Yago Rios lança álbum gravado ao vivo no Festival de Inverno de Itabira
Foto: Carol Veloso/ Divulgação
Gravação celebra a música itabirana e marca retorno do artista em carreira solo ao tradicional evento
O cantor e compositor Yago Rios lança oficialmente, na terça-feira (7), em todas as plataformas digitais, seu novo álbum Re.Jeito Stereo – Ao Vivo no Festival de Inverno, resultado de sua apresentação na 51ª edição do Festival de Inverno de Itabira.
O show marcou o retorno do artista aos palcos do evento, desta vez em carreira solo – formato inédito em sua trajetória dentro do festival.
Releituras e homenagens à cena local
Na performance, Yago apresentou músicas autorais e releituras de canções de grandes nomes da música itabirana, como Clevinho, Nandy Xavier, Newton Baiandeira, Vinicius Barcelos, Tizé, Emmanuel Yasser, entre outros.
A proposta foi revisitar hits que marcaram os anos 1990 e 2000, como “Água de Coco” (Nandy Xavier), “Deus Moon” (Clevinho) e “O Trem que leva Minas” (Newton Baiandeira), além de compartilhar novas poesias e composições próprias.
“Pedra de Metal” e o cotidiano itabirano

Um dos pontos altos da apresentação foi o lançamento da canção “Pedra de Metal”, que retrata o cotidiano e o cenário itabirano.
Composta por Yago Rios, Tizé e Emmanuel Yasser, a música já havia conquistado destaque ao vencer o 3º Festival da Música de Itabira (2023), na categoria Voto Popular – Artista Revelação, sendo executada originalmente com a banda Groove Paralelo.
Além das homenagens à cena local, o repertório incluiu releituras de clássicos de Belchior e Cazuza, bem como poesias autorais e versos do poeta nordestino Patativa do Assaré.
Um manifesto cultural
Para Yago Rios, o álbum carrega uma mensagem de preservação cultural. “É fundamental preservar a cultura criada no solo itabirano e ser, por meio dela, veículo e inspiração para as novas gerações que surgem a todo momento em nossa cidade. Muitos talvez desconheçam o passado musical de Itabira, que é muito rico.”
Segundo ele, o título do projeto, Re.Jeito Stereo, é uma crítica à desvalorização e à falta de apoio aos artistas locais diante de interesses econômicos que prevalecem na cidade.
Equipe e bastidores
O espetáculo contou com a participação dos músicos Rubem Pereira e Diego Almeida (guitarras), Saulo Carvalho (baixo), Jefinho (bateria), Bruno Sena e Edmilson Neguinho (percussão).
As imagens foram captadas por Carol Veloso e Ana Clara Moraes (fotografia) e Wilber Henrique (vídeo), enquanto o figurino foi assinado por João Salsano.
Lançamento e disponibilidade

O show integrou a programação oficial do Festival de Inverno e abriu a apresentação do cantor Lenine, um dos destaques do evento, na concha acústica Norberto Martins, Pico do Amor, Parque do Intelecto.
O álbum, com 13 faixas gravadas ao vivo, estará disponível a partir do lançamento, no dia 7 de setembro, em todas as plataformas digitais.
Serviço
Acesse aqui: Link do álbum
Para acompanhar o artista nas redes sociais: instagram.com/yagoriosf