Sindicato Metabase lança “Manifesto” aos trabalhadores alertando para os riscos de retrocessos nas eleições de 2026

Imagens: Reprodução
Informativo circula em Itabira na véspera do 1º de Maio e integra a Semana do Trabalhador

Nesta quinta-feira (30), véspera do Dia do Trabalhador, o Sindicato Metabase de Itabira e Região distribui o boletim Manifesto em Itabira e em todas as cidades de sua base sindical.

Com tiragem de 15 mil exemplares, o boletim está sendo distribuído em pontos de grande circulação de trabalhadores dessas cidades – e nas áreas das mineradoras Vale, Anglo American, Belmont, Bemisa e Serra Leste.

A publicação integra a programação da Semana do Trabalhador 2026 e traz como foco principal um chamado à consciência política.

“O nosso voto deve ser consciente para eleger quem defende os direitos dos trabalhadores”, diz André Viana, presidente do Metabase (Foto: Carlos Cruz)

No boletim, o sindicato convoca os trabalhadores a votarem conscientes nas eleições deste ano para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Segundo o presidente do Metabase, André Viana Madeira, as eleições deste ano serão decisivas para o futuro da classe trabalhadora.

“Precisamos votar conscientes em quem representa nossos interesses, e não em quem tem outros compromissos que não são da classe trabalhadora”, afirma.

Sem citar nomes de candidatos, o boletim reforça que o voto consciente é dever de cada trabalhador, pois há grande risco de perdas de direitos dependendo dos resultados.

Temas centrais do boletim
Divulgação

O informativo percorre questões fundamentais da vida do trabalhador. O eixo central do boletim é a consciência de classe e a política sindical.

O Manifesto registra que nenhuma conquista da classe trabalhadora veio sem luta e que a unidade sindical é essencial para enfrentar e evitar retrocessos.

O texto reforça que o voto consciente nas eleições deste ano é parte da luta. E que o trabalhador deve avaliar projetos, não nomes, escolhendo aqueles que são comprometidos com a classe trabalhadora, que fortalecem os sindicatos para ampliar e assegurar direitos adquiridos ao longo da história.

A experiência política recente da Argentina é apresentada como exemplo de retrocesso. No país vizinho, o governo neoliberal promoveu reformas trabalhistas que flexibilizaram a legislação trabalhista.

Divulgação

As reformas no país vizinho também reduziram as indenizações trabalhistas em caso de demissão, aumentaram as jornadas de trabalho, enfraqueceram sindicatos e diminuíram a proteção social. O resultado tem sido a queda da qualidade de vida e aumento da insegurança para a classe trabalhadora.

Daí que o presidente André Viana destaca que 2026 é ano decisivo no Brasil, com as eleições para os principais cargos majoritários e proporcionais no país e nos estados da federação brasileira.

O boletim convoca os trabalhadores a votarem consciente, lembrando que o 1º de Maio é uma data comemorativa, mas é também um momento de reflexão sobre a luta histórica da classe trabalhadora.

“Trabalhadores unidos jamais serão vencidos. Essa é a lição do 1º de Maio e da história da classe trabalhadora. É hora de consciência, união e luta”, afirma André Viana Madeira.

Conquistas correm risco de retrocesso
Divulgação

No Manifesto, a redução da jornada de trabalho é apresentada como questão histórica e atual, com defesa do fim da escala 6×1, considerada desumana. “Temos direito a descanso digno como condição para se ter saúde, lazer e convivência familiar”, defende André Viana no boletim

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial é tratado como inevitável, mas o sindicato defende a instituição de políticas de capacitação e transição justa, para que a inovação não se transforme em exclusão do trabalhador, causando desemprego.

Outro tema abordado é a precarização do trabalho por meio da terceirização, pejotização e uberização, denunciada como modelo que fragiliza o trabalhador, retirando direitos básicos como adicional noturno, insalubridade e proteção em casos de acidente ou aposentadoria.

A saúde mental do trabalhador aparece como tema urgente no boletim, com dados que revelam centenas de milhares de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais.

O boletim destaca ainda que há projetos de lei em discussão para tornar obrigatórios programas de prevenção e acompanhamento psicológico nas empresas, reforçando que cuidar da mente é cuidar da dignidade humana.

Divulgação

A Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho são lembrados como conquistas históricas, hoje sob ataque de setores que desejam enfraquecer ou extinguir essas instituições.

O sindicato alerta que sem essas instituições o trabalhador ficaria fragilizado diante das grandes corporações.

O boletim Manifesto é assim um chamado à resistência e à esperança. “É hora de consciência, união e luta. E do voto consciente”, reafirma André Viana Madeira.

Semana do Trabalhador 2026 movimenta Itabira
Divulgação

A distribuição do boletim integra a Semana do Trabalhador 2026, que acontece desde os dia 27 de abril e encerra em 2 de maio em Itabira, com programação cultural, esportiva e solidária. A abertura contou com apresentações de humor, seguidas de palestras e shows musicais.

No dia 1º de Maio, além das atividades esportivas como corrida rústica, torneios de truco e futebol e o tradicional Pedal do Trabalhador, haverá programação infantil, atrações locais e shows de artistas nacionais.

O encerramento, em 2 de maio, será marcado pelo Dia do Voluntariado, com ações sociais no bairro Fênix e apresentações culturais.

A entrada em todas as atividades é gratuita, mediante doação de alimentos, reforçando o caráter solidário do evento.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *