Vale interrompe fornecimento de água e região dos bairros Campestre/Bela Vista pode ter o abastecimento prejudicado
Foto: Carlos Cruz
Mineradora é obrigada a fornecer 160 litros de água por segundo até que seja concluída a transposição do rio Tanque, o que só deve acontecer no final de 2026. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento já estão sendo realizadas pelo Saae
Uma manutenção que será realizada pela Vale ao longo desta semana vai afetar o abastecimento de água em Itabira. A mineradora informou na manhã desta segunda-feira (17) que fará a interrupção no fornecimento de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cauê de hoje até sexta-feira (21). A justificativa é a continuidade da instalação de um filtro na estação.
O fornecimento dessa água é parte do reforço ao sistema de abastecimento em Itabira, conforme consta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais, pelo qual a mineradora é obrigada a fornecer 160 litros de água por segundo, até que seja concluida a transposição com a captação de água do rio Tanque para abastecer a cidade de Itabira, o que só deve acontecer no final de 2026.
Com a suspensão temporária desse reforço ao sistema de abastecimento na cidade, nesta semana pode ficar prejudicado, ainda que parcialmente, o suprimento de água nos seguintes bairros: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro.
Para não faltar água durante todo esse período de manutenção nesses bairros, manobras para amenizar o risco de desabastecimento já estão sendo realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Orientações
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.
Atendimento ao cliente
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.