Serra dos Alves e Limoeiro promovem Um Dia no Parque para celebrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Participe
Foto: Eduardo Cruz
Para conectar cada vez mais as pessoas com as áreas de conservação, reforçando o sentimento de pertencimento, acontece neste domingo (21), com início às 9h, na Serra dos Alves, um evento que tem caráter nacional comemorativo da instituição no país do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), pela Lei nº 9.985, de 18 de junho de 2000.
Trata-se do evento ecológico Um dia no Parque, que neste ano tem como tema Natureza para todas as pessoas – e que vai acontecer também no Parque Estadual do Limoeiro, só que no sábado (20). O parque fica em Ipoema e o acesso está a 13 quilômetros da sede do distrito por uma estrada vicinal sinalizada, sentido Senhora do Carmo. Leia a programação do evento no parque do Limoeiro abaixo.
Para participar das atividades na Serra dos Alves basta preencher um formulário específico (acesse links abaixo) para cada uma das duas atividades, agendadas para acontecer no Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque (PNMART). O evento é organizado pelo Instituto Bromélia, que gerencia a unidade de conservação por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itabira.
A participação é gratuita e haverá um café compartilhado antes das atividades. Para isso, os organizadores pedem aos participantes que levem o que puder para consumo próprio e divisão entre os participantes, criando-se também um clima de amizade, compartilhamento e coletividade.
Recomenda-se também o uso de calçados adequados à trilha que é leve, mas com muitas pedras pelo caminho, além de repelente e filtro solar.
Atividades
Uma das atividades programadas para acontecer na unidade de conservação Alto Rio do Tanque, na Serra dos Alves, é o Banho de Natureza, com início previsto para 9h de domingo, com 12 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição clicando aqui.
A outra atividade é a Trilha interpretativa no Campo Rupestre, com visita guiada ao parque, com saída às 16h e retorno às 17:30 horas. Para a trilha guiada são oferecidas 20 vagas que serão preenchidas também pela ordem de inscrição aqui.
Além de banho na cachoeira dos Dois Córregos (ex-Coca-Cola, nome dado por turistas desavisados, mas que em nada combina com a natureza do lugar), os participantes terão a oportunidade de conhecer um ambiente natural rico e peculiar, com espécies únicas da flora e da fauna.
Trata-se de uma região de Campo Rupestre, com solos rasos e rochosos, onde as plantas desenvolvem estratégias sofisticadas para sobreviver, mantendo-se a resiliência ao ponto de sobreviverem a muitos incêndios que aconteceram por lá no passado, antes da criação da unidade de conservação .
O município de Itabira dispõe de sete unidades de conservação, a saber: Parque Natural Municipal do Intelecto, Parque Natural Municipal Ribeirão São José, Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque, Reserva Biológica Municipal da Mata do Bispo, Área de Proteção Ambiental Piracicaba, Área de Proteção Ambiental Santo Antônio e o Parque Estadual Mata do Limoeiro.
Há ainda as unidades protegidas pela mineradora Vale: as Reservas Particulares do Patrimônio Natural RPPN Mata de São José, RPPN Itabiruçu, além de reservas legais
Um dia no Parque no Parque do Limoeiro acontece neste sábado
A campanha Um Dia no Parque será também realizada no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, no sábado (20), no horário de 8h às 16h.
As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (31 97131-7575) até amanhã, às 17h. Para participar, informe o seu nome completo e o número de acompanhantes com os respectivos nomes.
O objetivo é incentivar a população local e turistas a explorarem e conectarem com a natureza, promovendo o tema Natureza para todas as pessoas, com a valorização dos espaços naturais, além de proporcionar experiências enriquecedoras por meio do contato direto com o ambiente natural.
As atividades serão oferecidas para todos os públicos, crianças, adultos e pessoas com mobilidade reduzida, independentemente de sua familiaridade com atividades ao ar livre.
Os participantes terão a oportunidade de participar de um piquenique compartilhado (onde cada participante traz um item), assistir à exibição de um curta-metragem, participar de uma roda de conversa sobre o parque e fazer uma visita guiada nas salas temáticas.
“Não perca a oportunidade de vivenciar momentos memoráveis em meio à natureza e fortalecer o seu vínculo com o ambiente natural do Parque Estadual Mata do Limoeiro”, convida a gerência desta importante unidade de conservação no município de Itabira.
Campanha nacional
Um Dia no Parque é uma campanha da Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza, promovida anualmente desde a instituição do SNUC, com atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país.
A rede Pró-Unidades de Conservação é uma organização não governamental que tem por objetivo divulgar e exaltar a importância das unidades de conservação, para que se crie um sentimento de pertencimento propício ao engajamento das pessoas que a visitam e da população que vivem em seus entornos, protegendo-as.
A Rede foi fundada em 1998, antes, portanto, da instituição do SNUC. Atua em todo o território nacional buscando fortalecer as Unidades de Conservação da Natureza, juntamente com outras instituições e colaboradores que atuam em defesa desses territórios com relevante importância ambiental e para a vida no planeta.
Já as unidades de conservação são áreas de proteção instituídas pelo poder público com o objetivo básico de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica. Possibilitam também a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e promovem, em alguns casos, o turismo ecológico, como acontece na Serra dos Alves.
Entenda o que são unidades de conservação
As unidades de conservação são subdividas em duas categorias: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
As Unidades de Proteção Integral buscam a preservação da natureza e nelas não são permitidos o consumo, coleta e proteção dos recursos naturais. Subdividem em Estação Ecológica (ESEC), área natural restrita a pesquisas científicas mediante autorização prévia. Não estão abertas à visitação pública.
Outra subdivisão é a Reserva Biológica (REBIO), área natural também restrita que preserva fauna e flora, sem presença humana ou modificações na paisagem natural.
Parques Nacionais e ou estaduais são extensas áreas naturais abertas para visitação educacional, científica ou turística. Outra subdivisão é o Monumento Natural (MONA), da mesma forma com grande importância ecológica e cênica, com visitações permitidas.
Outra unidade de proteção integral é designada de Refúgio da Vida Silvestre (REVIS). São ambientes naturais que garantem a reprodução de espécies da fauna e flora, com visitas restritas.
Já as Unidades de Uso Sustentável visam a conservação da natureza aliada ao uso sustentável dos recursos naturais. Geralmente, podem ser visitadas. São as Áreas de Proteção Ambiental (APA), com grandes áreas que englobam aspectos biológicos e culturais relevantes. Nessa unidade de conservação são permitidas atividades humanas sustentáveis.