Pitacos da rodada esportiva

Luiz Linhares*

A falta que fez um centro avante na seleção brasileira

Foi em 2002 a nossa ultima conquista, em Yokohama, no Japão. Vencemos a Alemanha por dois a zero e conquistamos o nosso Penta Campeonato. Éramos dirigidos pelo Felipão e com certeza tivemos a nosso favor a individualidade, o talento de Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, esses fizeram a diferença e garantiram o nosso sucesso.

Na Copa na Rússia, caímos nas quartas de final. E, como já vem acontecendo nas últimas quatro edições, iniciamos a “caça às bruxas”, ódio e paixão se misturam e cada um a seu modo interpreta e opina com as suas análises e definições.

Erros e acertos se fizeram acontecer, mas sou daqueles que consideram que uma renovação de contrato do Tite e sua equipe seria oportuna, não esquecendo que o seu trabalho foi a sequencia do que foi iniciado por Dunga, após o fracasso em 2014. E, assim sendo, é preciso considerar que foram praticados erros e uma nova ideia de trabalho deve-lhe ser concedida.

Quando se perde, tem sempre a busca dos reais motivos do fracasso. Pela minha simples maneira de ver, observo que aplaudimos, quase na totalidade, a convocação feita pelo treinador. Acontece que, com o andar dos fatos e dos acontecimentos, ficou faltando alguém mais para dividir o peso de maestro que coube ao Neymar. E acho que ele enfrentou uma luta pesada para estar na Copa e, acho, não no melhor de suas condições física e esportiva. Por isso, creio, ele não rendeu a qualidade individual que tem.

Acho também que faltou ousadia ao treinador em barrar talentos que não produziam. Refiro-me, principalmente, a Gabriel Jesus, e às apostas em Cassemiro. Como disse acima, é fato típico da “caça às bruxas”, o que se torna mais fácil após o leite ser derramado fica bem mais fácil, como seria também se tivéssemos um homem de área, nem que fosse um Ricardo Oliveira. O certo é que fez falta um centro avante.

Tite tem seus méritos. Torço que para ele seja dada nova chance. Além do mais, não encontro outro que possa-lhe substituir com ganhos para a nossa seleção.

Vida que segue no mundo da bola

Vida que segue. Dos sempre favoritos, seguem França e Bélgica, que se enfrentam em uma das semifinais.

São duas seleções com boa qualidade técnica, atletas individualmente se valendo. Acredito que deste confronto sairá o título mundial.

Na outra semifinal, Croácia e Inglaterra também devem duelar com paridade. São equipes em crescente ascensão, os croatas com mais experiência e os ingleses aliando juventude e muita aplicação. Pelo que acompanhei, vou torcer pelo artilheiro Harry Kane.

Cruzeiro se prepara para grandes disputas

Já sem a bandeira nacional, entramos na ultima semana de preparação dos times para a sequencia dos campeonatos que seguem adiante. Para o Cruzeiro, a próxima segunda-feira já é decisiva na disputa pela Copa do Brasil, contra o Atlético Paranaense, no Mineirão. No jogo de ida, o time celeste já venceu em Curitiba e pode até empatar em Belo Horizonte. Faz contra o Corinthians o segundo amistoso neste meio de semana em São Paulo. Em BH perdeu o amistoso, mas achou positivo o que o time rendeu. A preocupação maior é com os homens de área, todos entregues ao departamento médico. Fred, Sassá e Raniel trabalham duro pela recuperação.

Reforços mudam a cara do Galo e renovam as esperanças

Torcedor atleticano ansioso para ver a nova cara do time, com os reforços que certamente vão mudar o padrão e a confiança. Em recente entrevista, Ricardo Oliveira confiante disse que o time briga pelo título, o que encheu de esperança o seu torcedor. Será que agora vai? Essa confiança passa pelo meia colombiano Xará, pelo atacante Denílson, pelo volante Zé Welison. Com esses reforços, Tiago Larghi passa a ter peças à altura de reposição na equipe e menos sofrimento do torcedor. Dia 18, o Grêmio vai ser a primeira prova, o primeiro teste para o novo Galo.

Vamos Valério

Bons tempos de estádio cheio: renovam as esperanças no Valério (Foto: Hoje em Dia)

Enfim, o Valério começou a se arrumar para a Terceirona Mineira. A estreia vai ser dia 12 de agosto fora de casa, contra o Ponte Nova. São doze equipes jogando entre si em turno único. Classificam os quatro melhores que se cruzarão em mata-mata, com os vencedores subindo.

Ao que parece as dificuldades são as mesmas. O Valério tem Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos na parte técnica e um monte de problemas, como a persistente falta de apoio, dinheiro e tudo mais. Tomara Deus que um bom samaritano possa abraçar essa boa causa do Valério para que possa subir um degrauzinho este ano e que em breve estaremos de novo na briga pelo melhor. Os itabiranos merecem.

*Luiz Linhares é diretor de Esportes da rádio Itabira-AM

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *