Por um bairro mais limpo, Clube de Mães do Santa Ruth lança campanha de conscientização com mutirão de limpeza
Fotos: Divulgação
Se depender do Clube de Mães, com participação da equipe de catequese e de abnegados moradores, o bairro Santa Ruth, em Itabira, vai sofrer uma grande transformação, para deixar de ser um dos bairros “mais sujos da cidade”, passando a figurar entre os mais limpos e bem-cuidados pelos próprios moradores.
Para isso, uma campanha de conscientização foi lançada no bairro no Dia Mundial do Meio Ambiente (5). Foi quando teve início de um mutirão e campanha de limpeza, com passeata que percorreu ruas do bairro, convocando a população a fazer parte desse esforço coletivo. Faixas educativas foram estendidas em locais de grande fluxo de pessoas.
A campanha de limpeza não para com a manifestação. Terá prosseguimento até o dia 9 de outubro, aniversário de Itabira, quando o Clube de Mães, com participação dos moradores, sobretudo dos jovens, espera mudar esse cenário, tornando o bairro referência na cidade em limpeza urbana.
Nas igrejas, padres e pastores também foram convocados a participarem dessa campanha de conscientização. “Vamos levar a campanha às escolas, para que os jovens participem e convoquem os pais para que possamos deixar o nosso bairro limpo e bem-cuidado”, conta a dona de casa Geralda Figueiredo Barbosa, presidente do Clube de Mães do bairro Santa Ruth.
“Sem a participação dos moradores, com cada um contribuindo com a limpeza do bairro, não teremos o resultado que esperamos”, convoca a presidente do Clube de Mães, que convidou a Itaurb, empresa responsável pela coleta de resíduos e limpeza urbana na cidade, a participar desse esforço coletivo.
Participação coletiva
Após a limpeza e o recolhimento de entulhos em lotes vagos, lançados pelos próprios moradores, a expectativa é que a população se conscientize que o melhor para todos é não lançar esse material onde não se deve, deixando os materiais inservíveis, assim como os resíduos domiciliares, nos locais adequados e nas datas agendadas para que a Itaurb faça a coleta.
“Se a população não sujar, fazendo o recolhimento e a separação do lixo de forma correta, vamos manter o nosso bairro limpo”, repete exaustivamente a presidente do Clube de Mães nas conversas que ela tem mantido de casa em casa com os moradores, acompanhada de jovens do bairro.
“Vamos conservar o nosso bairro limpo, livre de animais peçonhentos, que é para melhorar a qualidade de vida de todos”, é o que ela tem pregado, esperando sensibilizar a maioria dos moradores. “Vamos seguir aquele ditado, se não sujar, está limpo, com cada um fazendo a sua parte.”
Melhoria da coleta e varrição
Mas a presidente do Clube de Mães espera também que a Itaurb, além de participar do mutirão, o que já está fazendo, melhore também a coleta de resíduos e a varrição no bairro.
É preciso, também, desenvolver campanha de conscientização (aliás, precisa ser estendida a toda cidade) sobre como separar os resíduos secos, que vão para a coleta seletiva, do material orgânico, que segue para o aterro sanitário do Borrachudo.
No mutirão de limpeza, a Itaurb está fazendo a capina do mato que avançava pelas ruas – e também em “áreas verdes”, que estavam abarrotadas de entulhos e objetos lançados pelos próprios moradores, sem que houvesse o recolhimento desse material há muitos anos.
“Com o bairro ficando limpo depois desse nosso esforço coletivo, esperamos que a Itaurb se faça mais presente em nosso bairro”, reivindica a líder comunitária, inclusive com campanhas de esclarecimentos, divulgando as datas das coletas de recicláveis e de material orgânico.
Serviço
De acordo com a assessoria de imprensa da Itaurb, a participação da empresa de limpeza urbana no mutirão convocado pelo Clube de Mães já teve início no bairro Santa Ruth.
“A equipe da coleta de apoio da Itaurb está atuando no bairro desde quarta-feira (7). Na ocasião, inclusive, o diretor-presidente da Itaurb, Amílson Nunes, esteve com lideranças comunitárias dando início aos trabalhos de mutirão.”
A empresa esclarece que “o serviço de limpeza urbana – com coletas orgânica, seletiva, de apoio e varrição – são realizados continuamente, de acordo com o cronograma regular de atividades”
Para isso, é importante que os moradores fiquem atentos às datas programadas para a coleta desses resíduos. “O lixo orgânico é recolhido às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h30”, informa.
“Já as coletas seletiva e de apoio (entulho, limpeza de áreas públicas, material de construção, restos de poda etc.) são executadas às quartas-feiras, depois das 7h30. O serviço de varrição é feito às terças e quartas-feiras, durante o dia.”
Bairro Santa Ruth, onde viveu o seu Pratinha. Saudações ao importantíssimo Clube de Mães.
👏👏👏👏👏
É isso aí: se não sujar tá limpo.
Parabéns ao clube de mães pela iniciativa.
Lecionei na escola do bairro, conheço bem suas necessidades. Faltam calçadas, praças, arborização… o trânsito, enfim, sucesso no empenho por um ambiente melhor.