A solda do alumínio, invenção do major Felício Drumond, um itabirano

A solda de aluminium

Por Candido Eloy

O major Felício Drumond – Descoberta do importante problema da solda do aluminium – pareceres de um distinto e ilustrado engenheiro e jornalista e do órgão oficial de Minas Gerais – Amostras expostas na vitrine do negociante João Gonçalves – Uma cruz que vai ser oferecida ao exmo. Sr. Presidente da República e uma estrela ao exmo. Sr. Presidente do Estado – Há cem anos foi também descoberta em Ouro Preto a imprensa pelo padre Viegas – A exposição de 1908.

Depois de afanosos e pacientes estudos, experiências e trabalhos, em que às vezes aparecia o desanimo pelo insucesso das tentativas, o que acontece em casos de testes, e outras vezes vinha a esperança e robustecia-se a fé no triunfo de seus esforços e lucubrações, parece chegado o momento de podermos dizer que o distinto mineiro e hábil cirurgião dentista, natural da cidade de Itabira de Matto Dentro, sr. Major Felício Drumond, descobriu na realidade a soldagem do aluminium, de tão grande utilidade para diversos fins industriais.

Além do que tem dito a respeito de semelhante descoberta diversos órgãos da imprensa mineira, podemos adiantar que vimos uma carta dirigida ao sr. Major Felício Drumond por ilustrado engenheiro e apreciado jornalista e literato a qual diz o seguinte:

“Prezado amigo sr. Felício. – Recebi sua estimada carta com as amostras da solda do aluminium.

Achei magnificas as amostras de soldagem do aluminium, parecendo-me que o sr. Resolveu definitivamente esse difícil problema até ainda bem pouco tempo sem solução.

Guardarei essas amostras para reuni-las às outras que o sr. enviar para a exposição”.

Por sua vez o Minas Gerais, órgão oficial dos poderes do Estado, diz o seguinte em sua parte editorial:

“Embora ocupe número de ordem já elevado em as soldas achadas para aluminium (vem apelo citar entre nós a do inesquecível José do Patrocínio), a descoberta pelo sr. Felício Drumond, apresenta-se como uma das que mais satisfazem as exigências e requisitos dessa operação no referido metal.

Dizem-nos que esta solda tem sido submetida a várias provas: de humidade, temperatura, atmosfera fortemente carregada de vapores ácidos etc., e a todos resistiu galhardamente.

A supra citada carta tem a data de 30 de junho e o Minas Gerais de 4 de setembro do corrente ano, sendo que o autor desta última notícia, segundo consta é um ilustrado e distinto engenheiro e apreciado jornalista como daquele outro documento.

Na vitrine da acreditada casa comercial do honrado negociante desta praça, sr. João Gonçalves, estão expostas diversas amostras da referida solda com mais de 4 meses de duração, as quais tem chamado a atenção de todos e merecido gerais elogios.

Entre elas existem copos, canecas, argolas, etc. E também uma linda e elegante cruz que o sr. Drumond vai oferecer ao exmo. sr. presidente da República, tendo outrossim quase pronta uma bem confeccionada e vistosa estrela que vai oferecer ao exmo. sr. presidente do Estado.

Uma notável coincidência: há cem anos, primeiro do que no Rio de Janeiro, o padre Viegas descobriu a imprensa fazendo um prelo de madeira onde imprimiu um poema dedicado ao governador da antiga capitania, conforme escreveu no Minas Gerais o ilustre dr. Rodolpho Jacob apreciado publicista.

O sr. Major Felício Drumond tem quase prontas diversas peças de aluminium soldadas por meio de sua importante e gloriosa descoberta que vai remeter à grande Exposição de 1908 no Rio de Janeiro.

É de se esperar que o tribunal dessa Exposição faça justiça, concedendo ao sr. Drumond o prêmio merecido e que o governo por sua vez lhe conceda além de prêmios o respectivo privilegio de invenção.

Será mais uma gloria para o estado de Minas e para Ouro Preto a consagração de tão importante descoberta, caso fiquem plenamente provadas e oficialmente proclamadas a sua durabilidade, a sua perfeição e a sua viabilidade, como julgamos e julgam pessoas e profissionais da maior respeitabilidade e competência.

 [O Pharol, 3 de outubro de 1907. Hemeroteca da BN-Rio- Pesq. MCS)

No destaque, recorte do Jornal do Brazil,  de 1908, informando sobre a invenção da solda do aluminium, em Itabira do Matto Dentro, pelo major Felício Drumond.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *