Sociólogo italiano Domenico de Masi constata o rebaixamento da inteligência coletiva brasileira

Foto: Ricardo Stuchert

Brasil 247 – “Neste momento, vocês estão nas mãos de um ditador”, disse o sociólogo italiano Domenico de Masi, autor de O Ócio Criativo, argumentando que Mussolini, Hitler e Erdogan também foram eleitos.

Leia trechos da entrevista:

“Esta ditadura reduz a inteligência coletiva do Brasil. Durante esta pandemia, Bolsonaro se comportou como uma criança, de um jeito maluco. Ou seja, o ditador conseguiu impor um comportamento idiota em um país muito inteligente. Porque é isso que fazem as ditaduras.

Este me parece um fato tão óbvio que às vezes nos passa despercebido. Quando o país é comandado por pessoas tão tacanhas, a tendência é o rebaixamento geral do nível cognitivo da sua população.

É fácil entender por quê. Sob Bolsonaro, Damares, Araújo, Pazuello, Salles, Guedes & Cia, vemo-nos obrigados a retomar debates passados, alguns situados na Idade Média, ou no século 19, como se fossem novidades.

Terraplanismo, resistência à vacinação e a medidas básicas de segurança sanitária, pautas morais entendidas como questões de Estado, descaso com o meio ambiente, tudo isso remete a um passado que considerávamos longínquo.

Quando entramos nesse tipo de debate entre nós, ou com as “autoridades”, é como se voltássemos da pós-graduação às primeiras letras do curso elementar. Somos forçados a recapitular consensos estabelecidos há décadas, como se nada tivéssemos aprendido.

É como forçar cientistas a provar de novo a esfericidade da Terra ou a demonstrar eficácia da vacinação. Ou defender, outra vez, a necessária separação entre Igreja e Estado, mais de 230 anos depois da Revolução Francesa.

É muita regressão e ela nos atinge. De repente, nos surpreendemos discutindo o óbvio, gastando tempo com temas batidos e desperdiçando energia arrombando portas abertas séculos atrás na história da humanidade.

À parte a necessária luta política para nos livrarmos o quanto antes dessa gente, entendo que existe uma luta particular e que depende de cada um de nós: a luta para não emburrecer.

Manter a lucidez e a inteligência através da leitura de bons autores e da escrita. Manter viva a sensibilidade pela conversa com pessoas normais e pela boa música. Assistir a bons filmes para contrabalançar a barbárie proposta pela vida diária e pelas redes sociais.

Enfim, mantermo-nos íntegros e fortes para a reconstrução futura do país. Não podemos ser como eles. Não devemos imitá-los em sua violência cega. Não podemos nos deixar contaminar por sua estupidez. Eles passarão. E estaremos aqui, para recomeçar.

Provavelmente, o que leva a esse rebaixamento é o ódio e o ressentimento por levar as pessoas a se sentirem, no fundo, perdedoras (é o caso de todos os bolsonaristas que conheci mais de perto) e ter de encontrar bodes expiatórios para culpá-los. A cultura competitiva, que estabelece, com critérios perniciosos, o que é ter sucesso, faz com que quem entra nesse jogo perverso, sinta-se, no final das contas, sempre um perdedor.”

No destaque, o sociólogo Domenico de Masi (Foto: Ricardo Stuchert)

Leia também A Era das Narrativas

E mais aqui:

Carapuça de vestir: o país dos elegantes

E aqui também. Ouça e compartilhe

Canção chilena de resistência à ditadura ganha versão brasileira e vira hino da frente antifascista pró-Lula

 

Posts Similares

168 Comentários

          1. Alerta necessário. Acho engraçado aqueles que nunca leram ou foram em palestras do autor de O Ócio Criativo e vem aqui dar pitaco.
            Lembro dele no MAM-RJ.

        1. Os brasileiros estão alienados . Em outros tempos estaríamos na rua . No Chile as pessoas estariam na rua quebrando tudo . Onde se encontra escondida a esquerda brasileira?

          1. Alguns comentários – não muitos – comprovam a tese do artigo: nossa inteligência coletiva está mesmo indo pro brejo. O fel está nas palavras e nas argumentações dogmatizadas. Sem mencionar o péssimo português escrito.

          2. Ou um ou outro. Também podemos nos transformar em jumentos e o SOCIÓLOGO vai aplaudir. Como é italiano, ficará na Itália. Penso que não gostaria de viver num Brasil Venezuelano. Né?

          3. Caro sociólogo por o Sr. conhece o Brasil já esteve vivendo entre o verdadeiro povo brasileiro para falar esse monte de asneira?
            Venha viver na pele o que é ser povo brasileiro, longe das grandes cidades sem os recursos básicos de um país de primeiro mundo, pra depois entender o que é Brasil.

