No aniversário de Itabira, Viravoltear encena Cornélio Penna, que ganha jardim a pedido de CDA, com homenagens também a Daniel de Grisolia
O escritor Cornélio Penna, em sua residência no Rio, RJ
Foto: BN-Rio/ Pesquisa: MCS
Nesta segunda-feira, 9 de outubro, Itabira está em festa, como não poderia ser diferente nas celebrações de sua emancipação política de Caeté, há 175 anos, com homenagens a itabiranos ilustres, o escritor Cornélio Penna (esse de coração e por opção), e ao ex-prefeito Daniel de Grisolia, de nascimento, coração e alma.
A pedido do poeta Carlos Drummond de Andrade, na crônica Imagem da terra, Itabira e romance, de 1959, transcrita nesta Vila de Utopia por iniciativa da jornalista e arquivista Cristina Silveira, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), inaugura às 17h30, o jardim e o busto de Cornélio Penna.
A homenagem acontece na praça ao fundo do Museu de Itabira, na histórica rua Major Paulo, na Penha, centro histórico da Cidadezinha Qualquer, ainda com algumas “casas entre bananeiras”, onde a vida passa devagar, se passasse depressa, “uma usina imensa reuniria 10 mil operários congregados em cinquenta sindicatos, e alguma coisa como Detroit, Chicago, substituiria o ingênuo traçado das ruas do Corte, do Bongue, dos Monjolos. Mas para que tanta pressa?”
Centenário
Antes das homenagens a Cornélio Penna, revivido em Itabira inclusive pelas mãos habilidosas e criatividade de estudantes das escolas municipais, o prefeito inaugura, às 14h30, busto em homenagem ao ex-prfeito Daniel Jardim de Grisolia, abrindo-se as homenagens pelo centenário do seu nascimento.
O busto vai ser instalado na antiga avenida Central, hoje com o seu nome. Ambos os bustos, de Cornélio e o de Daniel, são de autoria do artista itabirano Genin Guerra.
As homenagens prosseguem com exposição no Museu de Itabira, um convite aos itabiranos e visitantes para conhecerem um pouco mais da história da cidade que já foi “toda de ferro”.
Hoje é mais de 80% da mineradora Vale, dona também de muitas almas itabiranas. “Penso às vezes, cruamente, que o itabirano vendeu a alma para a Companhia Vale do Rio Doce (…)”, observou o mais perspicaz cronista itabirano e poeta-maior.
Itabirismo
O neologismo “itabirismo” nasceu da pena de Cornélio Penna que, em Dois Romances de Nico Horta, registrou a dedicatória: “Dedico este livro à minha melhor amiga, Itabira do Mato Dentro”.
“Não sei se Itabira prestou ou prestará qualquer homenagem ao romancista falecido há pouco, mas se alguém já mereceu de uma cidade um busto no jardim ou pelo menos dar nome a uma rua, esse é Cornélio Penna”, sugeriu Carlos Drummond de Andrade ao prefeito da época, em 1958, na crônica Imagens da Terra, Itabira e Romance.
Cornélio Penna, “Nasceu em Petrópolis por um desacerto entre temperamento e registro civil. Na verdade, nasceu, viveu e morreu interiormente em Itabira”, escreveu CDA ao sugerir a justa homenagem.
Na ocasião do pedido, parte da homenagem foi realizada com a inauguração da Escola Estadual Cornélio Penna, possivelmente quando a cidade era administrada pelo ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia, coincidentemente homenageado nesta efeméride, na Semana da Comunidade, juntamente com o escritor.
Outra coincidência é que ambos eram célebres desenhistas. A outra parte do pedido do poeta será atendida agora, pelo prefeito Marco Antônio Lage, com a inauguraçao do jardim e do busto de Cornélio Penna.
Ainda como parte da homenagem, o coletivo Viravoltear apresenta, na inauguração do jardim e do busto, a esquete cênica “Itabirismo”, “nascida do desejo de mostrar um pouco mais da relação entre Cornélio Penna e Carlos Drummond de Andrade”, explica um dos diretores do coletivo, Walli Gomes.
O resultado pode ser conferido na homenagem que Itabira fará a esse escritor que tanto amou e reverenciou Itabira.
Mais celebrações
A Semana da Comunidade teve início no sábado (7), abrindo-se as celebrações pelos 175 anos de emancipação política de Itabira com a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com o batuque e homenagens das Guardas de Marujos, com participação de dez grupos marujeiros da cidade.
Com concentração no Largo do Batistinha, o cortejo seguiu pela rua Tiradentes até a Catedral de Nossa Senhora do Rosário, essa antiga matriz que já foi só das mulheres e dos homens brancos nos primórdios da colonização escravocrata e genocida de Itabira do Matto Dentro.
(Alô, Solange Alvarenga, cadê a história dos índios massacrados no Pico do Amor. É preciso contar também essa história inglória do processo “civilizatório” itabirano).
Nesse domingo (8), Itabira celebrou também os 160 anos de fundação da Banda Euterpe Itabirana, tendo como convidadas especiais para a festa de aniversário bandas de cidades vizinhas.
O prefeito prometeu apoio às bandas de Itabira, a outra é a Santa Cecília, para que retornem com as suas escolas de música com mais vigor, “para que novas gerações tenham contato com essa arte tão magnífica”.
“A gente não quer só comida, quer comida, diversão e arte”
Por mais que alguns retóricos fundamentalistas, entre padres e pastores, considerem as festas pagãs coisas do Mefisto (sim, ainda existem essa mentalidade medieval em Itabira em pleno século 21!), as celebrações pela emancipação política (ainda falta a econômica) de Itabira tem de continuar com muita diversão e arte.
É o que se propõe a primeira edição da Mostra de Arte Pública (Mapa), um festival de artes visuais urbanas que acontece em Itabira, a partir desta terça-feira (10), se estendendo até 15 de outubro.
Trata-se de um circuito de arte urbana com participação de artistas itabiranos, com destaque para Raquel Bolinho, criadora do personagem que ganhou as ruas de Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, além de celebridades como Eduardo Kobra, Zéh Palito, Mag Magela e o italiano Millo.
Para esta terça-feira está programada a inauguração de uma escultura de 3,5 metros de altura com Raquel Bolinho, na Praça da EEMZA. Já à noite, as 18h30, será aberta para visitação a instalação Canto Mineral, do artista plástico Carlos Bracher, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Confira a programação completa em www.mapafestival.com.br