Pedro Drummond, João Cândido Portinari, Ailton Krenak e Jamil Chade são presenças marcantes na abertura oficial do 3º Flitbira, nesta quarta-feira
No destaque, Pedro Drummond, neto de CDA
Foto: Daniel Bianchini
Nesta quarta-feira (1), às 18h, o pórtico de entrada do Circuito Cultural do Centro Histórico será o cenário para o corte de fita para a abertura oficial da terceira edição do Festival Literário Internacional de Itabira (3º Flitabira).
Na sequência, às 18h15, no palco CDA, autoridades, patrocinadores e parceiros farão os seus pronunciamentos, dando as boas-vindas a todos. O 3º Flitabira deve receber mais de cem autores nacionais, internacionais, regionais e infantojuvenis.
Entre os convidados está o Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, representando a instituição que, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, possibilita a realização do Flitabira, que tem no Instituto Cultural Vale o seu principal patrocinador cultural.
Na abertura será feita homenagem póstuma ao ex-diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda, diretor do Sesc SP, falecido recentemente, e que há 25 anos impulsionou o projeto Sempre Um Papo, do qual nasceram o Fliaraxá, Fliparacatu e Flitabira.
Danilo faria a abertura do Flitabira de forma virtual. Na homenagem, será exibido um vídeo especial em celebração à sua vida e agradecimento à sua contribuição ao Flitabira desde sua primeira edição. O vídeo será transmitido às 18h30, também no Palco CDA.
Na sequência, Pedro Drummond e João Candido Portinari lerão cartas trocadas entre CDA e Portinari, revelando a profunda conexão com o evento. Com auxílio de pesquisadores de Engenharia Eletrônica, da Unifei, liderados pelo professor Juliano Monte-Mor, às 19h, serão apresentados os áudios com as vozes de Drummond e Portinari com as respectivas vozes sintetizadas e recuperadas pelos estudantes universitários.
Ainda no primeiro dia do festival haverá a aguarda palestra de Aílton Krenak, primeiro escritor indígena a integrar a Academia Brasileira de Letras, às 19h30. A mesa contará com mediação de Sérgio Abranches que, ao lado de Afonso Borges, é curador do Flitabira.
E na abertura do I Festival Literário de Viola Caipira, que tem curadoria do músico Marco Lobo, às 20h30, no coreto Maria Julieta, a atração fica por conta do violeiro Fabrício Conde, com uma aula espetáculo sobre esse instrumento que chegou ao país pelas mãos de colonizadores portugueses.
Já para encerrar o primeiro dia do festival, às 21h, no palco CDA, haverá uma mesa extraordinária com o jornalista Jamil Chade, que chega ao Flitabira diretamente da ONU, em Genebra, quando abordará o conflito Israel x Palestina.
Para mais informações, visite o site do 3.º Flitabira: www.flitabira.com.br
Serviço
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Itabira, deve reverenciar o Pedro Drummond, filho da bela Maria Julieta… Ele prestigia a Cidade com a memória do poeta.
Jamil Chade, para quê? Bobagem…