Yamandu Orsi, de centro-esquerda, vence eleição no Uruguai e assume a presidência em 1º de março

Foto: Reprodução/
@OrsiYamandu

Pupilo do ex-presidente José “Pepe” Mujica, o professor de história e candidato de centro-esquerda, Yamandu Orsi, venceu as eleições presidenciais uruguaias nesse domingo (24).

Ele derrotou o candidato de centro-direita Álvaro Delgado, que foi apoiado pelo atual presidente Luís Lacalle Pou, com 49,84% dos votos contra 45,87%.

Com a economia estabilizada e inflação anual de 5%, Orsi assume a presidência em 1º de março, com o país vivendo a perspectiva de crescimento econômico moderado de 3,2% no ano, segundo projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI). Com 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai é um dos mais prósperos países da América Latina.

Orsi promete retornar com as políticas públicas de inclusão social, ao mesmo tempo em que acena ao mercado com propostas de incentivos fiscais para atrair novos investimentos ao país, que tem a sua economia centrada na agropecuária e no crescente turismo.

Saiba mais

Formado em História em 1991, Orsi lecionou até 2015, quando iniciou sua carreira política como intendente (prefeito) do departamento de Canelones em dois mandatos consecutivos, entre 9 de julho de 2015 a 6 de fevereiro de 2020 e de 26 de novembro de 2020 a 1º de março de 2024.

Para disputar a eleição presidencial deste ano, ele venceu as internas da Frente Ampla, em junho, com mais de 60% dos votos.

Com a sua eleição, a esquerda volta à Presidência, que esteve à frente do governo entre 2004 e 2019, quando Lacalle Pou foi eleito presidente por meio de uma coligação de centro-direita.

A militância política do presidente eleito teve início em 1984, quando o Uruguai vivia ainda sob o jugo de uma ditadura em transição para a democracia.

Além do ideário político, Orsi compartilha com Mujica o gosto pela vida no campo e um estilo de vida despojado. E, assim como o ex-presidente, não pretende ocupar a residência presidencial.

Fontes: Infomoney e BBC News Brasil

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *