Transita amplia horários do transporte coletivo em Itabira, que entra na pauta de debates na Câmara com a proximidade do fim da concessão

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) comunica que a partir de quinta-feira (5) será ampliado o horário e as rotas de atendimento dos ônibus coletivos urbanos no período noturno e nos fins de semana em Itabira.

Nos dias úteis, a ampliação ocorrerá entre 20h e 23h. No sábado as alterações ficam entre 14h e 23h – e aos domingos entre 10h e 23h. (Confira os novos horários e rotas de atendimentos por regiões no fim desta matéria).

A restrição das linhas e horários noturnos ocorre desde o início da pandemia. Com a flexibilização das medidas restritivas para o enfrentamento à Covid-19, e agora com a volta às aulas presenciais nos cursos técnicos, escolas particulares, em algumas estaduais e faculdades em Itabira, o entendimento é que não mais se justifica manter esses cortes com o aumento do fluxo de passageiros.

Melhorias urgentes

Sidney “do Salão” usou a tribuna para pedir a volta dos horários do transporte coletivo anteriores à pandemia e abriu o debate (Fotos: Divulgação/CMI e Carlos Cruz)

O serviço de transporte coletivo em Itabira é prestado há 53 anos, que se completam no próximo domingo (8), pela Transportes Cisne. A empresa foi fundada pelos empresários Fábio Pires e Luiz Lott juntamente com outros empreendedores itabiranos, no segundo mandato incompleto de Daniel Grisolia (1967-70). Hoje pertence à Pássaro Verde, nome fantasia do grupo empresarial GA Brasil.

Esse histórico e longínquo monopólio foi assunto transversal na reunião da Câmara de terça-feira (27), quando o vereador Sidney “do Salão” Vitalino Guimarães (PTB) ocupou a tribuna, no Grande Expediente, para pedir o retorno das linhas e dos horários do transporte coletivo existentes antes da pandemia.

“O que antes já não era bom, imagina agora com os horários ainda restritos, quando tudo vai aos poucos voltando à normalidade”, disse o vereador na sessão passada, ao cobrar a volta dos horários e itinerários anteriores à pandemia.

Para embasar o seu pronunciamento, o vereador fez enquetes junto aos usuários do transporte coletivo. E o que ele ouviu foram as mesmas reclamações que se arrastam há muitos anos sem que se busquem soluções.

“É a superlotação que volta a acontecer, longa espera nos pontos, com poucos ônibus circulando, sendo que em alguns bairros só três vezes ao dia. É uma falta de respeito muito grande com a população”, registrou.

Vetão diz que o preço da passagem do transporte coletivo de Itabira é uma das mais caras do país

Ainda segundo o vereador, em algumas regiões os ônibus não chegam ou se circulam param em pontos distantes. “Ouvi relatos de pessoas que precisam sair três horas antes de casa para não se atrasar no ponto de ônibus. Elas já chegam cansadas.”

O vereador Weverton “Vetão” Andrade (PSB), presidente da Câmara, concordou com as críticas ao serviço prestado pela Cisne.

“Itabira paga uma das passagens mais caras do país, sem ter a melhoria desse serviço. No mandato passado tivemos três majorações das passagens sem ter contrapartidas para melhorar o transporte”, disse ele, que criticou também a falta de linha de ônibus para locais distantes e pouco populosos.

“Infelizmente o serviço deixa a desejar. Esperamos que a Secretaria de Obras, que é responsável pela fiscalização com a Transita, se posicione e organize isso de forma a atender à população que sai para trabalhar e fica nessa precariedade”, cobrou.

“O passe-livre para os idosos já retornou”, lembrou o vereador Rodrigo “Diguerê” Assis Silva (PTB), que, juntamente com Bernardo Rosa (Avante), integram a comissão de transporte da Câmara e estão analisando o contrato de concessão do transporte coletivo.

Revisão

Bernardo Rosa sugere que se faça a futura licitação por lotes, a exemplo do ocorre em Belo Horizonte

“A redução dos horários ocorreu no início da pandemia com a queda do número de usuários. Antes eram 20 mil usuários diários, caiu para 8 mil”, justificou Bernardo Rosa. “Agora está na hora de voltar ao que era antes, além de implementar melhorias que estão previstas no contrato, que vence em 2023.”

Para a nova licitação, o vereador sugere que seja dividida por lotes, a exemplo do que ocorre na capital mineira. Isso para que se compense um itinerário menos lucrativo por outro com maior volume de usuários.

“Abre-se a possibilidade de várias empresas concorrerem, inclusive com o emprego de micro-ônibus para localidades com menor número de usuários”, sugeriu.  “Não faço uso do transporte coletivo, mas não podemos fechar os olhos para os problemas de quem precisa”, prometeu Bernardo Rosa.

Pente-fino

Robertinho da “Auto Escola” quer passar um pente-fino no atual contrato para identificar e cobras melhorias já

Enquanto isso não ocorre, os vereadores prometem buscar meios para o melhorar o transporte coletivo na cidade desde já.

“Temos mais de meio século de monopólio do transporte coletivo. Devemos trabalhar (para melhorar o serviço) com a ferramenta que temos disponível e ver o que pode ser melhorado”, propôs o vereador Roberto “da Auto Escola” Fernandes de Araújo (MDB).

O mais grave, diz o vereador Júlio “Contador” César de Araújo (PTB), é que até recentemente a fiscalização das condições para a utilização e segurança dos ônibus utilizados no transporte coletivo, que deveria ser feita pela Transita, era realizada pelos próprios empregados da concessionária. “Espero que a modalidade e o conteúdo (do contrato de concessão) seja revisto.”

Marcelino Freitas espera que o atual governo cobre as melhorias necessárias e urgentes no transporte coletivo

O vereador Marcelino Freitas Guedes (PSB) lembrou que o transporte coletivo urbano é o serviço público mais utilizado pela população. “Desde que eu me entendo por gente ouço essas mesmas reclamações, é uma questão que se arrasta há décadas”, afirmou.

“Que o governo que está entregando várias melhorias na cidade encontre solução adequada para esse serviço público essencial à população trabalhadora”, é a aposta que faz o vereador que integra a bancada governista na Casa Legislativa de Itabira.

Confira os novos horários de atendimentos do transporte coletivo divididos por regiões

Regional 1
Horários de saída do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD):
– segunda a sexta-feira: 20h, 21h10, 22h10 e 23h10;
– sábado: 14h, 15h20, 16h40, 17h40, 19h20, 21h10 e 23h10;
– domingo: 10h, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30, 19h20, 21h10 e 23h10.
Itinerário: HNSD, Centro (av. Carlos Drummond de Andrade), av. Duque de Caxias, Caminho Novo, av. Osório Sampaio, Praia (rua João Camilo de Oliveira Torres e av. Prefeito Li Guerra), Jardim das Oliveiras (rua Ouro Preto), Bela Vista (ruas Raimundo de Souza, João Júlio de Oliveira Jota e Cônego Guilhermino Pereira), Campestre (av. Cauê) e Pedreira.

Regional 2
Horários de saída do bairro Pará:
– segunda a sexta-feira: 20h, 21h10, 22h10 e 23h10;
– sábado: 14h, 15h20, 16h40, 17h40, 19h20, 21h10 e 23h10;
– domingo: 10h, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30, 19h20, 21h10 e 23h10.
Itinerário: Pará (ruas Mestre Emílio, Alfredo Sampaio e av. Martins da Costa), Centro (rua Dona Zezeca e av. Carlos Drummond de Andrade), av. Duque de Caxias, Vila São Joaquim, Areão (av. Rio Doce), Amazonas (rua Mato Grosso), Juca Batista (ruas São Manoel, Santa Helena e Maria Gomes), Bethânia (travessa Canaã, ruas Jordânia, Jerusalém, Arábia e rua Galiléia), Machado (rua Coelho Neto), rua Afonso Arinos, Abóboras, Conceição, Valença, Hamilton, Areão, Vila São Joaquim e Centro.

Regional 3
Horários de saída da Funcesi:
– segunda a sexta-feira: 20h, 21h10, 22h10 e 23h10;
– sábado: 14h, 15h20, 16h40, 17h40, 19h20, 21h10 e 23h10;
– domingo: 10h, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30, 19h20, 21h10 e 23h10.
Itinerário: Funcesi (rua Esmeril), Alto Pereira, rua Juca Machado, Centro (avenidas João Pinheiro e Carlos Drummond de Andrade, HNSD, rua Nova Era), Vila Santa Rosa, ruas Armindo Costa Lage e Prefeito Virgilino Quintão, São Marcos (ruas José Basílio Caetano e Suécia), São Cristóvão (travessa Cinco), Água Fresca (rua Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage), rua Dr. Pedro Guerra, Santa Tereza, Ribeira de Baixo, Condomínio Villa da Serra, Gabiroba (ruas dos Professores e BW-12, avenidas Almir Pessoa de Magalhães e dos Médicos, ruas W-30, dos Deputados e dos Comerciantes), Água Fresca, av. Mauro Ribeiro Lage e Centro.

Regional 4
Horários de saída do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC):
– segunda a sexta-feira: 20h, 21h10, 22h10 e 23h10;
– sábado: 14h, 15h20, 16h40, 17h40, 19h20, 21h10 e 23h10;
– domingo: 10h, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30, 19h20, 21h10 e 23h10.
Itinerário: HMCC, Campestre (avenida Cauê), avenida João Soares da Silva, Vila Paciência (avenida France de Paula Andrade), avenida Martins da Costa, Centro (rua Dona Zezeca, avenidas Carlos Drummond de Andrade e João Pinheiro), rua Juca Machado, Vila São Joaquim, Areão (av. Rio Doce), Hamilton (rua Humberto Campos), Fênix (avenidas Deputado Jorge Ferraz e Olímpio Domingos Cardoso, rua Hindemburgo Gonçalves), rua Quatorze, rua Matilde Bragança, Bálsamos, Belvedere, Ribeira de Cima, Santa Marta, Santa Ruth (ruas José Luiz Gonzaga e Dona Fiota), ruas Humberto Campos e Afonso Arinos, Hamilton, Vila São Joaquim e Centro.

Regional 5
Horários de saída do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC):
– segunda a sexta-feira: 20h e 22h40;
– sábado: 14h, 16h40 e 19h20;
– domingo: 10h, 13h30, 17h30 e 19h20.
Itinerário: HMCC, Campestre (avenida Cauê), av. João Soares da Silva, rua Dona Zezeca, Centro (avenidas Carlos Drummond de Andrade e João Pinheiro), rua Juca Machado, Vila São Joaquim, Areão (av. Rio Doce), Hamilton, rua Afonso Arinos, rua Humberto Campos, CDI, Barreiro, Chapada, Santa Ruth, rua Humberto Campos, rua Afonso Arinos, Hamilton, Vila São Joaquim e Centro.

 

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