“Revolução dos pássaros” pode ter provocado sucessivos cortes de energia em Itabira nesta quinta-feira (18)

Foto: Carlos Cruz

A onda de blecaute, com constante quedas de energia, voltou a assombrar e causar prejuízos em Itabira nesta quinta-feira (18), com uma interrupção pela manhã e pelo menos mais sete na parte da tarde, com tempo variável de desligamento/religamento para depois cair novamente.

Esses recorrentes blecautes indicam que algo muito errado acontece na subestação da Cemig, no bairro Pedreira, seja por deficiência na manutenção ou obsolescência dos equipamentos e da própria rede de transmissão. Essa queda de energia tem sido recorrente.

Um apagão com muitas horas de duração ocorreu em 24 de janeiro deste ano, sendo que no ano passado o registro foi de pelo menos três apagões, ocasionando corte de energia também nas cidades de Santa Maria de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Passabém, São Sebastiao do Rio Preto.

Naquelas ocasiões, a Cemig informou que um curto-circuito provocado por um pássaro (é preciso investigar melhor para saber se trata mesmo de um só pássaro, ou se é um bando que reveza no delito, para não se ter como identificar a autoria) provocou o apagão.

Pois não é que em seu ato de vandalismo, esse mesmo pássaro (ou serão vários?) detonou um equipamento da subestação Itabira 2, por volta das 12h30 de quarta-feira (24/1). Acredite se quiser.

Que os pássaros são capazes de ataques violentos e inexplicáveis, causando danos irreparáveis, isso os cinéfilos já sabem depois de assistirem “The  Birds”, filme de suspense de 1963, dirigido por Alfred Hitchcock, baseado em conto homônimo de Daphne Du Maurier, escritora britânica.

O filme/conto mostra uma série de ataques de pássaros que, repentinamente, se tornam violentos, atacando inexplicavelmente a pacata população de Bodega Bay, na Califórnia, Estados Unidos.

Será que fatos semelhantes, com uma iminente revolução dos pássaros, voltam a atacar a já não tão pacata Itabira? Com a palavra a Cemig, que deve explicações mais plausíveis, objetivas e convincentes para os sucessivos apagões em Itabira.

Ressarcimento

Os prejuízos são imensos nas residências e em todos segmentos econômicos. Nos apagões anteriores, questionada pela reportagem deste site de notícias como se dará o ressarcimento dos prejuízos causados a moradores e comerciantes com perda de equipamentos, a Cemig encaminhou a seguinte nota à redação da Vila de Utopia, que continua valendo:

“O cliente que tiver algum equipamento eletrônico danificado devido à problemas de energia pode fazer uma solicitação de ressarcimento, acionando a empresa pelo telefone 116, por meio de seu portal na internet (https://www.cemig.com.br/) ou presencialmente em uma das agências de atendimento.  

Caso a solicitação seja feita em até 90 dias da data do dano, é preciso informar o número do cliente ou da instalação, documento de identidade e CPF, número de um telefone para contato e informar os dados do equipamento que foi danificado (nome, marca, modelo e tempo de uso do produto), bem como a data e a hora do ocorrido.

Mesmo se os equipamentos já tiverem sido reparados, o cliente também deverá apresentar dois orçamentos detalhados para o conserto.

A reclamação pode ser feita em até cinco anos da data do dano, contudo, serão exigidos mais documentos na solicitação.”

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