Música não é competição, mas alguns álbuns de 2023 já têm lugar na história
Foto: Mark Seligu/ Divulgação
Daniel Cruz Fonseca*
Chegamos ao último mês do ano, é hora de avaliar o que foi produzido e provavelmente terá um lugarzinho na história. Eu adoro esse tipo de coisa, porque muitas vezes a gente se prende aos livros, discos e filmes antigos, esquecendo que o mundo está em movimento e clássicos ainda estão nascendo.
Por gostar de me manter conectado com as produções artísticas, fiz uma lista de alguns álbuns de 2023 que considero incríveis. Não há nenhum ranking porque música não é uma competição. São apenas indicações para que todos possam ouvir essas belezuras.
Rolling Stones – Hackney Diamonds
Depois de um longo hiato de 18 anos, os velhos e sempre jovens deuses do Rock lançaram um de seus melhores álbuns. Não, não estou louco, o novo disco está num patamar altíssimo dentro da discografia dos Stones.
A música de abertura já é um hino com uma agressividade e rebeldia típica da banda. Minhas favoritas são Depending on You, Whole Wide World e Tell me Straight, mas pra ser sincero, só não gostei de uma música dentre as 12 que foi Get Close.
Ah! O disco tem participações mágicas de Lady Gaga, Paul McCartney e Elton John. E pra quem acha que as músicas tem letras ultrapassadas, leia Mess it up.
Depeche Mode – Memento Mori
Poucas bandas na história do rock compuseram tantas letras profundas quanto Depeche Mode e neste disco eles estão no modo prime, nada aqui é ruim.
A banda que fez sucesso nos anos 80 faz um som eletrônico e grave de altíssima qualidade, perfeito para quem curte uma melancolia.
Destaco Wagging tongue, Ghost again e Don’t say you love me, bom que estão em sequência no álbum.
Olivia Rodrigo – Guts
Ok, eu admito que ela é incrível. Já havia amado o disco anterior desta cantora super jovem do pop, mas agora eu virei fã.
Este é um álbum que te entrega um pop rock adolescente delicioso e com uma das melhores produções possíveis. Destaques para Vampire e Ballad of a Homeschooled girl.
Lana del Rey – Did you know that there’s a tunnel under ocean BLVD
Artista jovem de pop que já é uma velha conhecida de todos, Lana lançou mais um álbum maravilhoso neste ano.
O engraçado é que embora este disco tenha sim muitas referências a sexo, é, também, recheado de momentos religiosos e existenciais, além de citar muito a família.
As letras da Lana são sempre melancólicas, modernas, únicas. O som não é do tipo que eu mais curto escutar, porém é incrível. Meu destaque vai para a música Sweet.
Jards Macalé – Coração bifurcado

O novo álbum deste antigo artista é simples, porém gostoso de ouvir. Boas melodias típicas do estilo dele e algumas participações deliciosas de Maria Bethânia e Nara Leão. Meu destaque é a canção Mistérios de nosso amor.
Mais álbuns
Outros artistas que lançaram ótimos álbuns foram a banda italiana Maneskin, a banda Paramore, os consagrados Foo Fighters, a banda nacional de metal Angra, o artista da mpb Frederico Heliodoro, a famosa Pablo Vittar, o talentoso Jonathan Ferr, a atriz e cantora Miley Cirus, o sempre grande Drake, os indies da banda Blur e por aí vai.
Segundo o NY TIMES a lista de 2023 seria:
1 – SZA – SoS
2 – Karol G – Mañana será bonito
3 – boygeniua – The record
4 – Paul Simon – Seven Psalms
5 – Olivia Rodrigo – Guts
Já segundo a revista The Rolling Stone:
1 – SZA – SOS
2 – Boygenius – The record
3 – Tainy – Data
4 – Lil Yachty – Let’s start here
5 – Olivia Rodrigo – Guts
E você, caro leitor(a), quais álbuns marcaram 2023?
*Daniel Cruz Fonseca é advogado, mestre em Direito nas relações econômicas e sociais, e poeta, autor dos livros “Nuvens Reais” e “Alma Riscada”.