          1. Não concordo !
            Análise muito fraca, aonde ele tirou esta tese ?
            Quem exerce este descrito, quem quer limitar as comunicações, quem acho que o governo deve bancar tudo, quem que estatizar o país? Quem quer que o povo passe necessidades de cultura, educação, saúde, quem construíu estádios, em lugar de hospitais e escolas ? Quem vive em mordomias, enquanto os pobres comem pão com mortadela???
            E muito outros fatos. Que precisa descrever para provar quem na realidade é o verdadeiro Ditador.
            Algum vermelho deve ter pago a este artista para escrever esta bobagem.

          2. Análise perfeita! A impressão que eu tenho é que essas pessoas correm o tempo todo se convencendo a acreditar nessas teorias tacanhas e tentando converter os “normais” disso, não sobra tempo para o calor humano, para a prosa, vivem em estado de nervo e com o atual cenário que desponta de derrota nas eleições, isso só piora. Dó? Não. Nem raiva. Eles vestiram o cabresto porque se sentiram atraídos por quem os comandam.

      1. Quanto bla bla bla provavelmente o ladrao faria melhor. Mesmo com a pendemos o nosso país cresceu comparem com os números de outros governantes. Matemática não erra estamos muito melhor do que antes os ladroes não estão roubando

          1. Cristina, me escreva os nomes dos milicianos. Creio que você é mais uma pessoa que repete o que outros narram. Pena que não possa responder pelo que escreve. Pena e vergonha .

          2. Não concordo com o que ele diz.Ditadura vivemos hoje.Sem liberdades de imprensa.E graças a Deus sem roubos dos comparsas do Lula.Não quero a volta deles.

          3. Uma tristeza ver Pessoa defendendo um verdadeiro Doido que é Bolsonaro … O coitado deveria estar numa camisa de força pois além de doído é agressivo e burro!!Nosso Brasil se encontra num verdadeiro CAOS .

        1. Antes de tudo, é preciso ter contato e conhecer os elementos básicos da linguagem.
          Seria reprovada com louvor num exame inicial da quinta série.
          Infelizmente, essa senhora carece de tudo isso. E pior, carece de bom senso.
          Mal informada, desatualizada e ridícula.
          Se tivesse entendido o que o professor Masi quis dizer não passaria por essa vergonha.
          Retrato típico e característico do idiota inútil do bolsonarismo.
          Tristeza, hein !!!

          1. Pra você ver! Uma pessoa simples, sem preocupação com a pontuação e sendo traída pelo corretor, sendo atacada e insultada por um pobre de espírito que aplaude um “Sociólogo” completamente fora da realidade, que critica o combate a corrupção, a defesa da liberdade e o apoio à classe mais pobre do País. Parabéns Maria Elizabeth!

          2. Uma tristeza ver Pessoa defendendo um verdadeiro Doido que é Bolsonaro … O coitado deveria estar numa camisa de força pois além de doído é agressivo e burro!!Nosso Brasil se encontra num verdadeiro CAOS .

          1. O Brasil virou uma piada mundial, e você vem dizer que é um dos melhores do mundo!!!! Em que bolha vc vive??? Ou só lê e escuta o que o “ mestre” mandar. O Brasil emburreceu mesmo, haja vista as barbaridades que esse governo faz e muitos aplaudem. Eu não passo fome, vivo de forma confortável, não dependo do SUS, mas, como cristã, tenho compaixão por quem não tem a mesma sorte e devo, sim, me solidarizar com eles. Não sou de esquerda, não tenho político de estimação ( em sua maioria corruptos), mas tenho amor à minha pátria, que já perdeu quase todo o verde, representado em nossa bandeira, e o lema “ ordem e progresso” foi substituído, por “ desordem e retrocesso “, mas o céu continua azul e suas estrelas ainda brilham, apesar da poluição. Força, foco e fé , o Brasil será reconstruído, apesar dessa insanidade toda que tomou conta de parte da população.

          1. É tão óbvio o que esse socialista inergumeno que mora num outro país diz sobre NOSSA PATRIA, que na cabeça dos pós corrupção, que usam nossas estatais como cabide de emprego para conseguirem dinheiro para se perpetuarem no poder, os anti patriotas, acham que ele é um filósofo extremamente intelectual que sabe tudo o que se passa em nossos bastidores. Eles lá não acreditam que a roubalheira aqui existe de forma radical por isso vomitam tanta merda…..e os complexos de vira lata aonda aplaudem

        2. O outro era ladrão, esse é o quê?
          Se vier me dizer que este é honesto, melhor colocar a resposta num sigilo de 100 anos, pra depois não se arrepender.
          E pra dizer que o país está melhor hj, ou passou as últimas duas décadas presa ou em coma, numa viagem espacial, sei lá….aqui vc não estava.
          Mas obrigado por vir ilustrar a veracidade da tese apresentada pelo autor.

          1. Muita lucidez no artigo do professor Domenico. É impressionante como tem gente que apoia esse desgoverno, o pior e mais destrutivo da história do Brasil. Essas pessoas nem têm vergonha de se expor e se ridicularizarcom seus comentários robóticos e sem embasamento. Os argumentos chuleiros são sempre os mesmos de defender o indefensável. São exatamente da mesma laia do despresidente e encontraram nele o terreno fértil para a vocação racista, violenta, misógino, homofóbica, violenta, destrutiva e antidemocrática que carregam dentro de cada um.

      2. De Masi tomou a parte pelo todo. O conteúdo abarca exclusivamente os apoiadores do Presidente, fanatizados, cegos e surdos. Muitos, como eu próprio, confiou e perdeu o voto. Só espero não ter que escolher entre o pseudo ditador e o efetivo condenado.

      3. Pessoal!! Na verdade a análise do professor, pode até ser correta, mas está longe de ser para o Brasil, talvez Venezuela, Chile , mas, Brasil não ou foi feito uma montagem ou nosso sociólogo, está desatualizado do sistema socioeconômico do país, é provável ainda que como não tem divulgação dos investimentos do governo Federal no país e os telespectadores da mídia partidária, que só fazem análise pelo que a TV mostra aí digo vocês vão ser enganados sempre, qualquer pessoa faz uma análise se soar bem em seus egos concordam e aplaudem, quem é os ignorantes como o sociólogo chamou vocês, entendam o que ele fala, como se não está no contexto.

      4. Já disse na rede privada: tenho medo pq não existe coincidência . Qdo vi 0 7 de setembro lembrei-me dos documentários q vi sobre os anos 30.um povo q gerou as maiores inteligências da cultura ocidental foi conduzido para o abismo. Aqui o partido q roubou mais do q tds os outros juntos, inclusive o q está no poder, está em vias de voltar ao poder.

      5. Mario Robson: mais um viajante do tempo ressurge da Idade Média, mostrando não entender o significado contundente da narrativa de nossos dias. Volte, Mario Robson – você ainda tem muito a aprender.

    1. O emburrecimento é a crença em vãs filosofias.
      Ele que guarde sua opinião para o governo italiano. E os brasileiros que concordarem, com esse “filósofo” vão viver na Itália.

      1. Os ditos Bolsonarista vão de encontro sua própria estupidez. Eles refletem o próprio artigo, onde se mostra que temos sociopatas eleitos na história da humanidade , é como mexer numa caixa de marimbondo. Ou com onça parida. Bolsonaro não devia nem ser discutido, mas exilado numa nave espacial sem retorno. E vocês sociopatas deviam ir para uma fossa abissal. Facistas, Nazistas e Loucos. Evangélicos no poder me leva a França, Alemanha, Inglaterra…. de 1400 DC. Então desçam do pedestal e ajoelhem- se diante de Cristo.

  1. Este cara é um homem muito mal informado. Provavelmente só conhece os fatos provenientes do Brasil atraves da imprensa que se locupletava das verbas públicas e que se aliaram aos políticos corruptos que dominavam o país e que não se conformam da impossibilidade de continuar roubando o povo.

    1. Talvez você não tenha percebido, mas até sua inteligência já foi roubada e pela atual administração. A imprensa que se locupletava só mudou de nome, as verbas foram transferidas para outras que estão se locupletando, ou você imagina que este dinheiro deixou de ser gasto? Quem indicou o ministro das comunicações nesse Governo? Resposta: Silvio Santos. Quem era o secretario de comunicação do Governo? Resposta: Ex funcionário de Silvio Santos, enfim, você pensa que políticos e imprensa corruptos sumiram, mas esquece que este governo que vc defende está atolado na lama e abraçado com o Centrão. Lembra do “Se gritar pega o centrão, não fica um meu irmão”, pois é vcs estão de braços e pernas dadas com o Centrão, que de honestos e bobos não tem nada! Em tempo: Não Sou Petista nem comunista hein!!!

      1. Pois é, nós aqui aguentando esse elemento e sua corja, enquanto o Aras, o Lira, o Pacheco, alguns corruptos no Congresso, que teriam e têm a obrigação de dar início ao “impeachment”, ficam se escondendo atrás de suas covardias e seus comprometimentos.
        É mais que hora de panelaços e povo nas ruas.
        Acorda Brasil!

      2. O governo de hoje no Brasil, colocou técnicos para os seus ministérios, o Brasil tinha mais de 14 mil obras paradas que, apesar da pandemia, foram concluídas 7mil, isso já é uma sinalização de Mudanças. Sem falar nos lucros de estatais quebradas pelo nove dedos e sua gangue. Funcionários dos correios tinha que completar com parte do salário sua contribuição para sua previdência, hoje tem participação nos lucros, Petrobras assaltada, onde meros gerentes devolveram quantias absurdas, proveniente de propina. Não sou Bolsonarista, muito pelo contrário, tenho o presidente Bolsonaro como a única via de fato para arrancar esse ladrão do Lula e sua quadrilha de vez do Brasil.

    2. Aí a gente elegeu um cara que rouba das escolas para dar a pastores, que rouba da saúde para tentar comprar vacina superfaturada, que rouba na compra superfaturada de ônibus, que gasta milhões em passeios rotineiros, que paga viagem para os filhos com dinheiro público, que vende patrimônio nacional por valores simbólicos.
      Isso vc não deve estar enxergando né!?

    3. A IDADE DAS TREVAS ESTÁ DE VOLTA!
      VAMOS TORCER QUE VOLTE O RENASCIMENTO!
      VOLTA DA VINCE, VOLTA MICHELANGELO.
      QUEREM TIRAR DA GRADE CURRICULAR, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA. PORQUE?
      PORQUE QUEM PENSA INCOMODA!

    4. Exatamente Martin
      Os sociólogos normalmente são de esquerda.
      O pior é querer se meter em um.pais cheio de problemas advindos pós Governo Militar, com essa esquerda maldita que roubou tudo.
      Você está corretíssimo, BOLSONARO é o que temos de melhor para o Brasil nesse momento.

    5. Martin Loges, a imprensa do mundo inteiro se locupleta das nossas verbas públicas? Inclusive a ONU? O mundo inteiro está errado e Bolsonaro está certo. É o messias? Só falta você completar, mas está em tempo. Venha logo dizer que a ONU é comunista, que o mundo é comunista, que o PT é comunista, que o Brasil vai virar Venezuela, que o Lula deu dinheiro pra Cuba, que ele é ladrão e que Bolsonaro é honesto.
      Mais um que aparece para comprovar a tese do professor. O bom é que vocês sempre se colocam como testemunhas vivas da ignorância, do fanatismo e do emburrecimento de parte dessa nação. Vocês estão sempre a postos para provar que tudo que a gente diz a respeito de vocês, bolsonaristas, é verdade.

      1. Não concordo !
        Análise muito fraca, aonde ele tirou esta tese ?
        Quem exerce este descrito, quem quer limitar as comunicações, quem acho que o governo deve bancar tudo, quem que estatizar o país? Quem quer que o povo passe necessidades de cultura, educação, saúde, quem construíu estádios, em lugar de hospitais e escolas ? Quem vive em mordomias, enquanto os pobres comem pão com mortadela???
        E muito outros fatos. Que precisa descrever para provar quem na realidade é o verdadeiro Ditador.
        Algum vermelho deve ter pago a este artista para escrever esta bobagem.

  2. Pessoas normais…???? Quem são as pessoas normais?
    Eles passarão…???? Eles que não são nós?
    Tem que ser muito obtuso para não questionar os possíveis efeitos colaterais e a real efetividade de vacinas desenvolvidas a toque de caixa, como foram as vacinas contra COVID, o que é bem diferente de ser contra toda e qualquer vacinação.
    Infelizmente as pautas morais tiveram que voltar à discussão e foi culpa de quem mesmo?

    1. Ele é italiano. Nós somos brasileiros. Quem sabe como estava meu quintal sou eu que arrumo e não quem vive na Europa com moeda sendo Euro. Me poupe!!!! No mínimo uma pessoa tendenciosa que só se informa com um tipo de notícia vinculada por um tipo de imprensa tendenciosamente de esquerda. Ah!! Não sou “bolsominios”.

      1. Anna, adoro quando vocês aparecem pra provarem que a gente tem razão. Vocês: “Epa, tão falando mal de mim ali. Deixa eu ir lá provar que é tudo verdade”.

  3. Já estava há algum tempo pensando nisso, como os Bolsonaristas alguns conhecidos e tidos como inteligentes tem reduzido a sua inteligência para se nivelar ao nível intelectual do atual mandatário da nação. Que pena ver pessoas que antes pareciam sábias e inteligentes, hoje parecem bobas e infantilóides. Discutir terraplanície, vacinação, meio ambiente etc, é como voltar a idade média, só mesmo um obtuso como Bolsonaro nos faria regredir tanto. Nos livramos de uma quadrilha de ladrôes e caímos no colo de uma quadrilha de milicianos aloprados, Triste povo brasileiro. Muito bom ter encontrado este texto, ele diz tudo o que havia pensado, de forma clara e sensata. Aos que teimam em emburrecer, meus sentimentos!

  4. Votei no atual presidente, mas não precisei de muito tempo depois para perceber quão inapto ele era para o cargo. Hoje vejo a divisão que ele causou em todo país, divisão essa perversa, jamais com o intuito de favorecer os mais pobres e o bem comum. Dissipou ódio e notícias falsas, em nome do quê? Hoje tenho convicção plena que joguei meu voto na latrina e a única saída será degravar na mente o que ouço no dia a dia e assim buscar através do voto alguém que seja sério e que governe pelo e para o povo!

  5. Olá. O que posso dizer é que Domenico “constatou” a deterioração da precária inteligência brasileira. Muita gente mede esta como um patrimônio. Desisti de dar aulas de Língua Portuguesa porque o sistema educacional faliu de vez. Com Bolsonaro na presidência, realmente o condicionamento do povo revelou-se muito mais atroz. É a bestificaçao de um país. Inadmissível, com tantos vídeos do Bolsonaro e suas falas descabidas ainda foi eleito. O que dizer desse povo?

  6. Seria interessante o acesso à entrevista completa…

    No contexto geral, penso não haver equívoco na expressão do sociólogo, pois tb tenho constatado fatos semelhantes ao longo desses anos, quando, muito dos nossos direitos conquistados com luta e labor, nos foram retirados, da noite para, o dia com uma simples canetada, nos deixando à própria sorte.

    Não falo de governos. Falo de atitudes que o povo brasileiro, oblubilado, evita tomar, mantendo-se em sua zona de conforto, como se, apenas, a um filme assistisse no telão da vida.

    Essa inércia é que assusta e nos faz refletir sobre que legado queremos deixar para a humanidade e nossos descendentes???

    Vamos em frente

  7. É muito bem colocado, meus parabéns, com isso o povo se vira um contra o outro, se achando certo e o outro errado, e quem esta certo? Fica no ar, Bolsonarista não vai admitir que esta, porque e ditador, e com isso, o ant-bolsonatista vai tendo mas e mas certeza do que quer para o seu país.

  8. Tenho 52 anos e muitas eleições nas costas. Um governo eleito para resgatar os valores da família, mas como assim? Um tosco desprovido de boas intenções e que se importa somente com a FAMILÍCIA dele. Em nome da família, esse demente conseguiu não só destruir relações familiares, ele destruiu relações de amizades de infância. Com seu discurso de ódio, dividiu o país, e isso terá um impacto de anos nas relações pessoais …
    Fico mais trista ainda ao saber que esse demente ainda tem 30% de apoiadores. Ou seja, ainda temos muita gente má nesse país, que estavam no armário e tiveram a oportunidade de saírem das profundezas do inferno…

  9. Mas infelizmemte nosso povo ou parte dele esta cego e nao conseguem ver as claras o que este governo psicopata esta fazendo com o nosso Brasil. Temos que voltar a normalidade mais rapido possivel antes que seja tarde.

  10. Meu Deus, quanta gente idiota, imbecil e mal informada. Desconhecem o quanto nosso Brasil mudou. Olhem a alegria do povo nordestino com o abastecimento de água que os meliantes, assassinos e punguistas ladroes nunca souberam lhes presentear a não ser, roubar. Só por isso Bolsonaro merece uma estátua por lá.
    O sujo de Garanhuns até mijado numa reunião em Nova York encabulou o Brasil.
    A falecida, vendendo AVON, amealhou 12 milhões de dólares dito pelo próprio cachaceiro. A história desses petistas não merece ser escrita nem em almanaque de boteco de estrada. Crianças no limite da adolescência sem saber ler ou escrever. Graaaande Paulo Freire!
    Este italiano ignorante que venha debater com gente informada pra não escrever tanta iniquidade. Velho cretino, analfabeto!
    E viva Bolsonaro eleito um dos maiores líderes do World se não, o maior. Segundo revistas internacionais. Está bom ou querem mais?
    Petistas coniventes com ladroes, vão se dar o respeito e se valorizem mais, porque do jeito que estão, dá até pra desconfiar que não decoraram a Taboada. Ou seja…kkkkkkk

    1. Eloá, seu comentário superou todos. Obrigada por corroborar com a tese do professor, colocando-se voluntariamente como elemento de fonte para pesquisa de campo.
      Só preciso esclarecer um pontinho: o nordeste é o lugar onde Bolsonaro tem o maior índice de rejeição.

  11. Essa dona Eloá Maria Helm, destila ódio do princípio ao fim! O ignorante que ela ainda defende não fez absolutamente NADA! Não levou água a lugar algum!
    Domenico tem razão, mesmo! O Koiso consegue “emburrecer” os seus seguidores. Ou, melhor, eles votaram nele porque já eram burros. Essa é a verdade.

    1. Todos os comentários pró Bolsonaro só vieram para comprovar a Tese do Professor Doutor Domenico Di Masi. Quando não são mentiras tentando atingir os leitores são basicamente “pura me***”

    1. Diretamente eleito não, mas na eleição de 1932 o partido nacional socialista (nazista) conquistou pelo voto 🗳 a maioria das cadeiras do parlamento alemão (heichtag) e seu líder, Adolf Hitler, foi indicado pelo presidente Hindenburg ao cargo de chanceler (1° ministro), com a morte do presidente no ano seguinte o fuhrer acumulou o cargo de presidente fechou o parlamento e seu partido deu o golpe de estado.

    1. Quer dizer que um sociólogo chama vocês de burro e vocês aceitam, assim é os letrados brasileiros, que são uns burros e soltam seu veneno em cima dos bolsonaristas, repudiam a análise do sociólogo e respondam a ele, não aos eleitores do governo Federal. Burros disse o sociólogo e muitos intelectuais aqui transferiram o título a outros, estudou para que Burro Burro conforme o sociólogo….

  12. O texto é superficial com roupagem intelectual. Provavelmente fruto da prática do ócio criativo de décadas pelo autor.
    E os comentários refletem em sua maioria nosso real problema, a cegueira e a polarização. Fomos roubados pela esquerda, que empurrou o país para as mãos da direita radical, representada por um acéfalo incompetente. Ambos não tiveram como prioridade o país e seu povo. E provavelmente, ainda que tivessem, pouco conseguiriam fazer, porque este país sempre esteve e segue estando refem dos grupos políticos do Congresso e do Senado ( hoje mais conhecido como Centrão)
    Eles são quem efetivamente governam o país, definem suas prioridades e distribuem os vastos recursos. Sempre de acordo aos seus interesses pessoais e corporativos.
    Não importa o presidente !

  13. Quer dizer que inteligente, é apoiar a ideologia de gênero e o aborto…
    comungar com a prática da desmoralização do cristianismo…
    vivenciar calado a destituição da família e a implantação da libertinagem com o sexo livre praticado a partir da adolescência, sem controle e sem pudor…
    muito bem meu caro Domenico…
    o Sr. é mais uma alma a serviço de satanás…

      1. Os comentários de De Masi se junta aos daqueles que sabem que a crise no Brasil é mais que uma crise politica, moral e ética. Quando pessoas defendem esse tipo de presidente é porque compactuam com o que ele pensa.
        São pessoas que não se sentem associadas ao racismo, a homofobia, a misoginia, ao golpista. São tão rasas como aquele.
        As inversões de temas, as faltas de nexo, as opiniões de fascistas contraditórios. Aqui mesmo, nesses comentários.
        Os estragos promovidos por vocês, senhores e senhoras nazifascistoides, vão ser sentidos pelas futuras gerações. E, só temos um jeito de encarar esses: eleições.

    1. Paulo, Paulinho, mais um que embarca na baboseira moral das fake news. Não deve saber nem o que é moral cristã. É capaz de acreditar em mamadeira de piroca

    1. Kkkkkk , É plausível que as críticas ao atual governo existam, o que não é racional é querer o regresso para outro desgoverno marcado por usurpar o erário público de forma orquestrada, transvestido de governo social.

  14. Como todos já sabem, independente de que lado ou partido estão, quem está do lado de fora tem uma visão melhor do que quem está do lado de dentro. Boa tarde.

  15. Um cidadão que faz uma análise sobre a inteligência coletiva brasileira e ao final chega a essa conclusão, mostra total desconhecimento de nossa realidade.
    O que deve ser rebaixado e o grau de inteligência individual do autor da matéria.

    1. Aos ignorantes, o conceito milenar de ditador é:
      1. Pessoa que reúne em si, temporariamente, e em circunstâncias excepcionais, todos os poderes públicos.
      2. Pessoa autoritária, despótica.
      Portanto, o Presidente não se enquadra nesta definição, mas, um certo personagem de outro Poder sim.

    2. O Sr.Di Masi conhece bem o contexto brasileiro. Veio algumas vezes ao país. Quanto às eleições e quem foi democraticamente eleito ele sabe como foram as eleições da Itália e da Alemanha…e sabe também que o Chaves, o Maduro e o Rafael Correia foram eleitos diretamente. E voltando a análise do Brasil: Dilma também foi democraticamente eleita!!! Então este trunfo vocês não tem… bozo agiu contra as instituições democráticas desde sempre!!!
      Hitler foi eleito inclusive com o voto judeu!!! Enganou a sociedade assim como o Bolsonaro… suas ações depois disso não indicam em nada um alinhamento com a esquerda… uma das principais declarações dele durante o início da guerra era que a Inglaterra era seu aliado natural ou ideal…. sempre disse isso, e inclusive desautorizou um general que atacou a Inglaterra… tendo sido esse um de seus maiores erros… sem a Rússia os aliados teriam perdido a guerra!!! Tentar colocar Hitler à esquerda é piada!!! O acordo que fez com Stálin por exemplo, todos sabem que foi estratégia para evitar duas frentes de combate…. mas o acordo foi como se não tivesse existido, pois Hitler tentou atacar a Rússia em vez de ocupar a Inglaterra…. erro que lhe custou a guerra, pois os Alemães se deram mal no inverno russo assim como Napoleão… com isso Hitler deu tempo da resistência inglesa se recuperar…

  16. Passei VERGONHA com este texto PLAGIADO.
    Isso pq vcs não souberam manter as aspas do original que plagiaram -https://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/nao-podemos-nos-contaminar-pela-estupidez/ – e portanto deram a entender q a parte pueril do texto – o texto quase todo – que era do Luiz Zanin, era tbm do Domenico.

    A falando Domenico termina logo em .”….porque é isso que fazem as ditaduras”.

    Ou seja, o vidadeutopia não viu a entrevista, meu no Estadão q é de direita, plagiou o Estadão sem citar a fonte e ainda se embananou e sequer compreendeu quem estava falando o que.

    VERGONHA

  17. Eu espero que as tentativas de desqualificar a tese do Dr Di Masi não ” viguem”, porque ainda temos chance de voltar a pensar direito. O ódio puro é simples prejudica o pensamento civilizado…as tentativas são várias… não vou perder minha energia contestando uma por uma… O Dr.di Masi é pesquisador renomado, sabe bem a história do seu país a Itália… mas conhece bem a nossa realidade também… os bolsonaristas tentam desqualificar a entrevista porque ela atinge em cheio o modo que eles de fato pensam e agem… violência, ódio, mentiras, etc, são meios de agir de quem não sabe argumentar ou trabalhar com a cabeça, pensar civilizadamente.

    1. Exatamente, caro Victor! É um comportamento-padrão do extremista de direita: na falta de argumentos minimamente inteligentes, ponderados ou sensatos, a tentativa é sempre (sempre!) de desqualificar, desmerecer, esvaziar, ofender, diminuir e ironizar os que pensam diferente deles. O tom jocoso, de falta de temperança, de falta de civilidade e de cordialidade mínima sempre pauta a fala deles. Poderiam ler mais, estudar mais e assim aprofundar o debate, enriquecer as discussões e, quem sabem, amadurecerem um pouco pra viver em sociedade.

  18. Triste e lastimável ver o discurso de ódio aqui. Meus caros, defender as suas posições (e isso é legítimo) não significa ter que desqualificar o discurso ou a fala do opositor. A forma como o pessoal da direita se manifestou aqui só comprova a tese do sociólogo, que nada mais fez que propor reflexões. Melhor seria se os senhores, para rebater (e sem xingar ou ofender) construíssem argumentos sólidos, minimamente inteligentes e induzidores de reflexão. Na medida em que vocês só ofendem, só desqualificam, só desvalorizam e só escarnecem da opinião alheia diferente das suas, ninguém os respeitará.

  19. Creio que ele tem certa razão, não é peculiar do Brasil este rebaixamento, tem Putin, Orban, Trump, etc e também extensivel aos italianos, pois acabam de eleger A facista Meloni e que mais rebaixamento de “inteligencia coletiva” que gastar bilhões matndo uns aos outros nesta guerra Europeia? Não creio que existe rebaixamento, e bem aquilo que Freud analisou na “psicologia das massas'” e que atualmente os manuis definem como TPAS (trastorno permanennte anti social”), que definiria como “anti-sociedade’ que quado um lider cataliusa vira uma #lococracia. Recomendo seguir a tese de James Lovelock “preparar um guia parareconstruir acivilização” vitandoos erros desta. Sera possivel? Então vivamos a vida e deixem os locrocratas.

  20. Chamar Domenico De Masi de artista é muita ignorância… um dos maiores filósofos vivos… eu tenho o livro dele, já li e reli. Talvez as pessoas devessem ler mais e ver menos Tiktok.

  21. Certos comentários são exatamente o que o Sociólogo informa na sua entrevista!
    A hipnose histérica coletiva: deixa o indivíduo cego, surdo, agressivo, raciocínio lento e o pior odioso!
    Estamos num Titanic! Precisamos retirar o Iceberg da frente, para que possamos continuar navegando e evoluindo na educação, saúde, segurança, cultura, etc.
    Mais Universidades menos Igrejas

  22. Desatualizado esta esse italiano q nao sabe de Fato o partido q devastou nossa economia.. q adota praticas de oligarquia .. diatdura.. q apoia paises destruidos por ideologia q massacra a populaçao..destroi a economia… acaba com futuro.. promove o desarmamento p controlar o povo.. doutrinas crianças com ideologia de genero..forma militantes nas universidades e Nao profissionais capacitados…libera as drogas…solta os bandidos p causar o caos….etc…etc..etc NAO ADIANTA preparar um texto com boa dissertaçao e manipular a verdade. #FORA PT

  23. Na Itália, que venceu a eleição foi uma candidata de extra direita que, inclusive, dizem que ela é admiradora de Mussolini.
    A inteligência dos italianos será rebaixada também???

  24. Excelente reportagem. Parte do povo Brasileiro perdeu por completo a consciência do que está pôr vir. Este desgoverno levará, como já disse o Brasil viver dias de revolta como vive o Chile hoje. Só temos uma única opção LULA presidente.

    1. Kkkkk é isso ai meu amigo, o Brasil realmente só vai dar certo com um chefe de Estado igual o “Lulinha paz e amor, que posa ao lado de membros de facções criminosas, que foi taxativo em suas declarações contra o agronegócio, contra os empresários, contra a liberdade de expressão. Realmente a bússola a bússola moral do eleitorado do desconformado, está completamente desregulada.

      Mas, demos tempo ao tempo,
      É assim que se ensina analfabetos políticos que sempre tiveram tudo de mão beijada, mas aguardem turminha do faz o L, inevitavelmente sofrerão o “desmame” um país viciado em paternalismo Estatal.

      Quando não tiverem picanha, nem qualquer carne, nem liberdade, nem segurança; quando seus filhos forem doutrinados, abusados e assaltados por jovens que só querem “tomar uma cervejinha”; quando estiverem desempregados, livres dos “capitalistas malvadões” que foram aplicar seu dinheiro em outro país; quando forem proibidos de professar sua fé, aí vocês “fazem o L”.

      Os artistas, influenciadores e intelectuais, que vocês adoram seguir, estarão em Paris, ou Berlim, ou Londres, ou Barcelona… Qualquer lugar BEM distante da realidade em que vocês se enfiaram, com suas próprias pernas comamdadas por crânios acéfalos.

      Infelizmente, esse será o preço a se pagar pelo aprendizado de um povo que não soube aprender com os erros alheios; que é incapaz de procurar informações por suas próprias fontes e se mantém manipulado, em pleno 2022, pela grande imprensa e seus “formadores de opinião”.

      Depois da desgraça completa de duas ou três gerações, talvez fiquemos livres definitivamente dessa ideologia nefasta. Enquanto não a vivermos na pele, sempre terão os analfabetos políticos diplomados romantizando o autoritarismo e o povo, sem brio e sem honra, adorando aqueles que lhes enchem de migalhas.

  25. Esse texto em sua íntegra nao deve ter sido escrito por Domenico de Masi. Ele é italuano e lá vive. No texto se fala como se o sitor vivesse aqui.

    Apesar disso, independente de ter sido ele o autor ou não, corroboro com suas ideias.

  26. Me chamo José Carlos
    Minha filha o qual por motivo de uma separação não acompanhei sua formação universitária., amo muito minha filha ,mais fiquei e estou muito triste por ela não acreditar no atual presidente ., Esse sociólogo deveria conhecer melhor nossa realidade , mais a visão dele e fruto do que a velha empresa mostra para os outros países. Bolsonaro só perdeu na china e na Coreia , foi mais de 80 por centos que confiam no atual presidente, só um cego não vê que estamos no caminho certo.

  27. Há uns quinze ou vinte anos o Domenico di Massi concedeu uma grande entrevista à TV Cultura de São Paulo, vale a pena assisti-la a entender este posicionamento dele a respeito dos brasileiros.
    Ele conhece bem essa terra brasilis e sua gente para poder fazer algum juízo dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *