Orquestra de Câmara da FCCDA se apresenta neste sábado, no Rosarinho, com participação da soprano Emanuelle Cardoso

Neste sábado (28), às 20h, na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, uma boa opção na fraca agenda cultural de Itabira será ir ao concerto da Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), sob a regência o maestro Cláudio Lage.

No concerto, a orquestra se apresenta com o coral da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e terá participação especial da cantora soprano Emanuelle Lima Cardoso.

O concerto encerra a programação da 8ª Semana da Música, que teve início no dia 23, com o objetivo de divulgar os trabalhos musicais da ELMI, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), promovendo atividades didáticas e apresentações culturais.

Nesta quarta-feira (25), às 19h30, na Casa do Brás (rua Guarda-Mor Custódio, 156 – Centro), haverá recital didático sobre linguagem de improvisação para violoncelo e piano, com os professores Carlos Henrique e Henrique Toledo.

A apresentação é voltada para os alunos, mas é aberta ao público interessado. Ainda nesta quarta-feira, às 15h, o professor Henrique Toledo ministra a oficina Apreciação Musical: Formações Instrumentais.

Antes, pela manhã, às 9h30, e à tarde, às 15h30, o professor Carlos Henrique ministra a oficina de Teclados, franqueada à participação de alunos com idade acima de 12 anos.

Coral da FCCDA

Apresentação do coral da FCCDA, ainda sob a regência do maestro Filipe Magalhães. No destaque, a Orquestra de Câmera da Escola Livre de Música com o Trio Amaranto, no Festival de Inverno (Fotos: Gustavo Linhares e Divulgação)

Os participantes do coral da FCCDA, entre os dias 26 a 28, irão participar do curso Canto Coral, com o maestro Filipe Vasconcelos.

Os coralistas desse histórico coral itabirano andavam apreensivos, temendo até pela sua descontinuidade. É que desde a saída do maestro Marco Antônio Moreira da Silva, em 11 de julho, às vésperas de uma apresentação no Festival de Inverno, que teve de ser cancelada, não houve mais ensaios, ficando todos sem informações sobre o que de fato estava ocorrendo.

Após esse período, a FCCDA finalmente anuncia que está concluindo os trâmites burocráticos para contratar um novo regente para o coro. Fundado em 1988, o coral conta com 31 integrantes. Nas três décadas de existência, passou por diferentes formações e experiências artísticas, apresentando-se com repertório variado, entre o clássico e o popular.

Oficinas diversas 

A programação cultural 8ª Semana da Música incluiu a realização do Laboratório de Prática Orquestral, com o professor Rafael Ribeiro, que foi voltado para instrumentistas das chamadas cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).

Com a professora Denielle Perotti foi ministrada a oficina Musicalização Infantil: o Sensorial e o Musical na Infância, com participação de crianças com idade entre 9 e 11 anos. A musicista também ministrou a oficina Canto e Performances para Iniciantes para o público com idade acima de 11 anos.

Novidade na cena musical brasileira, também foi ministrada a oficina Ukulele para Iniciantes, que atraiu público interessado nesse instrumento de quatro “cordas beliscadas” havaiano, inspirado em instrumentos portugueses. A oficina foi ministrada pela professora Daniela Castro.

Agenda

Também nesta quarta-feira, às 19h, na galeria da FCCDA, a coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, Solange Alvarenga Duarte, participa de um bate-papo sobre a sua experiência à frente da instituição. Da roda-de-conversa participa também a museóloga Paula Alves, que irá discorrer sobre detalhamentos técnicos na organização de museus.

E na quinta-feira (26), às 8h30, na parte externa do Memorial, ocorrerá uma ação educativa para divulgar o seu acervo, assim como instruções para se cuidar bem de livros.

Já os Drummonzinhos partem para Belo Horizonte no sábado (28), quando se apresentam, às 15h30, no Teatro Francisco Nunes, no parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Na capital mineira, eles irão participar do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH). E assim se encerra a magra programação cultural do mês da FCCDA.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *