Gilson Silveira, percussionista ipoemense residente em Turim, Itália, participa com Titane do ViJazz, no próximo final de semana
Foto: Walter Miglio/ Divulgação
O percussionista itabirano/ipoemense Gilson Silveira se apresenta em Itabira, acompanhando a cantora Titane, no festival ViJazz, que acontece na Concha Acústica Norberto Martins, Pico do Amor, no próximo sábado (24) e no domingo (25), com início às 15h. A entrada é gratuita, limitada à capacidade do local.
 Gilson Silveira reside em Turim, Itália, há 39 anos, onde vive profissionalmente como percussionista de grande expressão.
Gilson Silveira reside em Turim, Itália, há 39 anos, onde vive profissionalmente como percussionista de grande expressão.
Mesmo fazendo sucesso no exterior, raras foram as oportunidades para o artista se apresentar em Itabira. Em uma das poucas vezes ele fez show no paredão da rua Tiradentes, em 2007.
Prova com isso que “santo de casa” não é mesmo de fazer milagre. O seu sonho, ele já confessou, é um dia se apresentar em Ipoema, onde ele nasceu e viveu a infância, mudando-se aos 11 anos com a família para a cidade de Itabira, para depois emigrar ainda jovem para a Itália, onde constituiu família.
Saiba mais
Essa é a segunda vez que Itabira recebe o festival Vijazz, nascido na cidade de Viçosa, e que está em sua terceira edição. A primeira edição na cidade de Drummond, que era fã do jazz, aconteceu em 2022, juntamente com o 2º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira).
Naquela edição, as atrações foram grandes intérpretes norte-americanos, e também da França, criando-se uma atmosfera jazzística, blueseira e literária, que muito agradou ao público presente, que pediu bis.
É o que acontece agora nesta cidade de Itabira que, como Paris, também é uma festa cultural e das luzes iluministas, provando que o itabirano também aprecia o “biscoito fino” da música brasileira e internacional – e não só os breganejos e correlatos, como se viu com grande público na Expoita.
O Vijazz deste ano homenageia o cantor, compositor e dançarino Nandy Xavier, falecido em 8 de março, aos 61 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Programação
A programação deste ano do ViJazz privilegia a música instrumental brasileira. Estarão se apresentando artistas renomados e novos talentos.
Entre os destaques estão o músico carioca Hamilton Holanda, o violonista Celso Moreira (virtuoso como é também o seu irmão Juarez Moreira, que já se apresentou algumas vezes em Itabira), Glaucon Siqueira e banda, Confraria do Groove com Flávio Venturini, além das atrações internacionais Lil Jimmy Reed e Cerissa Macqueen.
Como parte da programação cultural com as apresentações musicais, o Vijazz também se destaca por promover oficinas e palestras sobre a história e a técnica do jazz, contribuindo para a formação de novos músicos e apreciadores desse gênero musical elaborado e sofisticado, nascido na região de Nova Orleans, nos Estados Unidos, no final do século XIX e início do século XX.
A sua origem está ligada à cultura afro-americana e à improvisação musical. Com o passar dos anos, diversos subgêneros surgiram a partir dessa mesma raiz, tornando o jazz um estilo musical rico e diversificado/
O ViJazz em Itabira é uma promoção da Fundação Carlos Drummond de Andrade. Imperdível para quem gosta da boa e necessária música.





 





