Personagem Muriel, da cartunista Laerte, é homenageada em estatueta do 6º Troféu HQMIX
Foto: Divulgação
Homenagem se junta à divulgação da categoria Grande Mestre, com dois nomes da produção LGBTQIAPN+, Henrique Magalhães e Anita Costa Prado
A cada ano, o Troféu HQMIX homenageia um personagem brasileiro em sua estatueta, sendo o único prêmio do mundo a fazer algo parecido. E para a 36ª edição, a cartunista Laerte foi convidada a produzir a arte do troféu com sua personagem Muriel, representando a transição de gênero de ambas as mulheres: da criadora e de sua criatura.
A tira de Muriel, publicada na Folha de São Paulo a partir de 2004, é considerada pela autora como uma espécie de “batedora que foi na frente de sua mudança visual, meio que sozinha”, segundo seu depoimento no programa Roda Viva da TV Cultura em 2023:
“A tira da Muriel foi muito reveladora, para mim e para as pessoas que me conheciam. Foi quando entendi que tinha esse modo de me expressar e de como reflito sobre minhas coisas através de minha arte.”
A confecção do troféu, a partir do desenho da Laerte, foi desenvolvida em 3D pelo artista Bruno Neves Braga, sócio-fundador do Instituto Impressão 3D de Pernambuco.
Grandes Mestres dos Quadrinhos no Brasil
Neste ano foram escolhidas duas pessoas importantes e pioneiras na produção de quadrinhos com personagens LGBTQIAPN+ no país: Henrique Magalhães e sua personagem Maria, eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba.
A personagem Maria Espirituosa – ou simplesmente Maria, foi lançada há quase 50 anos, tendo sido uma das personagens precursoras ao abordar as causas libertárias e de minorias, discutindo as questões de gênero na época em que era quase impossível desenvolver esses temas.
A outra homenageada é Anita Costa Prado, roteirista de quadrinhos que participou de diversas produções na área e criou a personagem Katita em 1995, que sempre lutou por direitos e igualdade de gêneros, tendo sido também desenhada por vários artistas.
Abaixo mais informações de cada homenageado.
Laerte Coutinho
Nascida em São Paulo, em 10 de junho de 1951, Laerte Coutinho é reconhecida como uma das maiores cartunistas do Brasil. Sua carreira se iniciou nos anos 70, quando fazia ilustrações de um personagem chamado Leão para a revista Sibila.
Depois participou de vários veículos de mídia como Folha de São Paulo, Veja, O Pasquim, Isto É, além de ter criado os Piratas do Tietê pela editora Circo nos anos 80.
Trabalhou também na redação de programas da TV Globo como Sai de Baixo, TV Pirata e TV Colosso.
Entre os personagens e histórias mais famosas destacam-se Overman, Muriel e Hugo, os Piratas do Tietê, o Condomínio, o Homem-Catraca e Los Três Amigos (essa, em colaboração com Angeli e Glauco).
Anita Costa Prado
Graduada pela Faculdade de Educação Campos Salles, com formação em Contabilidade. Roteirista de quadrinhos e autora de contos e crônicas sobre diversidade sexual, Anita foi vencedora do Prêmio Angelo Agostini pelo álbum Katita – Tiras Sem Preconceito (melhor roteirista e melhor lançamento 2006) e melhor roteirista em 2007. Indicada ao HQMIX como roteirista revelação em 2007.
Em 2021, recebeu o Diploma de Mestre do Quadrinho Nacional concedido pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. Em 2023 foi a artista homenageada da POC CON, Feira LGBTQIA+ de Quadrinhos e Artes Gráficas.
Criadora dos personagens Dodô (jovem negro, assumidamente gay), Mulher Cérebro e Pererecas Power, também é a idealizadora e integrante do fanzine Divertida Diversidade, publicação com autores abordando questões LGBTQIAPN+.
Anita produziu artes em parceria com Ronaldo Mendes e Gisele Henriques, expostas em Bibliotecas de São Paulo (capital), interior do estado e Belo Horizonte, além de outras parcerias com Márcio Sno e Regi Munhoz, que resultaram nos zines Conviver com Idoso é… e Lésbica Retrô e Lés Moderna, respectivamente.
Henrique Magalhães
Quadrinista, editor e produtor, Henrique criou a Revista Maria, ganhando notável reconhecimento no cenário nacional e internacional, além de ter produzido diversos fanzines.
Em 1983, formou-se em Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba. Entre 1985 e 1988, publicou o fanzine Marca de Fantasia, que em 1995 o inspirou a criar a editora Marca de Fantasia.
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, o autor acaba de ser reconhecido pela lei nº 13.343, da deputada estadual Cida Ramos, para que a personagem Maria seja eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba neste ano de 2024.
Bruno Braga
Bruno Neves Braga nasceu em 1989. Pernambucano de Recife, é formado em Administração de Empresas (UniFG / Universidad Eureopea de Madrid), e também é fundador e sócio-diretor do Instituto Impressão 3D.
Criou o Instituto com o objetivo de ser ao mesmo tempo um MakerSpace, um espaço de uso coletivo, que promove não apenas acesso aos sistemas, mas também palestras, minicursos e pesquisas sobre o setor e em nosso país.
O Instituto Impressão 3D tem como principal objetivo apresentar a tecnologia de impressão 3D para estimular o seu uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, prezando pelo fortalecimento da cultura Maker (faça, compartilhe, doe, aprenda, se equipe, brinque, participe, apoie e modifique/).
Evento
A 36ª edição do Troféu HQMIX tem o apoio do governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.
O evento conta ainda com o apoio e parceria do apresentador Serginho Groisman, e do Sesc São Paulo. A cerimônia de entrega dos troféus, será realizada no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, no dia 11 de dezembro, às 19h, em São Paulo.
Sobre o Troféu HQMIX:
Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.
A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.
Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro e padrinho nesta jornada, assim como o apoio do SESC São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.