Pitacos da rodada esportiva

Luiz Linhares*

Neymar estreia mal com o novo corte de cabelos

Ontem foi um daqueles domingos em que tudo parou. Era a Copa do Mundo e jogo do Brasil, de estreia, cheia de expectativa, confiança e tudo mais.

Pois bem, a Rússia é o país do futebol. Chegamos hoje ao sexto dia de disputa e surpresas e lamentações já se fazem presente, com a Argentina tropeçando, Alemanha perdendo para o México e o Brasil também tropeçando na Suíça. É copa do Mundo, nada é fácil. Desde pequeno já me diziam que estreias mexem com o sentimental, geram ansiedade e em alguns casos nos fazem perder concentração, motivos que podem ser encarados em relação a esses fracassos iniciais.

Criamos uma baita expectativa com a nossa seleção, com o trabalho do Tite e, porque não, com o futebol que vinha sendo mostrado deste o ano passado. Passamos com facilidade pelas eliminatórias e os resultados vinham convencendo com certeza.

Ontem não podemos perdoar erros da arbitragem que poderiam mudar a história do jogo, em especial a falta no zagueiro brasileiro Miranda, no lance de gol adversário. Quanto ao pênalti cometido em Gabriel Jesus tenho minhas dúvidas.

O que não posso aceitar é atribuir a má estreia brasileira simplesmente ao árbitro. Não posso deixar de condenar o fraco desempenho de um todo, temos sim uma baita dependência do Neymar e esse simplesmente não luziu, lampejos individuais e nada mais, de onde muito esperávamos ou esperamos nada aconteceu.

Cristiano Ronaldo brilha e Messi ainda não mudou o ritmo do tango

Portugal depende do CR7 e ele fez três gols na estreia. O Brasil depende de Neymar e nada aconteceu. Assim, não conseguimos vencer na estreia e vamos pressionados por vitoria contra Servia e Costa Rica. Para isso, temos de ter além de nossa estrela maior brilhando um conjunto funcionando, onde a técnica se una ao coletivo e peças apareçam para o jogo e o façam acontecer, assim evitando algo pior.

Esse lance de dependência é mesmo danoso. A Argentina não sai do lugar sem o Messi, o que ficou provado contra a Islândia, muito marcado, sem criatividade e ainda perdendo um pênalti. Como o Brasil tem também que jogar muito e mudar o ritmo do tango.

Muita gente gostou da derrota alemã para o México, histórica por sinal. A vitória mexicana foi conquistada com muita aplicação tática, achou o gol e se trancou. Fez um segundo tempo de encher os olhos, um ataque e defesa que deixou atônico os alemães, criaram muito sem conseguir chegar ao gol. É uma nova Alemanha e pelo que parece já não tem mais a força para fazer sete em ninguém.

Futebol de encher os olhos numa copa de muito equilíbrio

Espanha e Portugal fizeram para mim o melhor jogo, seis gols, alternância de placar, futebol bem jogado, e estrelas que brilham. Portugal tem Cristiano Ronaldo e basta, acredita sempre e faz a diferença. Já os espanhóis conseguem ter boa técnica, um time bem montado com funções bem definidas e estilo ofensivo, talvez isto se traduza em levar três gols e ceder o empate. Joga para frente e se resguardar pelo menos neste jogo de estreia foi apenas um detalhe.

Por fim considero a Copa da Rússia bem jogada nesta primeira semana. O futebol mundial, assim como o nosso, mostra equilíbrio, nenhuma seleção é muito melhor que a outra. Ações e fatos decidem um jogo, surpresas se fazem por detalhes e individualidade. O Brasil empatou, a Argentina empatou, a Alemanha perdeu, mas todos continuam firmes no páreo pelo menos até a próxima semana.

Enquanto isso, no Brasileirão só a bola está parada

Surpresas no futebol brasileiro: Abel Braga se demitiu do Fluminense, tira uns dias de férias com a família. E, que nem urubu, tem um monte de olho, capítulos virão.

Enderson Moreira e sua comissão se desligam do América Mineiro, rumando para o Bahia. Dor de cabeça para a direção do Coelho, apesar de que medalhões não se incorporam ao estilo americano de ser.

Dizem que Givanildo de Oliveira tem a cara do América, apesar de achar que o seu tempo já passou. Por fora tem Zé Ricardo que deixou o Vasco e o mineiro Marcelo Oliveira. Vamos aguardar.

*Luiz Linhares é diretor de Esportes da rádio Itabira-AM

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *