Altamir Barros, engenheiro e artista plástico itabirano, expõe quadros na Casa dos Contos, em Belo Horizonte
Trabalhar com perspectivas sempre foi uma aptidão do engenheiro urbanista Altamir Barros. Mas trabalhar com cores e perspectivas, juntas, criando paisagens e transformando outras com pincel e tinta, é arte recente que veio depois, já se aproximando da aposentadoria na Prefeitura de Itabira.
Com cores vivas e traços definidos, o engenheiro cria arte com o pincel na tela. Retrata paisagens de lugares que vai conhecendo pelo país, além de retratos de pessoas não necessariamente conhecidas, rostos anônimos que visualmente chamam a sua atenção ou que nascem da imaginação.
Alguns de seus quadros estão agora expostos, juntamente com a arte de outros 21 artistas plásticos, na Casa dos Contos, um tradicional bar-restaurante com galeria de arte de Belo Horizonte, aberto em 1975.
Influências
Com curadoria de Fátima Mirandda, a mostra coletiva Cores da Vida Diálogo com Matisse reúne artistas com técnicas e estilos diferentes, mas que têm em comum o diálogo com Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateu-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869 – Nice, 3 de novembro de 1954).
Artista francês, Matisse ficou conhecido ao fazer uso das cores e do desenho de forma bastante criativa. Foi também desenhista e escultor, mas sobressaiu sobretudo como pintor inovador ao utilizar cores puras, sem misturá-las.
Segundo a sua biografia, juntamente com Pablo Picasso (1881-1973), pintor espanhol, e mais Marcel Duchamp (1887-1968), pintor francês naturalizado norte-americano, ícone do movimento conceitual de arte moderna, o “Dadaísmo”, Matisse figura entre os três grandes pintores do século passado. São considerados responsáveis pela evolução significativa na pintura e na escultura.
Serviço
A mostra coletiva Cores da Vida Diálogo com Matisse foi aberta no dia 3 de março e segue até 31 de março, na Casa dos Contos.
Endereço: rua Rio Grande do Norte, 1065, Savassi, Belo Horizonte, Minas Gerais
Grande Altamir um mestre em artes
Abraços amigo
Que Deus te abençoe
Maravilha Altamir! é agora, na hora do caos que a arte deve estar presente, é quando é essencial criar e mostrar. Nos deixar ver, sentir, fortalecer o espírito. Beijoca
Parabéns ao Sr. engenheiro Altamir por esta exposição.