2º Flitabira tem bate-papos literários e ViJazz & Blues Festival a partir de quinta-feira

James Boogaloo é uma das atrações internacionais do ViJazz & Blues Festival no 2º Flitabira

Fotos: Divulgação

Com três sessões de bate-papo nesta terça-feira (1), uma com com Pierre Ruprecht, diretor executivo da Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras), e duas com o cartunista, ilustrador e escritor Nelson Cruz, o 2.º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, dá início às suas atividades com público, na fazenda do Pontal, bairro Campestre.

No mesmo local será aberta ao público a exposição A Máquina do Poeta, com exibição das pranchas originais do premiado livro homônimo do ilustrador belorizontino, ex-colaborador do jornal O Cometa Itabirano.

Nelson Cruz, premiado ilustrador belorizontino

A exposição de Nelson Cruz fica em cartaz até 1º de dezembro, na Fazenda do Pontal, rua Maria Julieta, s/n, bairro Campestre.

O 2º Flitabira teve início nessa segunda-feira (31), data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, cujos 120 anos de nascimento o festival celebra nesta edição.

A abertura aconteceu com a Maratona 24 Horas de Leitura – 120 anos de Drummond – e segue até domingo (6), com lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, com muitas atividades também para as crianças.

O festival pode ser acompanhado presencialmente na praça do Centenário, no centro histórico de Itabira. E também virtualmente por meio dos canais do festival YouTube, Instagram e Facebook do Flitabira.

O 2º Flitabira conta também com apoio da Prefeitura de Itabira, por intermédio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Literatura e música

A programação musical do 2º Flitabira será por conta do ViJazz & Blues Festival, um dos maiores e melhores festivais do gênero no Brasil, nascido em 2007, na cidade de Viçosa. Será inteiramente gratuita, como é toda a programação do festival literário, que tem patrocínio da mineradora Vale, por meio de seu instituto cultural.

A Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira também fará concerto, sob a regência do maestro Cláudio Lage. Isso enquanto os DJ’s Gaia e Vini Brown irão se alternar no palco nos intervalos das apresentações das bandas no ViJazz & Blues Festival.

Confira a programação com as atrações musicais do 2º Flitabira

Camille Bertault

 

Nascida em Paris, Camille é apontada como um dos grandes talentos modernos do jazz. Cantora, autora, compositora e intérprete, ela é formada em piano clássico pela Escola Francesa de Música e também estudou canto e teatro.

No Departamento de Jazz, estudou composição, harmonia e improvisação. Lançou seu primeiro álbum, En vie, em 2016, pela gravadora nova-iorquina Sunnyside Records.

Após asua turnê mundial, lançou seu terceiro álbum Le tigre, na Sony, em 2020. Seu mais recente álbum é o Playground, de 2022.

Renata Araújo e alunos

Renata Araújo é cantora itabirana. Integrou as bandas Amantes de Juanita, Pavilhão Norte e A Mineirada, todas de Itabira.

Tem feito apresentações em casas noturnas interpretando MPB e Pop Rock. Morando em Portugal, idealizou o projeto Pandeiro Brasil, interpretando clássicos brasileiros do samba e da Bossa-Nova, tendo participado também do Encontro Internacional de Municípios pela Cultura (EnRede), em que músicos de diferentes países tocavam juntos.

De volta a Itabira, participou de projetos como Itabiranos em Cena e do ViJazz.  Crianças e adolescentes estarão participando de sua apresentação no 2.° Flitabira.

Iago Confort Trio

Iago Confort é guitarrista e violonista mineiro. Nesse trabalho o artista comemora 15 anos de carreira no formato trio, ao lado dos músicos Avelar Rodrigues no contrabaixo e BO Hilbert na bateria.

O repertório do concerto contempla as principais influências da trajetória do músico voltada aos standards de Jazz e temas da música brasileira, explorando estilos como o Fusion, Blues, Jazz, R&B e Rock.

Tia Carroll

Nascida em Richmond, na Califórnia (Estados Unidos), Tia Carroll é constantemente comparada a lendas como Tina Turner, Koko Taylor e Aretha Franklin.

Ela começou cantando na igreja batista ainda muito jovem e iniciou a carreira profissional no fim dos anos setenta acompanhando o lendário bluesman Jimmy McCracklin e a cantora Sugar Pie DeSanto.

Dona de uma voz impressionante e uma presença de palco sem igual, Carroll ganhou prêmios como Traditional Blues Woman of The Year (2017) e Band Leader of the Year (2016).

Em Itabira ela lança o seu mais novo álbum You Gotta Have It, produzido por Jim Pugh (Etta James/Robert Cray) que já está na lista dos Top 10 álbuns de 2021 nos EUA!

James Boogaloo

James “Boogaloo” Bolden nasceu em 1950 em Houston, no Texas. Desde jovem teve uma paixão pela música. Aprendeu a tocar trompete clássico durante seus anos de ensino médio e foi membro do coral da escola.

Já tocou com artistas famosos como Stevie Wonder, Issac Hayes, Temptations, Supremes, The Spinners e James Brown, ganhando conhecimento e reputação.

Integrou a célebre banda de Duke Ellington e posteriormente passou a integrar a B.B. King’s Blues Band, tornando-se líder dessa banda mundialmente famosa por mais de 30 anos.

Foi o próprio B.B. King quem deu a Bolden o apelido de Boogaloo. Isso por causa de seus pés inquietos no ritmo das músicas que toca. Observe durante a sua apresentação no ViJazz & Blues Festival, no 2º Flitabira.

Programação do ViJazz & Blues Festival

Dia 3/11, quinta-feira:

20h – Apresentação musical: Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, sob a regência do maestro Cláudio Lage.

Dia 4/11, sexta-feira:

21h – Atração musical: Camille Bertault – França

Dia 5/11, sábado:

11h – Atração musical: Renata Araújo e Alunos

16h – Atração musical: Tumbaitá, com intervenção do coreógrafo Warley Ferreira

18h – Atração musical: Iago Confort Trio

21h – Atração musical: Tia Carroll – EUA

Dia 6/11, domingo:

19h – Atração musical: James Boogaloo – EUA

Serviço

2.º Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira

31 de outubro a 6 de novembro

Local: atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira)

Mais informações no website http://www.flitabira.com.br

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *