Ano novo traz mais uma boa notícia para os aposentados e pensionistas do Plano BD da Valia
Foto: Divulgação
Mobilização dos aposentados e pensionistas mostrou força e coesão na luta por direitos
Depois de receberem um polpudo presente de Natal de 5.1 abonos, em 29 de novembro, os 4 mil aposentados e pensionistas optantes pelo Plano Benefício Definido (BD) da Valia residentes em Itabira, tem mais uma conquista a celebrar neste início de ano.
É que, segundo o presidente do sindicato Metabase de Itabira e Região, André Madeira Viana, a Valia deve pagar em março entre 9.1 a 9.5 abonos a esses assistidos, como resultado do superávit.
“Conversamos hoje com dirigentes da Valia e, verificando os números, tivemos a projeção dos valores que serão pagos do superavit aos participantes do plano BD. Os números giram em torno de 9 suplementações”, informou Viana em programa de rádio, nas primeiras horas da noite dessa sexta-feira (19).
“É mais um resultado obtido com as nossas campanhas e mobilizações para que os direitos dos aposentados e pensionistas fossem enfim reconhecidos. Temos muito o que avançar unidos por novas conquistas”, complementou o sindicalista, que espera ver as projeções apresentadas pela Valia confirmadas em auditoria.
Segundo ele, a conquista é resultado de uma mobilização que contou com apoio dos sindicatos Metabase de Itabira e Região, dos Ferroviários de Minas Gerais e Espírito Santo (Sindifer), Associação dos Aposentados da Vale (Aposvale), e também da Associação dos Benefícios Proporcionais.
Comunicado
Em comunicado divulgado também nessa sexta-feira, a Valia reforça a expectativa do pagamento de superávit em torno de nove abonos, além de assegurar a manutenção da distribuição do superávit mensal de 25% do benefício líquido de contribuição neste ano.
É decorrente do fechamento contábil preliminar de 2023 do Plano Benefício Definido (BD). O superávit é resultado da recomposição da reserva de 48 meses, condição necessária para que sejam efetuados esses pagamentos aos aposentados e pensionistas da Valia.