Flora Purim e Airto Moreira estão morando no Retiro dos Artistas

Foto: Reprodução

Por Ancelmo Góis,

em O Globo

O retiro, também conhecido como Casa dos Artistas, fica em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Não é um asilo para idosos, mas um local confortável, com assistência médica etc.

Só que no caso do casal, é de causar surpresa recorrerem ao retiro. Os dois tiveram carreiras vitoriosas nos EUA.

Airto foi o criador da percussão moderna no Brasil, com o supergrupo Quarteto Novo (ele, Hermeto Pascoal, Theo de Barros e é Heraldo do Monte). Nos EUA, tocou com Miles Davis, no Return to Forever e Wearher Report.

Flora Purim figura há anos entre as grandes vozes do jazz (está indicada ao Grammy).

Segundo a nota, o casal está com necessidades financeiras. Artista só ganha dinheiro se fizer turnê.

Airto, aos 82 anos, está com a saúde debilitada. Flora, 81 anos, interrompeu a carreira no exterior para estar com o marido.

O casal recebeu, em 2002, das mãos do então presidente Fernando Henrique Cardoso, a medalha da Ordem do Rio Branco, uma das mais importantes honrarias do governo brasileiro.

Ouça:

Posts Similares

13 Comentários

  1. Ouvi uma entrevista do Airto no Programa Supertônica do Arrigo Barnabé na Rádio Cultura Brasil SP e me encantei com a história de vida do casal. Na entrevista ele conta de quando a Flora foi pro estrangeiro e ele não tinha dinheiro para acompanhá-la e o Chico Buarque sabendo do caso deu a ele as passagens pra ir ficar com ela. Agora foi a vez dela abandonar a carreira para fazer companhia a ele. Unidos pela arte para o encanto de todos nós.

  2. Pra mim parece inacreditável artistas de tanto sucesso internacional, por tanto tempo, terem que recorrer ao retiro dos artistas pra poder ter casa e uma vida minimamente digna.
    A efemeridade da vida.

  3. Brasil, país sem memória. Lendas como Airto Moreira e Flora Purim deveriam ser cultuados, protegidos, ter sua importância para a música mundial reconhecida em sua terra e cuidados como todo carinho. Onde estão os mecenas que deveriam aparecer nesta hora? Tantas empresas e empresários, além dos governos, não poderiam designar uma verba para dar uma vida digna para estes ídolos?

  4. Parece uma “fake news” ou um castigo, mas não é mesmo!?
    O fato de artistas, do mais alto gabarito, estarem sofrendo tanto no final de suas carreiras, enquanto mereciam todas as premiações, tributos, homenagens e muito carinho em total respeito ao trabalho monumental por eles desempenhado do mundo, e; tudo em função do nosso deleite, enriquecendo as nossas vidas.
    Salve Airto Moreira Salve Flora Purim

  5. No Brasil tem até Casa dos Artistas, que acolhe a todos, que beleza. Nos Estados Unidos só quem tem pra pagar caro é que pode contar com a ajuda quando já nao se pode trabalhar, mesmo sendo gente que foi muito famosa um dia, que alegrou a todos com sua música e com seu canto.

  6. Que musicos!!!! Tenho um LP de uma apresentação dela no Festival de Montreux (com ele e participação de Milton Nascimento) que é um espetáculo. Viva Flora e Airto!!!
    e a lei Rouanet que tanto dinheiro dá pra musicos ricos, não poderia ajudar?

    1. Eu também tenho esse álbum. Está entre os melhores de todos os tempos. “Cantador”, “five Hundred Miles High”, com artistas como Milton, David Amaro, Ron Carter, Gilson Peranzota(?), great musicians, great music.

  7. Ser artista no Brasil é mais um desafio que a arte nos impõe. Também sou baterista e cantor. Hoje, já aposentado como funcionário público e também como músico autônomo, graças a Deus posso arcar com as despesas. Fui casado e estou separando há anos. Enfim, vou em frente com a Graça de Deus. Não tenho vícios e a saúde é boa. Vamos em frente!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *