Prefeitura e FCCDA realizam evento-teste Celebre Itabira com até 1 mil pessoas no parque de exposições
No destaque o multi-instrumentista Romero Lubambo (Foto: Chris Drukke)
Em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (18), foi apresentada a programação do Célebre Itabira, evento ufanista organizado pela Prefeitura de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) juntamente com o Circuito Vijazz e Blues Festival ainda como parte da programação do aniversário de Itabira.
A proposta é injetar ânimo na cidade, que anda cabisbaixa cismando com a derrota incomparável que virá, se nada de grandioso for feito para reverter o quadro, com fim do minério já na próxima década.
A programação cultural do Celebre Itabira está agendada para sábado (23) e domingo (24), no horário de 16h às 22h, com presença de público no Parque de Exposições Virgílio Gazire. Será, segundo os organizadores, um evento teste ainda em tempos de pandemia Covid-19.
A sua realização se tornou possível por Itabira estar na onda Verde do Programa Minas Consciente. Somente podem ter acesso ao evento quem já vacinou contra a Covid-19, sendo obrigatória a apresentação da carteira de vacinação.
Para participar presencialmente é obrigatório também fazer uso de máscara, assim como também manter o distanciamento social, o que é muito difícil de ocorrer nesse tipo de programação, mesmo tendo a chancela de Evento Seguro, do governo de Minas Gerais.
A expectativa é ter um público diário de 1 mil pessoas. Os ingressos serão distribuídos por meio da plataforma Sympla, na internet. Além do público presencial, também haverá transmissão online pelas redes do Vijazz Festival e da Prefeitura de Itabira.
O cantor mineiro Wilson Sideral é um dos destaques da programação. Outro é o multi-instrumentista Romero Lubambo. Artistas itabiranos também se apresentam no Celebre Itabira, no palco do parque de exposições.
Programação
No sábado (23), a abertura do Celebre Itabira será com as cantoras Renata Araújo, Raiene Silva e Rubiane Sampaio, que interpretam clássicos do Blues e do Jazz, acompanhadas pelos músicos Jefinho (bateria), Saulo Carvalho (contrabaixo) e Cristian Souza (guitarra).
Na sequência o multi-instrumentista Romero Lubambo sobe ao palco. Nascido no Rio de Janeiro, Lubambo vive nos Estados Unidos e integra o Trio da Paz, um grupo de jazz muito aplaudido pelo mundo. Gravou em 2017 o álbum Dos Navegantes, em parceria com Edu Lobo e Mauro Senise. O álbum foi vencedor Grammy Latino de Melhor Álbum de MPB.
Ainda no sábado, Wilson Sideral encerra a programação da noite com o show Tropical Blues. Na apresentação o músico mineiro faz releituras para músicas consagradas de Caetano Veloso, Djavan, Tim Maia, Gilberto Gil, Dominguinhos, Jorge Ben Jor, Os Mutantes, Herbert Vianna, Paula Toller, Raul Seixas, Lulu Santos, Nelson Motta, Cazuza, Frejat, Rogério Flausino e do próprio Sideral.
Já no domingo (24), músicos itabiranos se revezam no palco: Gilson Panta, Rosa Márcia, Walter Araújo, Nandy Xavier, Áurea Gold, Túlio Torres, Felipe Guiniu, Leandro (Arena Hard Core) e Alison Alex. E os Meninos de Minas encerram a programação do Celebre Itabira.
Evento seguro
Para a realização do Celebre Itabira, o parque de exposições foi escolhido por ser um espaço aberto, amplo e arejado com possibilidade de controle do número de pessoas.
Para ter acesso ao evento será feita aferição de temperatura. Álcool em gel fica disponível na entrada e em diferentes pontos no interior do parque de exposições;
O uso de máscara é obrigatório, assim como a apresentação de comprovante de vacinação com pelo menos uma dose.
Os ingressos ficam disponíveis na plataforma Sympla, na internet, para evitar aglomerações.
Mais protocolos
A estrutura do evento conta com 250 mesas, espaçadas com mais de 1,5 metros entre elas e com quatro cadeiras. O ingresso distribuído será equivalente a uma mesa com quatro lugares. Assim, pretende-se que cada mesa seja ocupada por pessoas que já têm círculo familiar ou convívio próximo.
Na entrada, as pessoas serão conduzidas à mesa demarcada e devem permanecer sentadas durante o evento. A circulação durante a festa só será permitida para acesso aos sanitários e aquisição de bebidas e alimentos e será acompanhado por seguranças e equipe de produção. O consumo de alimentos e bebidas só será permitido nas mesas.
Distribuição de ingressos
A distribuição dos ingressos será feita pela plataforma Sympla. No momento de finalizar a retirada, o titular deve apontar na própria plataforma os nomes das outras três pessoas que estarão na mesma mesa.
Para possibilitar uma maior participação, a distribuição será feita de forma escalonada, com lotes divididos entre os dias 19 (terça-feira) e 21 (quinta-feira).
O link está disponível no site da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. A apresentação dos ingressos na portaria do evento será de maneira digital, também como forma de prevenção para transmissão da Covid-19.
Mais atividades
O Celebre Itabira faz parte de uma extensa agenda elaborada para comemorar os 173 anos de emancipação política de Itabira e seus 316 anos de história. Todas as atividades podem ser consultadas pelo celebrecomitabira.com.br.