Passar um tempo na natureza promove o desenvolvimento da primeira infância

Serra dos Alves, povoado do distrito de Senhora do Carmo, Itabira, MG (Foto: Carlos Cruz)

Quer garantir que seu filho atinja os marcos de desenvolvimento esperados? Uma nova pesquisa da UBC sugere que viver em áreas com alta exposição ao verde pode ajudar a prepará-los para o sucesso.

University of British Columbia*

EcoDebate – Para o estudo, os pesquisadores da faculdade de silvicultura da UBC e da faculdade de medicina analisaram as pontuações de desenvolvimento de 27.372 crianças em Metro Vancouver que frequentaram o jardim de infância entre 2005 e 2011.

Eles estimaram a quantidade de espaço verde ao redor da residência de cada criança desde o nascimento até os cinco anos de idade. Eles também avaliaram os níveis de poluição do ar relacionados ao tráfego e o ruído da comunidade.

Os resultados destacam a importância fundamental dos espaços verdes naturais, como árvores nas ruas, parques e jardins comunitários, afirmam os autores.

“A maioria das crianças estava se desenvolvendo bem em termos de habilidades de linguagem, capacidade cognitiva, socialização e outros resultados”, diz a autora do estudo, Ingrid Jarvis, candidata a doutorado no departamento de ciências florestais e de conservação da UBC.

“Mas o que é interessante é que aquelas crianças que vivem em um local residencial com mais vegetação e ambientes naturais mais ricos apresentaram melhor desenvolvimento geral do que seus pares com menos espaço verde.”

De acordo com os pesquisadores, a razão para isso é em parte a capacidade dos espaços verdes de reduzir os efeitos nocivos da poluição do ar e do ruído – desafios ambientais que comprovadamente afetam a saúde e o desenvolvimento das crianças por meio do aumento do estresse, distúrbios do sono e danos ao sistema nervoso central.

“Poucos estudos investigaram esse caminho que liga o espaço verde e os resultados de desenvolvimento entre as crianças, e acreditamos que este seja o primeiro estudo canadense a fazê-lo”, acrescenta Jarvis.

Os pesquisadores avaliaram o desenvolvimento da primeira infância usando o Instrumento de Desenvolvimento Inicial (EDI), uma pesquisa realizada por professores de jardim de infância para cada criança. A ferramenta mede a capacidade de uma criança de atender às expectativas de desenvolvimento adequadas à idade.

“Mais pesquisas são necessárias, mas nossos resultados sugerem que os esforços de planejamento urbano para aumentar o espaço verde em bairros residenciais e ao redor das escolas são benéficos para o desenvolvimento na primeira infância, com benefícios potenciais para a saúde ao longo da vida”, disse a autora sênior do estudo e associada de pesquisa da UBC, Matilda van den Bosch.

“O tempo na natureza pode beneficiar a todos, mas se queremos que nossos filhos tenham uma boa vantagem, é importante fornecer um ambiente enriquecedor por meio do contato com a natureza. O acesso ao espaço verde desde muito jovem pode ajudar a garantir um bom desenvolvimento social, emocional e mental entre as crianças.”

Referência:

Assessing the association between lifetime exposure to greenspace and early childhood development and the mediation effects of air pollution and noise in Canada: a population-based birth cohort study
Ingrid Jarvis, BSc; Zoë Davis, MSc; Hind Sbihi, PhD; Prof Michael Brauer, ScD; Agatha Czekajlo, MSc; Hugh W Davies, PhD; et al.
THE LANCET, Volume 5, ISSUE 10, e709-e717, October 01, 2021
https://doi.org/10.1016/S2542-5196(21)00235-7

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

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