Vereadores aprovam moção de aplausos ao seminário FLOW Mentes Brilhantes realizado recentemente em Itabira
Foto: Reprodução/ Rede Social
Evento reuniu no teatro da FCCDA especialistas e famílias para debater superdotação, altas habilidades e inclusão educacional
Na sessão legislativa dessa terça-feira (4), a Câmara Municipal de Itabira aprovou, por unanimidade, moção de aplausos aos organizadores do seminário internacional FLOW Mentes Brilhantes, realizado em 25 de outubro na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
A iniciativa foi proposta pelos vereadores Bernardo Rosa (PSB) e Júber Madeira (PSDB), que destacaram o impacto do evento na valorização de crianças e jovens com talentos excepcionais.

“Temos joias raras em nossa cidade que precisam ser identificadas, estimuladas e acolhidas com políticas públicas sérias e sensíveis”, afirmou Bernardo Rosa.
Ele ressaltou que o seminário trouxe à tona uma pauta urgente e muitas vezes invisibilizada: a superdotação como neurodivergência, que exige atenção especializada e abordagem pedagógica diferenciada.
Júber Madeira reforçou o papel do Legislativo na promoção da inclusão. “Itabira tem avançado, mas ainda há muito a fazer para garantir os direitos dessas pessoas e potencializar seus talentos. O FLOW foi um divisor de águas, e a Câmara precisa estar ao lado de iniciativas como essa”, propôs.
A moção de aplausos aprovada pela Câmara representa um gesto simbólico, mas necessário, diante da urgência de políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao reconhecimento da neurodiversidade.

O FLOW Mentes Brilhantes não apenas iluminou o debate sobre superdotação em Itabira – também inaugurou um novo capítulo na história educacional inclusiva da cidade.
Um evento que plantou sementes de transformação
Idealizado pelos pais Luciana Figueiredo Mendonça e Pedro Lage, o FLOW Mentes Brilhantes reuniu especialistas nacionais e internacionais em uma jornada de 12 horas de palestras, oficinas e trocas intensas.
Entre os convidados estavam o educador norte-americano Mark Hess, do Colorado (EUA), referência mundial em educação para superdotados, e a neurologista Dra. Olzeni Ribeiro, além de nomes como Dr. Alexandre Valverde, Dra. Adelita Carvalho, Miriam Caiafa, Matheus Carvalho e Dr. Renato Ângelo.
O seminário abordou temas como dupla excepcionalidade, altas habilidades, inclusão escolar e o papel da família na identificação precoce de talentos.
A proposta foi desmitificar o estereótipo do “gênio solitário” e apresentar a superdotação como uma condição que exige acolhimento, empatia e estrutura educacional adequada.

Um gesto de amor e propósito
Em depoimento emocionado na rede social, Luciana Mendonça, organizadora do evento, dedicou o FLOW ao filho Pedro, sua maior inspiração.
“A alma transborda, e o coração pulsa em uma frequência que mal consigo expressar em palavras. Plantamos uma semente linda e cheia de esperança em cada coração presente. O terreno estava fértil, e tenho certeza de que florescerá transformando o futuro de muitas mentes brilhantes”, escreveu.
Ela também agradeceu à equipe de palestrantes, apoiadores, autoridades e ao coletivo de mulheres que ajudou a tornar o evento possível. “Foi uma entrega total, com propósito e amor. A gratidão por tudo e por tanto é eterna.”









