Senac em Minas lança e-book gratuito sobre Queijo Minas Artesanal

Fotos: Samir Haddad/
Divulgação/Senac

Publicação aborda história, legislação e produção da iguaria em Minas Gerais

Um dos alimentos preferidos dos mineiros, o Queijo Minas Artesanal (QMA), já dispõe de uma publicação totalmente dedicada, com o lançamento do e-book “Queijo Minas Artesanal: Gosto e Território”. A obra está disponível gratuitamente no site do Senac em Minas, neste link.

A publicação traz uma perspectiva histórica sobre a iguaria e informações sobre a produção, a legislação, as microrregiões produtoras e alguns aspectos relevantes para a degustação e o conhecimento do Queijo Minas Artesanal. E ainda o mapeamento de informações importantes acerca do produto em sua jornada de reconhecimento enquanto patrimônio da cultura alimentar mineira.

O e-book foi desenvolvido ao longo de 2022 pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte, como obra de referência tanto para estudiosos da gastronomia quanto para apreciadores e entusiastas da cozinha regional e do Queijo Minas Artesanal.

Atuaram na elaboração da publicação os docentes Frederico Divino Dias e Carolina Figueira da Costa (orientadora do projeto), a colaboradora Karla Lima Cunha Amorim, a docente Aline Monteiro, os estudantes Caio César Diniz Neves, Sofia Emanuele da Cruz Oliveira e Renan Gueiros de Moura Eça. Eduardo Girão e a Renata de Paoli, dois especialistas em queijo, profissionais de referência do mercado, também participaram do projeto.

Maturação de queijo fresco no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté

Queijo Minas Artesanal

O Queijo Minas Artesanal é um dos mais antigos e tradicionais queijos brasileiros, reconhecido como elemento simbólico que perpassa as identidades culturais e sociais da sua região originária.

Elaborados a partir do leite cru, recém ordenhado e não pasteurizado, os queijos artesanais são compreendidos como produtos vivos que dizem muito sobre seus territórios e populações envolvidos em sua produção. Seu valor nutritivo é também simbólico, capaz de nomear culturas e distinguir grupos sociais.

A produção e divulgação de conhecimento podem contribuir para compreensão e valorização das diversas esferas atravessadas pelo simbolismo do Queijo Minas Artesanal.

Serviço:

E-book Queijo Minas Artesanal: Gosto e Território

Disponível no link https://mg.senac.br/Documents/cartilha-queijo-artesanal.pdf

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *