendados já foram avisados do adiamento. Os exames e demais procedimentos, nesses casos, serão remarcados “assim que a situação for normalizada”.

Na atual conjuntura de emergência em saúde pública com o novo coronavírus, a prioridade é atender  casos suspeitos dessa enfermidade que assusta o mundo – uma pandemia nunca ocorrida nessa proporção de forma globalizada.

Ainda de acordo com o comunicado da Prefeitura, foram interrompidas as atividades em grupos nas diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como Lian Gong (ginástica terapêutica chinesa destinada a idosos), além de atividades físicas.

Já as oficinas terapêuticas oferecidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e demais atividades coletivas com aglomeração de pessoas, como as ocorridas no centro de convivência, também estão suspensas. Mas estão mantidas as atividades com os grupos de tabagismo que já iniciaram tratamento.

Serviço

Para mais informações ligue para os telefones: 3839-2685, 3839-2784 e ou 3839-2666.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *