Semana do Trabalhador em Itabira culmina no 1º de maio com entretenimento e críticas à terceirização de atividades-fim nas mineradoras

Fotos: Divulgação/
Ascom/Metabase

Com a 21ª Corrida Rústica do Metabase, a Semana do Trabalhador teve o seu ápice nessa quarta-feira (1), Dia do Trabalhador, no Clube Campestre Metabase, que foi palco de várias atividades políticas, esportivas, recreativas e de congraçamento dos trabalhadores.

O sindicato Metabase de Itabira e da Região representa os trabalhadores da Vale, Anglo American, Grupo Belmont, Serra Leste Mineração, Bemisa, Positiva Mineração, Canaã Mineração.

A corrida rústica teve início na praça do Areão e contou com participação de 170 atletas, com idades entre 12 e 79 anos, que percorreram 9 km até o clube.

O bem-estar dos participantes foi garantido com o fornecimento de água e isotônicos ao longo do percurso. Culminou com uma cerimônia de premiação que reconheceu o esforço e a dedicação dos participantes em diversas modalidades.

A tradicional Corrida Rústica do Dia do Trabalhador teve participação de 170 atletas de diferentes idades

Iniciativa

A Semana do Trabalhador foi instituída por iniciativa do ex-vereador André Viana, presidente do Metabase, por meio da lei 5.119, de 3 de maio de 2019, tendo sido aprova por unanimidade pela Câmara Municipal de Itabira. A agenda cultural, política e sindical das celebrações culminou com as atividades no Clube Campestre Metabase,

Presente na festa de congraçamento dos trabalhadores, o prefeito Marco Antônio Lage  ressaltou a importância do Dia do Trabalhador, uma data celebrada mundialmente, destacando a importância da união da categoria dos mineiros na defesa de seus interesses, como também para o desenvolvimento do município de Itabira.

O prefeito Marco Antônio Lage exaltou a força dos mineiros da Vale e sua importância para o desenvolvimento de Itabira

Para o presidente do sindicato Metabase, André Viana Madeira, as parcerias e o empenho dos diretores e empregados do sindicato foram fundamentais para o sucesso da agenda diversificada e pluralista da Semana do Trabalhador.

Em seu pronunciamento, Viana voltou a criticar a terceirização de atividades-fim na mineração, quando empresas de pequeno assumem operações menores para posteriormente vender os produtos às grandes mineradoras.

Outra crítica contundente do sindicalista foi com as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo ele, ameaçam a segurança jurídica dos trabalhadores e a própria existência da Justiça do Trabalho.

O líder sindical reforçou a necessidade de união entre os trabalhadores para superar os desafios impostos na atual conjuntura econômica e política do país. Ele enfatizou a força da coletividade na luta por direitos e melhores condições de trabalho.

André Viana criticou a crescente terceirização de atividades-fim na mineração, com críticas também ao STF e esvaziamento da Justiça do Trabalho

Homenagem

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem ao ex-presidente José Eustáquio Assis Ferreira, reconhecendo a sua dedicação e luta pelos direitos dos trabalhadores do setor extrativista.

“Estou muito emocionado, eu amo o Sindicato Metabase”, disse o ex-presidente, elogiando a atuação sindical do atual presidente. “Estou orgulhoso de você, um presidente tão bom que não achou oposição. Você é brilhante e tem sido firme na luta dos trabalhadores”, elogiou, ao agradecer a homenagem que recebeu do sindicato Metabase.

Após a homenagem e pronunciamento das autoridades, as celebrações se estenderam até o final da noite, com apresentações musicais de Tiago Luiz, Amanda Garcias e Miguel Oliveira, proporcionando um encerramento festivo para o Dia do Trabalhador.

O ex-presidente do Metabase José Eustáquio Assis Ferreira é homenageado no Dia do Trabalhador: luta em prol em defesa dos trabalhadores da Vale

Parcerias

A Semana do Trabalhador em Itabira mostrou mais uma vez como a união de esforços entre sindicatos, governo e instituições culturais pode resultar em um evento que celebra não apenas o trabalho, mas também a cultura e o espírito esportivo da cidade.

“É um exemplo de como as comunidades podem se reunir para homenagear aqueles que contribuem diariamente para o crescimento e o bem-estar da sociedade. Refletiu o espírito comunitário e a valorização do trabalho.

O evento contou com parceria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura de Itabira. E foi apoiado pelo Instituto ITI, Anglo American, Grupo Belmont, Serra Leste Mineração, Valenet, Bemisa, Positiva Mineração, Canaã Mineração, Funcesi e Vale.

Festa foi de alegria e descontração, com total segurança para os participantes, com presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de saúde

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *