Guerra sem perspectiva de paz
Foto: Getty Images
Daniel Cruz*
A guerra na Europa está cada vez mais assustadora. Imagens de tanque esmagando carro e mísseis destruindo prédios residências são chocantes.
Os Estados Unidos criaram junto da Inglaterra, Itália e outros países a Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte), que seria uma espécie de aliança militar caso houvesse ataque a um dos países aliados. Isso, no contexto da guerra fria até fazia sentido.
Hoje, a Otan foi se expandindo e convidando vários países com a “desculpa” de ser uma organização para evitar a guerra na Europa.
Ocorre que a Ucrânia foi convidada para se tornar membro da Otan e os EUA instalariam suas armas lá. Só que a Ucrânia já estava em guerra com a Rússia.
A Região do Leste Ucraniano chamada de Donbass nunca se considerou parte do país. Os moradores inclusive falam russo (pra quem gosta de futebol, o escrito do Shaktar Donestk é em russo).
Além disso, há dois ditados russos muito interessantes que aprendi quando estudei o idioma russo. São mais ou menos assim “Um governante bom amplia seu território” e “Na Rússia tudo é cinza”.
A cultura deles não é de bem ou mal, branco ou preto, é o meio termo confuso e caótico. Sim, Putin é idolatrado porque expandiu o território com a anexação da Criméia e agora começava a perder popularidade, daí que precisa expandir mais.
Fora isso tem todo o contexto mundial, a questão econômica e meandres que já tratei em publicação anterior.
Leia aqui: De poesia e sobre o conflito mundial, escrevo com a Alma Riscada
Então, porque estou fazendo essa publicação?
Faço por estar assustado com as imagens que vejo e com a pouca informação sobre as coisas na região. Faço por ter medo de entrarmos nessa de cabeça e deixar a guerra nos consumir.
Faço porque esse assunto é importante. Mas, principalmente, faço porque é ano eleitoral no Brasil e o presidente não está com muitas chances de ser reeleito.
Com a guerra e suas consequências econômicas, medidas extremas podem ser tomadas, com o presidente violando a Constituição e nos enfiar nesse buraco para se manter no poder.
É preciso entender o conflito, claro. Porém, não descuidemos do que nos cerca.
*Daniel Cruz Fonseca é advogado, mestre em Direito nas relações econômicas e sociais, e poeta, autor dos livros “Nuvens Reais” e “Alma Riscada”.
Caro Daniel, o camarada Putin vai dissolver o conflito. A criação da OTAN professa: proteger os EUA, afastar a União Sovietica e deixar de fora a Alemanha. De todo modo o conflito imperialista tem uma razão, a nova geopolítica mundial com o massacre dos trabalhadores de todo mundo.