Pelo fim da crueldade com animais, Itabira promove blitz educativa de conscientização contra os maus-tratos de cães e gatos
Fotos: Carlos Cruz/ Divulgação
Os cuidados e a proteção que todos devem ter com os animais domésticos (cães e gatos, principalmente), têm importantes aliados em Itabira: a Delegacia Regional da Polícia Civil que, nessa segunda-feira (29), em parceria com a Diretoria de Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e com o Centro Universitário da Fundação Comunitária do Ensino Superior de Itabira (UNIFuncesi), promoveram blitz educativa de conscientização contra a crueldade animal, na avenida João Pinheiro, em Itabira.
A ação faz parte da campanha de conscientização Abril Laranja, contra a crueldade animal – e que serve para acentuar que a vida dos animais, cães, gatos e demais, deve ser tratada com respeito, assim como ocorre com a vida humana. Cães e gatos são seres “sencientes”, pois têm consciência de sua existência, sentem dor, carinho e afeto.
Conscientização
A data foi criada em abril de 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA). Serve para lembrar que, assim como a vida humana, a vida dos animais deve ser preservada e protegida, sendo os maus-tratos tipificados como crimes contra a vida. Daí que o agressor de cães e gatos, ou de qualquer outro animal, pode ser penalizado na forma da lei que trata dos maus-tratos a animais.
A ação de conscientização em Itabira foi realizada com abordagem de pedestres e motoristas, com esclarecimentos sobre condutas que são consideradas abusos, maus tratos, a exemplo de ferimentos e mutilações contra os animais. Manter o animal preso em local insalubre e mesmo acorrentado é também uma forma de mau-trato.
As pessoas abordadas foram informadas como denunciar, assim como foi destacado também o papel da Polícia Civil no combate aos crimes de maus-tratos aos animais. Folders foram distribuídos como ferramenta fundamental na conscientização sobre maus-tratos a animais.
Parcerias
Participaram da blitz educativa o delegado regional, juntamente com o perito criminal Fernando de Almeida Costa Feijó, o investigador Marco Antonio Magalhães Lage, ambos médicos veterinários, além dos escrivães de polícia Junio Luiz de Rezende e Victoria da Silva Santos, os servidores administrativos da Regional de Itabira Filipe Augusto Fernandes e Lorena Gabriela Gonçalves Machado.
O Delegado Regional de Itabira, Diogo Luna Moureira, enfatizou a importância da ação de prevenção. Ele ressaltou a importância das parcerias com a rede de proteção e garantia dos direitos dos animais. Para isso, é fundamental também o apoio do 12º Departamento de Polícia Civil e do Departamento Estadual de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente.
A ação teve participação também do secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, da diretora de Proteção Ambiental, Grazyella Monteiro, e de estudantes do UNIFuncesi, que atuaram como voluntários na parceria.
Segundo o delegado Diogo Luna, a ação de proteção aos animais é permanente. E deve contar com a participação efetiva de todos os cidadãos que além dos cuidados necessários, devem também denunciar os casos de maus-tratos.
Para isso, a Polícia Civil disponibiliza o Disque-Denúncia 181. As denúncias de maus-tratos podem ser feitas de forma anônima ou pessoalmente na Delegacia de Polícia, na avenida prefeito Li Guerra, s/n, bairro Praia.
Saiba mais aqui: