Artesãos do grupo Flores do Carmo participam de cursos de capacitação patrocinados pela empresa Vale
Artesãs e artesãos da Associação do Grupo Flores do Carmo Artesanal, do distrito de Senhora do Carmo, participam nesta sexta-feira (22) e amanhã, no Centro de Tradições, de cursos de capacitação promovidos pela organização não-governamental (ONG) Artesol.
Outros 16 municípios mineiros também participam dessa capacitação, que irá abordar técnicas de comunicação, além de integrar uma plataforma nacional do artesanato brasileiro (artesol.org.br).
Até o fim do ano, as associações e grupos tradicionais do estado irão integrar um “mapa do artesanato brasileiro” e receberão consultorias para incrementar a venda de seus produtos.
Trata-se de um canal troca de experiências entre os artesãos, por onde pode ocorrer negociação com lojistas, promotores culturais e consumidores.
A expectativa é aumentar a visibilidade da produção artesanal, ampliando o mercado, valorizando a arte e o patrimônio cultural desses produtores do artesanato mineiro.
Patrocínio
Profissionais da ONG estão visitando essas localidades para produção de um documentário. Após a capacitação em campo, os artesãos também vão ter acesso a um ambiente de aprendizagem à distância para continuar recebendo conteúdo nas áreas de comunicação, design e formalização, entre outros temas.
O projeto tem patrocínio da Vale e apoio da Petrobras. A ONG Artesol foi fundada há 20 anos pela antropóloga Ruth Cardoso e tem como foco promover o artesanato tradicional, que é patrimônio cultural do país.
Segundo a presidente da organização, Sonia Quintella, “mais do que inventariar saberes tradicionais que correm o risco de desaparecerem por falta de acesso ao mercado, a ideia é manter viva essa diversidade de técnicas artesanais única do Brasil, promovendo inclusão social por meio da cultura popular”.
Seleção
Os artesãos que participam da Rede foram selecionados a partir de um mapeamento que levou em consideração os aspectos culturais como identidade local, utilização de técnicas tradicionais, o manejo sustentável de matérias-primas, a qualidade das peças e a capacidade produtiva dos grupos.
Por meio de uma pesquisa realizada junto aos atuais membros da Rede inseridos em 2018 no projeto, 89% relataram aumento de contatos via plataforma, sendo 60% desses contatos formado por lojistas.
Que beleza!