Prefeitura realiza testes para vírus da gripe no Largo do Batistinha até sexta-feira e no sábado no Mercado Municipal

Quem estiver gripado, cujo sintomas podem ser também da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), pode fazer teste para para as influenzas tipo A e B e verificar se trata de uma simples gripezinha.

Desde quarta-feira e até sexta-feira (7), a Superintendência de Vigilância em Saúde faz testagens para gripe, no horário de 9h às 16h, no Largo do Batistinha, no centro histórico. No sábado, a testagem pode ser feita em frente ao Mercado Municipal, na avenida João Pinheiro, no horário de 9h às 13h.

A mudança do local de testagem (antes estava sendo realizada no estacionamento da Funcesi, no bairro Areão) visa obter maior adesão do usuário da rede básica de saúde do município.

A triagem faz parte do planejamento de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para segregar pacientes e dar o tratamento adequado. Para isso, a Prefeitura adquiriu 10 mil kits de testes para a influenza.

A testagem para a influenza, explica Thereza Andrade Horta, é importante para descartar uma possível infecção pelo novo coronavírus, que não é uma gripezinha – e pode levar à morte, como tem ocorrido no país e em todo o mundo.

“Todos os anos temos o vírus da influenza nesta época do ano, causando internações e óbitos”, salienta a superintendente de Vigilância em Saúde.

Embora muitos sintomas da gripe são semelhantes aos da Covid-19, as consequências dessa é mais grave e exige tratamento diferenciado e complexo.

Óbitos por Covid-19

Em Itabira já ocorreram seis óbitos por Covid-19, sendo que a quinta morte foi de uma mulher de 75 anos, com doenças associadas (comorbidades). A idosa estava internada no Hospital Nossa Senhora das Dores desde o dia 20 de julho.

No domingo (26), ela foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Mas não resistiu à doença e faleceu na terça-feira (28).

Já o sexto óbito foi de um idoso de 80 anos, que estava também internado na UTI do HMCC. No HNSD, até o presente momento, não houve registro de óbito por Covid-19.

Nesta quinta-feira (6), foram confirmados 1.449 casos de pacientes testados positivos para o novo coronavírus em Itabira. Desses, 1.171 já estão recuperados.

Mas 269 pessoas testadas positivas seguem em isolamento domiciliar – três estão hospitalizadas. Entretanto, o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura não informa o estado de saúde desses pacientes.

Outros seis pacientes estão hospitalizados com sintomas da doença em Itabira, mas ainda sem confirmação de se tratar de infecção pelo novo coronavírus.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *