Os bens e o sangue
[A Revista Eletrônica Vila de Utopia oferece ao colunista das memórias da Cidadezinha, Mauro Moura de Andrade, Os Bens e o sangue, com um amoroso feliz aniversário. mcs]
Carlos Drummond de Andrade
Embora persuadido de que não cabe explicação para um poema, além da que ele mesmo traz consigo, o autor julga conveniente informar quanto à gênese desta composição.
Resultou ela da leitura de um maço de documentos de compra e venda de datas de ouro no nordeste de Minas Gerais, operações essas realizadas, em meados do século XIX. Simultaneamente, certo número de proprietários, integrantes da mesma família, resolveu dispor de tais bens, havidos por meio de herança ou de casamento.
Até então, permaneciam sob domínio do mesmo grupo familial os terrenos auríferos descobertos em 1781, na serra de Itabira, pelo capitão João Francisco de Andrade, que os transmitira a um seu sobrinho e sócio, o major Lage. Diz Eschwege que as lavras de João Francisco, em 1814, produziam mais de 3 mil oitavas de ouro. A exploração declinou com o tempo, e por volta de 1850 vemos os donos se desfazerem de jazidas e benfeitorias.
Não se procure em dicionários o significado de lajos e andridos, palavras inexistentes no contexto, e que são meras variações de nomes de famílias da região.
O nome Belisa, dado a animais, consta de inventário da época.”
(No texto existem várias vezes a letra “q” isolada de outras grafias são usuais. Estavam assim no original impresso).
I
“Às duas horas da tarde deste nove de agosto de 1847 nesta fazenda do Tanque e em dez outras casas de rei, q não de valete, em Itabira Ferros Guanhães Cocais Joanésia Capão diante do estrume em se movem nossos escravos, e da variação perfumada dos cafezais q trança na palma dos coqueiros fiéis servidores de nossa paisagem e de nossos fins primeiros, deliberamos vender, como de fato vendemos, cedendo posse jus e domínio e abrangendo desde os engenhos de secar areia até o ouro mais fino, nossas lavras mto nossas heranças de nossos pais e sogros bem amados q dormem na paz de Deus entre santas e santos martirizados. Por isso neste papel azul Bath escrevemos com a nossa melhor letra estes nomes q em qualquer tempo desafiarão tramoia trapaça e treta:
ESMERIL PISSARÃO
CANDONGA CONCEIÇÃO
E tudo damos por vendido ao compadre e nosso amigo [o sr Raimundo Procópio e a d. Maria Narcisa sua mulher, e o q não for vendido, por alborque de nossa mão passará, e trocaremos lavras por matas, lavras por títulos, lavras por mulas, lavras por mulatas e arriatas, que trocar é nosso fraco e lucrar é nosso forte. Mas fique esclarecido: somos levados menos por gosto do sempre negócio q no sentido de nossa remota descendência ainda mal debuxada no longe dos serros. De nossa mente lavamos o ouro como de nossa alma um dia os erros se lavarão na pia da penitência. E filhos netos bisnetos tataranetos despojados dos bens mais sólidos e rutilantes portanto os mais completos irão tomando a pouco e pouco desapego de toda fortuna e concentrando seu fervor numa riqueza só, abstrata e uma.
LAVRA DA PACIÊNCIA
LAVRINHA DE CUBAS
ITABIRUÇU
II
Mais que todos deserdamos
deste nosso oblíquo modo
um menino inda não nado
(e melhor não fora nado)
que de nada lhe daremos
sua parte de nonada
e que nada, porém nada
o há de ter desenganado.
E nossa rica fazenda
já presto se desfazendo
vai-se em sal cristalizando
na porta de sua casa
ou até na ponta da asa
de seu nariz fino e frágil,
de sua alma fina e frágil,
de sua certeza frágil
frágil frágil frágil frágil
mas que por frágil é ágil,
e na sua mala-sorte
se rirá êle da morte.
III
Este figura em nosso
pensamento secreto.
Num magoado alvoroço
o queremos marcado
a nos negar; depois
de sua negação
nos buscará. Em tudo
será pelo contrário
seu fado extra-ordinário.
Vergonha da família
que de nobre se humilha
na sua malincônica
tristura meio cômica,
dulciamara nux-vomica.
IV
Este hemos por bem
reduzir à simples
condição ninguém.
Não lavrará campo.
Tirará sustento
de algum mel nojento.
Há de ser violento
sem ter movimento.
Sofrerá tormenta
no melhor momento.
Não se sujeitando
a um poder celeste
ei-lo senão quando
de nudez se veste,
roga à escuridão
abrir-se em clarão.
Este será tonto
e amará no vinho
um novo equilíbrio
e seu passo tíbio
sairá na cola
de nenhum caminho.
V
— Não judie com o menino
compadre.
— Não torça tanto o pepino,
major.
— Assim vai crescer mofino,
sinhô!
— Pedimos pelo menino porque pedir é nosso destino.
Pedimos pelo menino porque vamos acalentá-lo.
Pedimos pelo menino porque já se ouve planger o sino
do tombo que êle levar quando monte a cavalo.
