Natália Faria, secretária de Esportes em Itabira, encontra servidores desmotivados e área no maior abandono
A secretária Natália Lacerda Faria, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), que está sendo reativada pelo novo organograma da Prefeitura de Itabira, disse ter encontrado a pasta no mais completo abandono.
Segundo ela, a desorganização foi um ponto que chamou atenção assim que tomou posse e começou a trabalhar. “Falta controle de processos e de materiais. Não se sabe o que tem, como é usado e qual é a durabilidade.”
A desorganizacão do pessoal da área teria ocorrido após a desativação da SMELJ, há três anos. pelo governo passado, sob a alegação de contenção de custos. “Os servidores ficaram ociosos, desmotivados, sem apoio político.”
A tarefa imediata que a secretaria tem pela frente é justamente a reorganização da pasta de acordo com as diretrizes do novo governo. Para a secretária, inclui a valorização dos servidores e a avaliação dos projetos já existentes para que possam ser implementados na cidade e também na zona rural.
Natália Faria disse ter encontrado profissionais competentes, com boas ideias que podem ser alavancadas em benefício dos esportes em todos os seus segmentos.
A proposta é descentralizar as atividades esportivas, para que cheguem aos bairros, distritos e povoados. Para isso serão retomadas e reformadas áreas esportivas ociosas, muitas em estado de abandono. É o caso, por exemplo, da pista de skate do bairro Juca Batista, que já foi bastante frequentada e hoje se encontra abandonada.
Ou seja, a proposta é levar os esportes, assim como a educação, saúde e cultura, com bons projetos, aonde o povo está.
Prefeito visita Secretaria de Esportes em primeira reunião de trabalho

A reativada secretaria já conta, pelo que tem dito, com o empenho do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). Ele visitou o ginásio esportivo Maestro Silvério Faustino, onde está instalada a SMELJ, nesta sexta-feira (8).
A visita foi a primeira reunião de trabalho com a equipe – e também uma demonstração de prestígio e apreço pela pasta. Serviu ainda para o prefeito conhecer as precárias condições em que a área de esportes vinha funcionando.
Marco Antônio ressaltou a importância da integração entre as diversas secretarias, a exemplo da Educação, para levar mais esportes às escolas, com a utilização de equipamentos já existentes nos bairros e comunidades rurais: quadras esportivas, campos de futebol.
Outra proposta do prefeito é incentivar o futebol amador, que já foi de forte tradição no município, com campeonato anual bastante competitivo. “Vamos estimular todos os esportes, como ação cidadã fundamental”, disse ele aos servidores da pasta.
O prefeito considera a secretaria estratégica. A sua proposta é para que seja focada nas pessoas e na melhoria da qualidade de vida. “Vamos resgatar os esportes com planejamento, disciplina e projetos”, reafirmou Marco Antônio Lage, que promete buscar recursos estadual e federal e assim complementar o orçamento municipal para a área esportiva.