Prefeitura de Itabira aborda cortes com Sintsepmi e promete revisão transparente de benefícios
Foto: Divulgação/ Ascom/PMI
Em nota distribuída à imprensa, a Prefeitura de Itabira reafirmou seu compromisso com o respeito e o diálogo com os servidores públicos municipais e o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Municipais de Itabira (Sintsepmi).
Segundo relatou, “respondeu em menos de 24 horas ao ofício enviado pela entidade no dia 24 de julho, às 17h29, e agendou prontamente uma reunião presencial para a manhã de terça-feira (29), conforme solicitado”.
Diz ainda que, apesar da ausência de uma confirmação formal por parte do sindicato, o encontro foi mantido e contou com a presença do presidente do Sintsepmi, Áuro Gonzaga, e demais representantes dos servidores.
Durante a reunião, foi acordado um segundo momento de debates, no qual serão apresentados os dados que refletem o atual cenário financeiro do município.
A nota ressalta que a proposta de suspensão do cartão-alimentação para parte dos servidores é transitória. “Havendo viabilidade orçamentária, a extensão do benefício será reavaliada com total transparência e responsabilidade fiscal”.
Informa ainda que, desde 2021, sob a gestão do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), diversas ações de valorização têm sido implementadas, como a concessão de todos os reajustes salariais, inclusive o previsto para 2025, de 4,77%, totalizando um acumulado de 47%, sem atrasos e sem judicialização.
“Foram corrigidas distorções históricas nos vencimentos e instituído o novo Plano de Cargos e Salários, que trouxe avanços significativos para o funcionalismo municipal”, acrescenta.
Cartão-alimentação
Sobre o benefício do cartão-alimentação, diz que a ampliação ocorreu em 2022, quando havia um cenário econômico mais favorável.
“Diante da atual realidade financeira, a Prefeitura propôs que o benefício seja mantido para quem recebe até R$ 4.517,22 – mesma base adotada antes da ampliação”.
Na reunião, foi explicado ao sindicato e aos servidores que a medida é temporária e necessária para garantir o equilíbrio financeiro.
“A Prefeitura segue à disposição dos servidores e do sindicato, com transparência e responsabilidade”, finaliza a nota da Prefeitura.
Conquistas importantes
– Piso de R$ 1.647,23 e evolução na carreira;
– Progressão automática para ATAs (5% a 15%);
– Aumento de 10,03% para cargos de nível superior;
– Progressão vertical para mestres e doutores (5% a 15% conforme tempo de serviço);
– Recesso escolar para merendeiras;
– Pagamento do piso da enfermagem
– Pagamento integral do piso salarial de professores para cargo de 30 horas e um aumento acumulado que ultrapassa 110% desde 2021.