Fruticultura em foco: Dia de Campo reúne produtores rurais em Itabira para capacitação e troca de experiências
Fotos: Filipe Augusto/ Ascom/PMI
Evento do Circuito Frutifica Minas destaca cultivo de citros, uva e goiaba como alternativas rentáveis para o campo
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e incentivar a diversificação da produção rural, o 4º Dia de Campo reuniu 49 produtores na fazenda São Lourenço, no Posto Agropecuário, em Itabira, nesta quinta-feira (30).
A iniciativa integra o Circuito Frutifica Minas e foi promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA), com apoio da Emater-MG, do Sindicato Rural de Itabira e de instituições parceiras do Centro de Referência em Agronegócio Sustentável de Itabira e Região (Crasir), um consórcio de entidades que administra a fazenda São Lourenço.
Capacitação e novas oportunidades para o pequeno produtor

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras técnicas e estações demonstrativas voltadas ao cultivo de citros, uva e goiaba. São frutas que se adaptam bem ao solo itabirano, com potencial de produção durante todo o ano e boa rentabilidade.
A programação incluiu temas como certificação, rastreabilidade e exigências de mercado, com foco na qualificação da mão de obra local e na apresentação de novas oportunidades comerciais para os produtores, especialmente os de menor escala.
A secretária municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Terezinha Bethônico, destacou o papel estratégico do Dia de Campo.
“Este é um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento para o agricultor. Aqui se vê na prática que o campo é feito de trabalho, de união, esperança e futuro. Com essas ações, a secretaria procura estar mais próxima do produtor e da realidade da agricultura da nossa região”, afirmou.
Fruticultura como alternativa sustentável

Responsável pelas palestras, o coordenador técnico de fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, reforçou a importância da capacitação para o desenvolvimento da fruticultura na região.
“Nosso papel é levar conhecimento e tecnologia até o produtor. O Frutifica Minas vem mostrando que a fruticultura é uma alternativa para diversificar a produção, gerar renda e fortalecer o desenvolvimento sustentável no campo”, ressaltou.
Entre os produtores presentes, Carlos Roberto de Oliveira, que cultiva banana no distrito de Senhora do Carmo, compartilhou sua motivação para investir no cultivo de uva.
“Queria diversificar e começar a plantar uva para ter outra variedade de fruta. O evento foi muito bom, com a instrução dos agrônomos eu espero ter a minha produção e retorno na geração de renda”, disse.
Conhecimento prático e integração rural
Além das atividades voltadas à fruticultura, os participantes puderam visitar outras unidades demonstrativas da fazenda São Lourenço, como as de café, banana, amora e o viveiro de mudas de cana.
Também conheceram projetos de recria de bovinos, com participação de cinco produtores e um total de 117 animais, além de iniciativas na área de apicultura.
No encerramento, a programação contou com o Café com Prosa, momento de confraternização entre os participantes, com lanche preparado a partir de frutas colhidas na fazenda, como banana e amora, além de quitandas produzidas por agricultores locais.









