Por mais emprego e renda para o jovem itabirano, defende Frente Pró-Trabalho
Instituída para auxiliar na contratação de jovens itabiranos, que por motivos óbvios não dispõem de experiências profissionais anteriores, a Frente Pró-Trabalho se reuniu nessa segunda-feira (22) para discutir a implantação de uma plataforma digital com o objetivo de facilitar a contratação e a capacitação de profissionais nesse segmento.
Apresentada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, na reunião foi destacado que a plataforma é ainda um protótipo, devendo criar novas funções posteriormente à sua implantação.
“A ideia é trabalhar no desenvolvimento dos jovens de forma hibrida, com treinamentos presenciais e virtuais”, salientou o secretário.
No momento, o protótipo da plataforma já pode apresentar as vagas disponíveis, além de espaço para cadastrar candidatos ao primeiro emprego e mesmo para uma nova ocupação profissional.
Terá também a oferta de cursos e realizará pesquisas para entender a demanda dos candidatos ao emprego e formas de ajudar os jovens na colocação no mercado de trabalho local.
Conselho municipal
Idealizador da Frente Pró-Trabalho, o presidente da Câmara Municipal de Itabira, o vereador Weverton “Vetão” Leandro Santos Andrade (PSB) defendeu a necessidade de se instituir um conselho municipal pró-emprego e que sobreviva aos mandatos dos prefeitos e vereadores.
Para isso será preciso que o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) envie projeto de lei à Câmara criando o Conselho Municipal do Primeiro Emprego, que deve ser consultivo.
“Esperamos que o conselho tenha continuidade com a participação da sociedade civil organizada”, é o que propõe o vereador.
Uma minuta do projeto de lei para a criação do conselho deve ser discutida entre os membros da Frente Pró-Trabalho e o prefeito nos próximos dias.