Nação Zumbi, oficinas, teatro e intervenções urbanas movimentam o segundo dia do 51º Festival de Inverno de Itabira
Foto: Fabio Braga/ Divulgação
Neste sábado (5), a cidade de Itabira já está sendo marcada por uma maratona cultural, com atrações gratuitas que integram a programação do 51º Festival de Inverno.
Com atividades distribuídas ao longo do dia e o encerramento sob o som potente da banda pernambucana Nação Zumbi, o festival promete reunir público diverso em espaços tradicionais e nas ruas da cidade.
A agenda cultural teve início às 8h, com a oficina Teatro e o brincar: é só começar!, ministrada pela atriz Nanda Bissiati na Casa 77 (Rua Alexandre Drummond, nº 62, Centro).

Voltada para crianças de 5 a 10 anos, a atividade contou com três turmas ao longo do dia, às 8h, 13h e 16h – e propõe o uso de jogos teatrais como ferramenta de expressão criativa.
Já às 14h, o Colégio Nossa Senhora das Dores recebeu a oficina Teatro de Sombras, voltada para participantes a partir de 16 anos.
Conduzida por Silvana Marcondes e Urga Maira, a proposta une artes visuais e cênicas na criação de silhuetas e cenas inspiradas na obra de Carlos Drummond de Andrade.
Às 10h, o Núcleo de Criação LuarAzul apresentou a intervenção Comadres Mineiras, no Centro Comercial do Caminho Novo. A performance leva o teatro para o cotidiano, dialogando com o público em espaços abertos por meio de uma abordagem bem-humorada e crítica.
Já às 16h, o teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade será palco da peça O Pequeno Príncipe de Papel, do Grupo Girino.
Inspirado no clássico de Antoine de Saint-Exupéry, o espetáculo combina manipulação de bonecos, recortes e ilustrações para criar uma narrativa poética voltada para todas as idades.
Agenda musical

A programação musical começa às 19h30, na Concha Acústica Norberto Martins, com o show Venal Elétrico, do cantor itabirano Igor Venal. Às 21h, é a vez de Tizé subir ao palco com o espetáculo Natural, que mescla reggae, rock e música brasileira contemporânea.
O destaque da noite acontece às 22h30, com a apresentação da banda Nação Zumbi. Referência no movimento manguebeat, o grupo traz a força do Maracatu de Uma Tonelada, uma das marcas de sua sonoridade. E promete um show carregado de ritmos tradicionais nordestinos, reggae, rock e crítica social.
Serviço
Todas as atividades do fstival são gratuitas, com acesso por ordem de chegada e sem retirada prévia de ingressos. Recomenda-se chegar cedo.
A programação completa está disponível no site www.fccda.com.br e nas redes sociais da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e da Prefeitura de Itabira.