— Vai cair do cavalo
de cabeça no valo.
Vai ter catapora
amarelão e gálico
vai errar o caminho
vai quebrar o pescoço
vai deitar-se no espinho
fazer tanta besteira
e dar tanto desgosto
que nem a vida inteira
dava para contar.
E vai muito chorar.
(A praga que te rogo
para teu bem será.)
VI
Os urubus no telhado:
E virá a companhia inglesa e por sua vez comprará tudo
e por sua vez perderá tudo e tudo volverá a nada
e secado o ouro escorrerá ferro, e secos morros de ferro
taparão o vale sinistro onde não mais haverá privilégios,
e se irão os últimos escravos, e virão os primeiros camaradas;
e a besta Belisa renderá os arrogantes corcéis da monarquia,
e a vaca Belisa dará leite no curral vazio para o menino doentio,
e o menino crescerá sombrio, e os antepassados no cemitério
se rirão se rirão porque os mortos não choram.
VII
Ó monstros lajos e andridos que me perseguis com vossas barganhas
sobre meu berço imaturo e de minhas minas me expulsais.
Os parentes que eu amo expiraram solteiros.
Os parentes que eu tenho não circulam em mim.
Meu sangue é dos que não negociaram, minha alma é dos pretos,
minha carne dos palhaços, minha fome das nuvens,
e não tenho outro amor a não ser o dos doidos.
Onde estás, capitão, onde estás, João Francisco,
do alto de tua serra eu te sinto sozinho
e sem filhos e netos interrompes a linha
que veio dar a mim neste chão esgotado.
Salva-me, capitão, de um passado voraz.
Livra-me, capitão, da conjura dos mortos.
Inclui-me entre os que não são, sendo filhos de ti.
E no fundo da mina, ó capitão, me esconde.
VIII
— Ó meu, ó nosso filho de cem anos depois,
que não sabes viver nem conheces os bois
pelos seus nomes tradicionais… nem suas cores
marcadas em padrões eternos desde o Egito.
Ó filho pobre, e descorçoado, e finito,
ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais
com a faca, o formão, o couro… Ó tal como quiséramos
para tristeza nossa e consumação das eras,
para o fim de tudo que foi grande!
Ó desejado,
ó poeta de uma poesia que se furta e se expande
à maneira de um lado de pez e resíduos letais…
És nosso fim natural e somos teu adubo,
tua explicação e tua mais singela virtude. . .
Pois carecia que um de nós nos recusasse
para melhor servir-nos. Face a face
te contemplamos, e é teu esse primeiro
e úmido beijo em nossa boca de barro e de sarro”.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
[Revista Anhembi, SP-RJ, edição n. 2, de fevereiro de 1951. BN-Rio/pesqmcs1375]
E assim se fez a realidade. *(conforme Drummond e um mundo de gente itabirana que abandonou a cidade – ou tentou ir – antes de se prender à lama do rejeito).
A tese de doutorado de um professor da FACE/UFMG (faculdade de economia), que foi professor da Funcesi, fala justamente sobre isso: as consequências da mineração no itabirano. Por isso são contidos, orgulhosos e tristes, indiferentes e solidários, suicidas e alegres, distantes mesmo tão perto.
—O Cometa Itabirano fez entrevista com ele sobre a tese. E a tese é um grande tapa de realidade na cara de Itabira
Ou seja, muita gente previu. Alguns até tentaram alternativas.
Não deu certo.
Os homens e mulheres e as crianças e tudo o mais se agarraram à Companhia e quando quiseram largar o tempo tinha passado sem retorno. Só um futuro ainda inexplicável, ainda não visualizado nem à lupa.
ah, e tudo isso aí em cima que Cristina Silveira nos oferece é muito demais. Pra ler, refletir e guardar para refletir e indignar-se novamente,
E ainda assim, respondo para mim mesmo:
I.T.A.B.I.R.A. é fascinante
Itabira é uma cidade difícil. Gosto das madrugadas que eu vivi. Quando chega o inverno sou pura sauadade da rua Tiradentes cemitério do Cruzeiro e não encontrar o silêncio, encontro texturas.
Você precisa ler o fróidi de Itabira, o Cornélio Penna.
E o tempo foi-se como o vento, que passou e deixou meras lembranças algures…
Parte das datas foram vendidas, bem mal vendidas.
Ou em escambo de nada em pouco mais que alguma coisa.
Entretanto, o miolo mais precioso da coisa transformou-se de Sociedade Nova em Sociedade Anómima, uma dita maldita em anglicismo Itabira Iron Ore.
É assim, passou-se um século e os de cá já nem sabiam o que tinham.
E os de lá, dalém mar, aceitaram um nada em troca de favor régio a um ditador a poderem combater o exército nazista.
Como dizia meu pai, a história passa por cá, pois não fosse o minério da antiga Minas do Campestre, hoje comumente conhecido como Cauê, os nazista iriam continuar a assolar o mundo por muito mais tempo.
O valoroso Anibal ia gostar do que está programado pra sair aqui na Vila sobre o nazismo da CVRD e que piorou com a VALE ASSASSINA – o sucesso de Mariana e Brumadinho.