Pela dádiva da vacina pelo SUS, doe alimentos a quem tem fome
Seguindo o exemplo do que já vem ocorrendo em várias cidades brasileiras, começa em Itabira nesta, quinta-feira (22), quando se inicia a imunização da segunda dose para idosos na faixa etária de 79 anos, a campanha Vacinação Solidária.
Consiste na doação de alimentos não perecíveis para quem tem fome. Além da ajuda necessária, é também uma forma de agradecer pela imunização que não é dádiva dos governos, mas um direito constitucional para garantir a vida.
A campanha é uma parceria firmada entre a Prefeitura de Itabira com o Conselho do Bem Estar do Menor (Combem) e a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).
A arrecadação de alimentos será feita durante a vacinação contra a Covid-19, por meio dos pontos de drive-thru instalados nos pátios da Funcesi e da Prefeitura. Equipes do Combem farão o recolhimento, armazenamento e organização das doações.
Já a distribuição dos alimentos será feita pela Secretaria Municipal de Assistência social, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
Para isso, será utilizado o cadastro das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que somam mais de 15 mil pessoas em Itabira nessa triste condição de vulnerabilidade social.
A assistência social da Prefeitura, nos últimos 30 dias, já beneficiou 3.986 famílias com o cartão-alimentação no valor de R$ 113. O valor ajuda, mas não é suficiente para atender às demandas nutricionais dessas famílias, daí a importância de se criar mais essa rede de apoio.
As doações são voluntárias, um gesto de solidariedade aos que passam por mais necessidades nesses tempos de pandemia, que agravam o desemprego e as situações de vulnerabilidade social.