Iraci Hassler, filha de brasileira, é eleita primeira prefeita comunista de Santiago, capital do Chile

Rafael Jasovich*

A jovem Iraci Hassler, do Partido Comunista Chileno, derrotou o ex-prefeito Felipe Alessandri, do Renovação Nacional, partido do presidente chileno Piñera, e será a prefeita da capital Santiago. A candidata eleita obteve 38,62% dos votos, contra 35,28% de Alessandri. Não há segundo turno nesta eleição.

Os chilenos foram às urnas no sábado (15) e domingo (16) para escolher os deputados constituintes que elaborarão uma nova constituição para o país.

Votaram também em prefeitos, vereadores. E, pela primeira vez, votaram em governadores regionais, em mais uma etapa em direção a uma sociedade mais participativa.

É a primeira vez na história do Chile que os comunistas vão governar a prefeitura de Santiago. Até 1992 a cidade era governada por um indicado do presidente.

Filha de mãe brasileira e pai chileno, Iraci iniciou a carreira política no movimento estudantil em 2011. Próxima dos movimentos sociais, Hassler contesta o modelo atual de governo distante das necessidades populares e quer promover maior participação cidadã.

Assim como no Brasil, comunistas no Chile convivem com estigmas impostos por discursos do establishment político. É assim que a vitória de Iraci representa um revés para o governo federal atual.

A população vê com mais clareza o empenho dos movimentos sociais por uma sociedade mais participativa e justa, enquanto os discursos políticos neoliberais se distanciam da realidade. Para ela, é preciso “deixar os pés nas ruas” para se conectar à população.

A derrota do neoliberalismo no Chile e a escolha de uma mulher comunista para a prefeitura de Santiago de Chile mostra claramente a importância das manifestações do povo chileno.

Mesmo com a pandemia em seu auge os chilenos, e principalmente as chilenas, deram o tom de uma nova era para Chile.

*Rafael Jasovich é jornalista e advogado, membro da Anistia Internacional

No destaque, a jovem prefeita eleita de Santiago, do Partido Comunista Chileno (Foto: Reprodução)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *